domingo, 6 de outubro de 2013

Grupo de Teatro Renascer inicia em grande o seu XIV Festival de Teatro

Neste Sábado à noite, decorreu a cerimónia solene de abertura de mais um festival organizado pelo Grupo de Teatro Renascer, colectividade esmorizense liderada por João Gomes, e que atrairá indubitavelmente várias actuações culturais que se realizarão no Auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz.
A casa estava praticamente cheia para acolher mais um evento de grande nível para a nossa terra. A Comissão de Melhoramentos garantiu a cobertura e as condições necessárias para mais um dia de espectáculo.
Para entrar, tive que pagar 3 euros, uma quantia que considero, desde já, muito bem investida, até porque a inegável qualidade que é exibida, não corresponde ao preço simbólico e "amigo" que era proporcionado aos visitantes. Por isso, achei por bem aproveitar esta oportunidade, antes de regressar ao trabalho que desenvolvo noutra localidade, bem mais longe de Esmoriz.
Inicialmente, foi apresentada uma peça protagonizada por Teresa Pinho, uma jovem actriz que revelou uma imensa categoria no palco, ao personificar a história duma mulher que teve o azar de atrair todos os males durante a sua vida. Sintetizando o drama, a personagem que representava tinha visto a sua mãe a ser alvo de maus tratos pelo seu violento pai, quando mais tarde, já na fase adulta, seria ela própria a ter o azar de se casar com um marido bêbado, endividado e agressivo que lhe daria o mesmo tratamento. Uma vida repleta de maus tratos, que terminaram de forma fatal - a personagem seria esfaqueada mortalmente pelo seu companheiro. Uma tragédia que sinceramente me comoveu. Drama não é mesmo o meu género preferido, mas apreciei a forma como a história foi ilustrada, isto para além do carácter sensibilizador e educativo que está por detrás da mesma. A violência doméstica é uma realidade que desde sempre existiu, mas que ainda está longe de ser neutralizada na Sociedade Moderna. A personagem só consegue a libertação deste tormento com a morte, que aliviou a tortura, a exploração e o sofrimento. É necessário ainda reconhecer méritos a Cristiano Sá, encenador desta peça trágica mas que nos alerta para uma mensagem bastante pertinente e que não pode merecer a indiferença da Sociedade. Devemos, de facto, acudir e denunciar em todos os casos de violência. A dignidade humana vale mais do que tudo! Estas duas figuras do Grupo de Teatro Renascer foram as estrelas duma peça de grande nível merecedora de rasgados elogios por parte de Joaquim Nicolau, actor e humorista de grande qualidade que já tinha dado provas na célebre série da SIC - "Malucos do Riso".
De seguida, e após um curto intervalo, tivemos uma conferência que reuniu algumas das personalidades que estarão de certo modo ligadas a este novo Festival.
João Gomes, Presidente da Direcção do Grupo de Teatro Renascer, afirmou que este evento atrairá uma pujança cultural à cidade, alegando que tudo foi feito a pensar em Esmoriz, mesmo quando isso acarretará elevadas despesas.
Alcides Alves, Presidente da Assembleia do Grupo de Teatro Renascer, lançou uma sugestão a Salvador Malheiro, futuro Presidente da Câmara Municipal de Ovar que se encontrava na primeira fila da plateia, para que não se esquecesse da sua terra e reabilitasse o EsmorizTur/Casa da Cultura, alegando que o Concelho pode perfeitamente ter mais do que uma centralidade cultural. Alcides lembrou ainda que o Grupo de Teatro Renascer já realizou várias peças que decerto orgulhariam o Teatro Nacional, ressalvando que é uma honra pertencer a uma colectividade que exibe tamanha qualidade.
A Presidente da Federação Portuguesa de Teatro, Sandra Barradas, salientou o carácter bastante participativo do Grupo de Teatro Renascer e recordou a sua presença em Concursos Nacionais. Por seu turno, a representante da secção da cultura da CM de Ovar referiu que ficou gratificada com a peça que tinha visto inicialmente e desejou boa sorte à colectividade.
Por seu turno, António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, demonstrou a sua admiração pelo labor e esforço dedicado pelo Grupo de Teatro Renascer (fundado em 1992), salientando que as portas do auditório da Junta de Freguesia estarão sempre abertas para acolher os melhores espectáculos desta colectividade.
Por fim, foi a vez de ouvirmos a estrela de cartaz - Joaquim Nicolau - que defendeu a ideia de que um actor deve sentir, ao máximo, o ofício que desempenha para ser bem sucedido. Para além disso, lamenta que a juventude de hoje (embora ressalvando que existem sempre felizes excepções) esteja mais limitada a nível cultural ou em termos de aprendizagem literária. O teatro é pois uma arte que deveria ser seguida mais de perto pela população portuguesa, em detrimento de Big's Brother's e programas semelhantes que não semeiam o conhecimento e a intelectualidade necessárias ao desenvolvimento humano. Nesse ponto, todos que estavam presentes na mesa concordaram prontamente.
Joaquim Nicolau baptizou ainda duas crianças que acabavam de entrar e actuar pelo Grupo de Teatro Renascer, desejando-lhes as maiores felicidades na sua carreira. O convidado foi ainda agraciado com um pequeno azulejo demonstrador do brasão da Cidade de Esmoriz, flores e um livro, isto para além de ter merecido inúmeras palmas da plateia.
Sinceramente, creio que valeu a pena ter presenciado a abertura do XIV Festival organizado por esta instituição esmorizense sem fins lucrativos (embora se procure evitar prejuízos desnecessários). Nas próximas semanas, teremos vários grupos de teatro, de Norte a Sul do País, que vêm, de propósito, a Esmoriz, colorir a cultura da nossa cidade e do país!
O investimento corajoso do Grupo de Teatro Renascer na cultura merece o nosso reconhecimento e, por consequência, a participação em massa dos esmorizenses. Volto a referir que o preço até é barato, tendo em conta a qualidade que todos observamos neste Sábado.






Imagem nº 1 - Teresa Pinho personificou uma vitima de violência doméstica que só encontrou a sua libertação após a morte com o aparecimento de dois pequenos anjos!
Foto: Comissão de Melhoramentos de Esmoriz


Nenhum comentário:

Postar um comentário