sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Correio do Leitor - "O Mar anda a avisar" (Florindo Pinto)



Não é de agora que o mar, em tempo que é tempo para mais longe se espraiar, vai fazendo visitas aos seus vizinhos, a pessoas que, para melhor disfrutar daquela companhia, se instalaram na sua zona de intervenção.

Uns, foram construindo, usando materiais de qualidade duvidosa, e foram ocupando espaço que é público. Terão arriscado o pouco que é o “seu” para melhor se instalarem e agora, esquecidos dos riscos que eram por demais evidentes, vêm reclamar obras de protecção.

Outros, usaram a legalidade, pagaram as taxas devidas e que lhes eram impostas. Bem intencionados, mas muito mal informados, surgiram os compradores. Investiram, adquiriram aquilo que devia ter garantias de segurança e de estabilidade. 

Mas, todos os anos, a cena repete-se, o mar avança e os lamentos acontecem. 
As televisões recolhem imagens, os jornais noticiam, e os prejuízos, avultados, ou não, surgem para que alguém os venha a suportar.

Os autarcas da “praça”, alguns deles responsáveis pela implantação das casas, visitam os locais afectados e por que são conhecidos na zona, prometem, e são intervenientes em situações de muito alertar as entidades oficiais e de muito mais pedir. Não dizem que foram, e são, as suas autarquias as beneficiadas com os impostos dali provenientes.

De Lisboa chegam os governantes. Olham o mar e, por certo, percebem tanto “daquilo” como do alfabeto chinês. Mas, “atiram” umas frases lindas, prometem “mandar” dinheiro para que mais pedras sejam colocadas no areal e a protecção se faça.

Não percebem, nem entendem, que o problema não tem solução fácil e à vista. O mar não se contraria. A sua força não se compadece com a obstrução do seu caminho natural. E, por que assim é, já ouvimos técnicos defender a retirada dos obstáculos e deixar o mar em total e perfeita liberdade. Em Cortegaça, já temos habitações que se encontram abaixo do nível das águas.

E, agora, surgem as dúvidas. Que fazer? Claro que as decisões cabem a quem cabe decidir.
Uns, os tais, que ocuparam espaço, que é de todos nós, que podem pedir? Mas exigem Os outros, os que respeitaram as regras impostas e pagaram à Câmara as taxas e demais impostos que lhes foram imputados, têm o direito de ser ressarcidos daquilo que se “sabia” poder ser “destruído” e, então, já a correr os riscos que agora tomaram forma de calamidade? Que culpa tem o cidadão, que não reside junto à orla marítima e que pode vir a ser chamado para suportar custos, que só a quem licenciou e cobrou são devidos?

As perguntas que se justificam fazer, são mais que muitas. As respostas, que as dê quem se sinta habilitado para as dar.
E, mais uma pergunta: perante esta realidade, a Câmara vai mesmo construir as casas projectadas, naquele local? Retira moradores de “cima do mar” para os voltar a colocar, depois de milhões gastar, em “cima do mar”?

Infelizmente, uma noite pode chegar e fazer-se sentir a “acção” das águas do mar, e a tristeza por ali se instalar.  

Florindo Pinto


Texto publicado no OvarNews

2 comentários:

  1. Olá

    Entre muitas questões que dão que pensar, relevo esta, uma vez que ainda estamos a tempo de evitar males maiores:

    " E, mais uma pergunta: perante esta realidade, a Câmara vai mesmo construir as casas projectadas, naquele local? Retira moradores de “cima do mar” para os voltar a colocar, depois de milhões gastar, em “cima do mar”?"

    Relembro que, há zonas nas imediações do Estádio do Esmoriz, que estão abaixo do nível do mar.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
  2. Olá Augusto,

    Esta é uma temática muito complexa e difícil de abordar, como Florindo Pinto bem refere. Logo esta questão tem de ser abordada com a maior das cautelas, mas os responsáveis têm de ser igualmente céleres a dar soluções.
    Vamos ver no que isto vai dar...
    Mas não estou a gostar nada da inércia/indiferença estatal em torno desta questão.
    Esperemos que alguma coisa mude para melhor nos próximos tempos.

    Um abraço

    ResponderExcluir