sábado, 2 de novembro de 2013

Abram alas ao Cusco XXII (Com algum humor)

Olá meus caros amigos! Então o vosso Halloween foi bom?
O meu não foi grande coisa. Alguma bruxa me lançou uma praga, pois fiquei com um pneu furado. Nem o frango de churrasco que encomendei, salvou a honra do Convento. Mas pronto, já sei que muita juventude se divertiu bastante, mas houve claramente exageros. Desta feita, pintaram-se muros das moradias e atiraram-se inclusive ovos. Acham que é digno duma festa estragar ou danificar os bens alheios? As denúncias dos cidadãos esmorizenses têm sido consideráveis. Há quem se queixe do facto de tocarem insistentemente nas campainhas.
Houve inclusive situações lamentáveis. A Comissão de Melhoramentos lançou mesmo um apelo, na sua página oficial do Facebook, para todos colaborem na identificação dos transgressores, de forma a que estes paguem pelos danos causados.
E eu sinceramente, acho muito bem. Há formas de brincar e festejar. O Dia Mundial do Halloween não é sinónimo de Dia Mundial do Vandalismo (salvo seja!).
Por isso, se fosse eu a mandar, obrigava esses meninos a apagar o que sujaram e a pintar de novo a parte afectada, e ficavam sem mesada durante 1 ano! Ai ai ai!



Imagem nº 1 - Uma moradia vandalizada em Esmoriz, durante a noite de Halloween.
Foto retirada da Página Oficial da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz


Entretanto, na Escola Secundária de Esmoriz, a lista B, de Bruno Chambel, venceu a lista S, liderada por Catarina Santos. O que importa é que houve muito fair-play e difusão de ideias valiosas por parte das duas listas. Independentemente de vencedores e vencidos, todos decerto que desenvolveram qualidades individuais com esta experiência enriquecedora. A única coisa que, de facto, não apreciei de todo, foi o facto de convidarem gente famosa de fora como trunfos eleitorais. Uns aparecem, outros não! Outros ficam contentes, outros moralmente arrasados! Eu sei que este ponto é bastante discutível, mas a questão - será que esta gente aparece a troco de dinheiro? Mesmo que não tenham recebido nada, eu acho que a sua presença é desnecessária. Não está em causa o valor cultural ou artístico dessas personalidades, mas sim a qualidade dos projectos que são propostos para a Associação de Estudantes da Escola Secundária. É ainda de saudar o empenho do Programa de Rádio - Na Companhia do Pedro e do Zé, que dedicou tempo de antena a esta causa, o que engrandeceu ainda mais estas eleições. 
Por fim, os meus sinceros parabéns à Lista B e S por terem animado este acto eleitoral na Escola. Se calhar, alguns professores ficaram um pouco invejosos com a excelente mobilização e protagonismo que ambas as listas conseguiram!!! Estou evidentemente a brincar com eles que, em abono da verdade, promoveram a criação duma excelente biblioteca.



Imagem nº 2 - Muita animação com os jovens em campanha estudantil!
Retirada da Página Oficial da Lista B


A nível nacional, o Orçamento de Estado foi ontem aprovado pela maioria do PSD e do CDS. O popular Rui Barreto voltou a furar a disciplina de voto, e arrisca levar em cima com mais 5 meses de suspensão. Pelos vistos, as pessoas não podem pensar por si. O partido é que manda, as pessoas não podem votar contra, senão sofrem represálias - seja suspensão ou expulsão!
O Orçamento de 2014, como já disse, teve pontos positivos e outros completamente negativos. É mais um ano de sacrifício, assente numa austeridade massiva, que os portugueses terão de enfrentar, embora agora talvez um pouco mais repartida pelas mais diversas classes da sociedade.
Defendo que este governo deve cumprir o mandato até ao fim, mas só porque a sua saída originaria uma grave crise política, o que indubitavelmente nos afundaria definitivamente. Mas é evidente que o trabalho desenvolvido por Passos Coelho, Paulo Portas e Companhia não chega, aliás, não são dignos de merecer a reeleição para um segundo mandato. 
O povo tem todo o direito de protestar e exigir mais deste Executivo! Aliás, tem de o fazer com maior insistência, de forma a que eles recuem nas medidas mais injustas e sufocantes.
Mas é evidente que há muita gente ali naquele Parlamento que não tem competências ou o mínimo de sensibilidade para ser deputado, tanto nos partidos do poder como nos da oposição. 
Não tenho fé nos políticos nem no Presidente da República. Podem armar-se em vaidosos e lindos, mas falharam todos nos últimos 10 anos! 



Imagem nº 3 - Alguns políticos da nossa Assembleia não conseguem ter um rendimento superior 
à figura desta estátua! Estão parados no tempo!


Lá fora, devo destacar os milagrosos eucaliptos da Austrália, onde o ouro afinal cresce nas suas folhas. Se os nossos eucaliptos fossem todos assim, éramos um país riquíssimo. E os portugueses passavam a inspecionar as florestas todas! Acredito que deixariam de existir incendiários! Iam todos para lá, até os políticos e os membros troikanos! Era sempre a facturar!


ouro-cresce-em-folhas-de-eucaliptos-na-australia (1)

Imagem nº 4 - O ouro cresce em muitas folhas de eucalipto na Austrália. É uma descoberta que está a dar que falar.


Em Paris, capital da França, existe um bar que serve no seu menu: gafanhotos, escorpiões, minhocas e besouros. Podiam começar a servir essa especialidade aos nossos deputados! Ser chique é seguir a moda! Por isso, eles têm de estar na vanguarda! eh eh eh



Imagem nº 5 - Até tem bom aspecto, não acham?


Por fim, na República Checa, uma estátua com uma mão que exibe o dedo do meio, localizada no Rio Vitava e levantada em direcção ao Castelo de Praga, sede do governo. A escultura é de David Cerny, Se estivesse em Portugal, teria de fazer uma, mas mesmo muito maior, já que a altura da estátua deve condizer com o nível de crise de cada país!



Imagem nº 5 - A escultura tem cerca de 10 metros de altura!!!


E foi mais uma saga do vosso amigo Cusco!
Um grande abraço para todos!
Gozem bem o fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário