segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Barrinha de Esmoriz arrasada reincidentemente pela poluição

Graças a uma iniciativa do Blog Ondas 3, dedicado às temáticas da Natureza Nacional, ficamos com uma fotografia, tirada do lado de Paramos sobre a nossa Barrinha de Esmoriz.
A imagem revela a imensidão de resíduos industriais que foram parar à lagoa, de forma negligente e impune. Neste país, a culpa morre obviamente sempre solteira. Não vale a pena dizer que Portugal merece mais do que isto, pois se nem sequer respeita o seu maior sistema lagunar localizado a Norte do País. Por alguma coisa, estamos na retaguarda da Europa. Nada é por acaso!
Faço um apelo às entidades competentes, e até a associações bastante polivalentes como os Escuteiros e inclusive movimentos ambientais, para que procedam à recolha imediata desse lixo que agora é visível no areal.
Vamos limpar com dignidade o que os badalhocos nojentos sujaram!




Imagem nº 1 - Com a Barrinha vaza (aberta ao mar), o cenário nas margens é desolador!

6 comentários:

  1. Obrigado pela referência ao blogue Ondas3. Somos sempre poucos para remar contra a maré da indiferença e para mexer consciências para a urgente necessidade de defender o Ambiente que é, no fundo, a nossa casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem de agradecer. Temos que lutar sempre em prol da Natureza. Continuação de bom trabalho!

      Excluir
  2. Porquê esperar pelos escuteiros e/ou movimentos ambientais! Se tem capacidade de critica tem que ter capacidade de iniciativa! Dê o corpo ao manifesto e organize a Limpeza e apareça para limpar! E aí pode chamar os escuteiros e os ambientalistas e eles vão aparecer "Imediatamente" Falar é muito fácil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estivesse em Esmoriz (não estou neste momento, pois trabalho longe agora!), bem que já teria feito alguma coisa. Agora se acha que não deve haver espírito crítico, o senhor lá sabe. Agora é certo que ninguém me cala! Eu não fico indiferente! E por isso, tento alertar as pessoas para estes crimes ambientais! Não acha que isso já não é uma contribuição? Mas sim, poderia, se estivesse em Esmoriz, fazer mais!
      Quando era novo, participei em várias iniciativas no Verão em que se visava limpar a praia de Esmoriz, e pertenci posteriormente inclusive a uma Associação Ambiental.
      Por isso, antes de me apontar o dedo, não fale sem conhecimento.
      Estou a ver que existem menos defensores da Barrinha do que aqueles que esperava...

      Excluir
    2. Uma coisa vos garanto se eu fosse o presidente da junta isto já estaria resolvido, pois teem que ser mais dinâmicos deixem de andar nos escritorios e andem mais no terreno , é necessario intervir o mais rapido , senhores governantes não estejam sempre a espera que o povo vos transmita o que de mal vai em Esmoriz...

      Excluir
  3. Se necessitarem da minha ajuda para limpar o lixo eu estou disponivel deixo aqui o meu email-ajoh5@hotmail.com

    ResponderExcluir