sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Entrevista ao Dr. Pedro Coelho, Candidato à Presidência da Concelhia do PSD Ovar


 




Entrevista ao Dr. Pedro Coelho


(Candidato à Presidência da Concelhia do PSD Ovar)





1 – Agradeço antes de mais, a sua disponibilidade. Descreva-nos a sua carreira inicial, ressalvando alguns projectos cívicos e profissionais que teve a oportunidade de integrar. Por outras palavras, faça, de forma sucinta, a sua própria apresentação.



Sou, basicamente, um empresário, um empreendedor, licenciado em Ciências Empresariais, que desde finais da década de oitenta tem estado ligado a administração de diversas empresas e, simultaneamente, mantido alguma actividade associativa e politica. Fui Vice-Presidente da CRECOR – Cultura, Recreio e Desporto de Cortegaça, Presidente da Assembleia e de Direcção de diversas Associações de Pais do 1º Ciclo e Jardim de Infância de Cortegaça, Membro do Conselho Municipal de Educação, da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Ovar e durante vários anos fui autarca, quer como presidente da Junta e de Assembleia da Freguesia de Cortegaça, fui deputado aa Assembleia Municipal de Ovar e, nestes últimos 4 anos, vice-presidente da Comissão Política do PSD de Ovar.



2- De acordo com o seu currículo, exerceu o ofício de Presidente da Associação de Pais da Escola Secundária de Esmoriz que recentemente obteve uma boa classificação a nível nacional em termos de qualidade da aprendizagem. Como caracteriza essa sua experiência?



Tem sido uma experiência muito interessante. É com satisfação, e orgulho, que registo os resultados históricos, ao nível do secundário, alcançados pela Escola Secundária de Esmoriz. Naturalmente que esses resultados são fruto, em primeiro lugar, dos professores, mas, é também verdade, que a Direcção da Escola é fundamental e muito se lhe deve por esta realidade. Com um quadro assim e uma equipa formidável, na Associação, confirmo que a experiência tem sido muito enriquecedora do ponto de vista pessoal.



3- Como é que vê a Cidade de Esmoriz neste preciso momento?



A Cidade de Esmoriz está num processo de modernização e desenvolvimento, com uma equipa muito dinâmica e empenhada em fazer o que necessita de ser feito pela sua Cidade. A equipa de António Bebiano já conseguiu, em quase um ano e em condições muito difíceis, deixar a sua marca que se pretende perdure no futuro.



4- Que projectos, a seu ver, serão os mais urgentes para a terra?



A habitação social. A perspectiva de criar soluções para algumas famílias carenciadas da Cidade é uma necessidade imperiosa. De resto, registo com satisfação, o lançamento da primeira pedra, por parte do actual executivo camarário, de um conjunto habitacional na praia Esmoriz que era uma necessidade fundamental.



5- Tem toda a confiança no trabalho desenvolvido por Salvador Malheiro e António Bebiano, Presidentes da Câmara Municipal de Ovar e da Junta de Freguesia de Esmoriz respectivamente?



Tenho toda a confiança no trabalho, na capacidade e na visão destes nossos autarcas. São filhos da terra com uma capacidade, quase inata, de corresponder às expectativas das populações.



6 – Que leitura faz das últimas eleições autárquicas no Concelho de Ovar? Foi uma viragem sólida ou ainda tímida a favor do PSD?



Não tenho dúvida absolutamente nenhuma em considerar esta viragem histórica como sendo perfeitamente sólida. Os resultados falam por si.



7- E a nível nacional, como decorreram essas eleições autárquicas para os interesses do partido? Na sua opinião, o Governo tem seguido o percurso mais correcto para sairmos da crise económico-financeira?



Os resultados alcançados em Ovar foram naturalmente notados ao nível nacional. De facto, Ovar esteve em contraciclo com os resultados nacionais e foi um dos três municípios em que o PSD terminou um longo ciclo socialista.
Tenho a noção que algumas medidas do atual governo parecem contrapor com a realidade do cidadão comum e das pequenas e médias empresas. No entanto, temos a confiança de que seremos capazes de finalizarmos o plano de assistência financeira em que nos encontramos.Salvador Malheiro, no seu discurso de tomada de posse, disse e bem, “...sabemos que os próximos tempos não vão ser fáceis ... Estamos imbuídos de um grande sentido de responsabilidade e com a determinação, o querer e a disponibilidade necessárias para chegar a bom porto…”.



8- É candidato à Presidência da Concelhia do PSD Ovar, podendo suceder ao já prestigiado Salvador Malheiro. O evidente sucesso do seu antecessor poderá resultar numa pressão maior sobre o seu sucessor? Concorda ou Discorda?



Suceder a um líder forte e carismático nunca é fácil, mas a função da Comissão Política não é concorrer em notoriedade com a sua referência máxima local que é o Presidente da Câmara. A sua função é apoiá-lo na sua acção e auxiliar na criação das melhores condições para que execute o seu mandato.



9- Que planos, matrizes e ideias pretende aplicar no PSD Ovar, caso seja eleito?



Temos como prioridade de acção o apoio aos nossos eleitos e uma dinamização da nossa estrutura militante. O debate, a troca de ideias e experiências, no fundo a busca do saber algo mais, é essencial para os nossos militantes e simpatizantes. Queremos proporcionar maior e melhor conhecimento dos diferentes assuntos da vida autárquica. Esta necessária dinamização, além de proporcionar conhecimento, visa também que os nossos militantes e simpatizantes se revejam no PSD Ovar. Por isso iremos dar especial atenção aos nossos militantes, mas também simpatizantes, mais jovens, as mulheres e a todos os que, ao longo de década, engradeceram o nome do partido no nosso município.




10- Por fim, acredita que o Município de Ovar pode continuar a evoluir no futuro?



Ovar tem tudo para evoluir de forma positiva. Acredito no nosso Município e a candidatura à presidência do PSD Ovar pretende ser uma pequena ajuda nesse trajecto evolutivo. E não poderia terminar esta entrevista sem deixar uma mensagem de esperança.
 




Apontamento extra - Este foi o texto nº 995, e claro esta foi uma das primeiras três ou quatro entrevistas que pretendemos efectuar, no âmbito da iminente meta dos 1000 textos alcançados neste blog. Foi com muito agrado que entrevistamos o Dr. Pedro Coelho, Candidato à Presidência Concelhia do PSD Ovar. Devemos ainda salientar que enviamos, no mesmo dia, uma outra entrevista a um dos candidatos que pretendia ir às urnas na Concelhia do PS Ovar (eleições já realizadas). Aguardamos ainda que ele nos possa responder, o que agradeceríamos imenso. Estão ainda já preparadas duas entrevistas a figuras da cultura da nossa terra, que serão enviadas a qualquer momento.
A foto exibida em cima foi retirada do Site do OvarNews.
 



 

Um comentário: