sábado, 12 de outubro de 2013

Movimento pela Reabilitação do EsmorizTur avança no Facebook

Ontem, foi criada a página - "Queremos o EsmorizTur de volta" no Facebook. A ideia pertenceu a Clara Valente. O objectivo passa por não deixar o assunto morrer, procurando assegurar a reabertura deste espaço tão útil que trará uma nova dinâmica cultural à nossa cidade.
Neste momento, o grupo já conta com 111 elementos (dados registados às 10 horas deste Sábado) e inclusive, já se verificaram publicações interessantes de alguns notáveis e de elementos do povo desejosos da concretização deste projecto.


Cusco de Esmoriz, ser lendário 

Felicito a Clara Valente pela criação deste grupo!
A reabilitação do EsmorizTur é vital para assegurar a criação dum pólo cultural sólido e estável na nossa terra.
Este projecto insere-se na Requalificação Urbana e creio que existem já verbas para tornar real o que foi estabelecido nos contratos.
Creio que o recém-eleito, o Dr. Salvador Malheiro, sendo alguém que valoriza a cultura e a tradição esmorizenses, fará o que estiver ao alcance para tornar esta realidade possível. Pelo menos, é o que eu espero, pois confesso que já estou farto de esperar.
Esmoriz merece ter a sua Casa da Cultura!
Todos por Esmoriz!


Jorge Marques, ex-Presidente do Esmoriz Ginásio Clube

“in Jornal Praça Publica”
Esmoriz 4 de Maio de 2009


À cultura o que é da cultura


Um grupo de homens iluminados, empreendedores, com visão de futuro e amantes da sua terra, um dia sonharam, tiveram talvez em Deus a maior ajuda e a obra nasceu.
O Esmoriztur, foi durante anos uma referência no mundo cultural como a melhor sala de cinema e de espectáculos do norte.
Por ali passaram os melhores filmes, ali se realizaram excelentes peças de teatro e de revista, por ali passaram grandes nomes como Amália Rodrigues e Carlos do Carmo, entre outros… Ali tiveram acesso à cultura só possível em Lisboa ou no Porto, muitos milhares de cidadãos dos 8 aos 80 anos… não só de Esmoriz mas de toda esta região.
Com o passar dos anos e como em tudo na vida aos poucos os tempos áureos foram dando lugar ao declínio e um dia a Câmara Municipal de Ovar numa atitude louvável adquiriu o edifício.
Esperava-se então que a qualquer momento o novo proprietário daquela que é ainda hoje a maior sala de espectáculos do concelho, exactamente por ser quem é e pela responsabilidade que tem para com todos nós, falasse com um arquitecto, conseguisse verbas e realizasse uma obra de requalificação que modernizasse o espaço transformando-o num centro de artes e espectáculos condigno que servisse a cultura como outrora mas com a qualidade e a exigência do século XXI.
Ganhavam as colectividades que poderiam ter ali o seu espaço, as suas sedes, as melhores condições de trabalho e deixando de estar dispersas constituiriam um centro cultural permanentemente vivo, com actividade diária como reuniões, ensaios, ateliês, exposições, espectáculos, etc.etc…. Ganhávamos todos…
Mas os homens de hoje talvez por serem mais letrados e com uma visão diferente da realidade nacional e do bem comum, levaram-nos a repartição de finanças, deixando-nos a recompensa de esta ser substituída por uma moderna repartição publica denominada de Loja do Cidadão que vai, pasme-se, ser instalada no Esmoriztur.
Quem pensou que a Câmara Municipal de Ovar teria as melhores intenções ao adquirir o Esmoriztur enganou-se redondamente.
Por mais que venham ali a fazer agora, já estragaram aquele espaço e hipotecaram a possibilidade de fazer uma obra bem feita que nos orgulhasse como no passado. Também é verdade que não se vê contestação em Esmoriz em relação a isto, nem da parte da Junta de Freguesia nem do Povo. Quem não se lembra de como o Coliseu do Porto se salvou de passar a Igreja de uma religião qualquer? A diferença também está aqui.
Numa lógica realista de concentração de serviços não faltaria espaço e condições na Junta de Freguesia para a dita loja.
Uma repartição pública, não é compatível com um espaço cultural e isto não é de modo algum a homenagem que os fundadores daquela casa merecem.
Já não há homens como antigamente, diz-se e ouve-se hoje cada vez mais por ai… Com razão?

Jorge Marques

Nota: Acredito que os Novos Presidentes Salvador Malheiro e António Bebiano saberão e conseguirão rápidamente resolver a questão.


Álvaro Couto

Quem como eu vi o primeiro filme na inauguração do ESMORIZTUR, claro que tem muitas saudades dessa casa, sou do tempo em que via cinema onde hoje funciona a escola da musica, nos antigos bombeiros,mas uma casa como o ESMORIZTUR deve de ser aberta para bem da cidade e da população em geral.


Armando Marinheiro, ex-actor do Grupo de Teatro Renascer

O Esmoriz-tur nunca devia ter fechado, por ali passaram grandes artistas da tv e até foi ali que tive um grande sucesso como ator com o Grupo teatro Renascer
Vamos fazer todos uma força para que seja aberto o mais rápido possível


Clara Valente, criadora do Grupo

Gente de Esmoriz, quando criei este grupo foi com a finalidade de não deixar o assunto morrer, ou ficar esquecido. 
Portanto, apelo a todos, tanto à comunidade, como ao actual presidente, para que colaborem na reabertura deste espaço tão útil que trará uma nova dinâmica a Esmoriz.



´

Imagem nº 1 - O projecto e as verbas para a reabilitação do EsmorizTur já existem, mas alguns populares, entre os quais eu mesmo, fartos de promessas e esperas, decidiram unir esforços e criar uma página nas redes sociais, de forma a pressionar as entidades competentes a reabilitar o referido espaço.


PS: Foi retirada a opinião da leitora Daniela Nunes, a pedido dos familiares do jovem que dizem que agora não vale a pena alimentar um assunto que já está mais que ultrapassado neste preciso momento. De facto, o artigo de opinião foi publicado um pouco tardiamente devido ao frenesim eleitoral que seguimos com rigor neste blog. E por isso, o atleta deseja agora seguir em paz a sua vida e não quer alimentar mais polémicas. A razão utilizada foi convincente e sensata, e por isso, eliminei o texto o que por seu turno, apagou automaticamente todos os comentários aí exibidos. Para trás, fica um caso polémico, que não tenciono abordar mais, mas que deveria servir de lição para que não volte acontecer. Agora, cada um que faça as suas reflexões! Da minha parte, peço desculpa a todos, envolvidos nesta história, e aos nossos leitores/comentadores. Agradecemos a vossa compreensão!

3 comentários:

  1. Obrigada Cusco!é que realmente isto estava a provocar uma onda de insultos e nada disto quero para o meu irmão! infelizmente hoje em dia não se pode ter opinião que as pessoas só sabem responder com insultos e insinuações às quais não são reais!mas acho que as coisas são para se saber e agradeço! Mas realmente já está ultrapassado principalmente por parte do Rui! Obrigada Cusco!
    Ass . Daniela Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opinião toda a gente pode ter....falta de educação também! Temos os que gostam dela e os que não gostam! Nem toda a gente gosta de regras...enfim, é como tudo. A educação vem de casa, o que pelos vistos...
      S.C.ESMORIZ PARA SEMPRE!

      Excluir
  2. Ola .Sei que talvez o meu comentário de pouco valha mas, se as pessoas com a minha idade cerca de 40 anos tivessem as recordações que nos temos acerca daquele espaço, que nos fizeram outrora felizes, lutavam por um sitio que (já) faz parte da história da nossa cidade, fosse reabilitado.
    É com grande pesar que se vê um espaço como aquele desvanecer-se, sabendo que muitas coisas com menor valor encontrem sempre lugar no orçamento de muitos interesses .... Obrigado

    ResponderExcluir