terça-feira, 1 de outubro de 2013

Especial Autárquicas XIII - Aspectos positivos e negativos nas eleições de Esmoriz



As eleições autárquicas já terminaram. Não vamos agora falar novamente nos vencedores e vencidos do Município em que nos situamos, mas sim centrar a abordagem em alguns aspectos que rodearam estas eleições, uns mais positivos, outros nem por isso.
Em primeiro lugar, é necessário referir que a abstenção em Esmoriz rondou os 47% (no global do Município de Ovar foi de 48, 7%). São números nada recomendáveis, aliás a média nacional foi de 47, 4%, a mais alta de sempre em eleições locais. Tanto em Esmoriz como em Ovar, os números foram então semelhantes. Mesmo assim, houve um aumento claro da participação dos esmorizenses face às últimas intercalares de Janeiro de 2013. Pouco mais de metade da nossa população inscrita participou assim neste acto importante. Contudo, é urgente assegurar um maior envolvimento dos cidadãos de Esmoriz (que eles sintam interesse e orgulho pela terra!) nos dossiers que afectam a localidade. Também chegou a altura de descentralizar as mesas de voto, criando duas novas: uma em Gondesende e outra na Praia de Esmoriz. Poderá ser uma medida bastante útil neste sentido.
Um aspecto indiscutivelmente positivo foi a realização do debate com os candidatos na passada quinta-feira no auditório da Junta de Freguesia (iniciativa acertada da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz). Foi bom para a Democracia, quando já ninguém esperava que tal viesse a acontecer. Mesmo assim, creio que, como avançamos em primeira mão antes de conhecermos os resultados oficiais, o debate não seria decisivo, pois os nossos leitores avaliaram tal acto como razoável ou satisfatório. Contudo, decerto que teve alguma utilidade pois cada candidato apresentou os seus argumentos.
Em relação ao que não gostei nestas eleições, penso que eram escusados os ataques pessoais entre candidatos, tanto em Esmoriz como em Ovar. Todos eles têm um currículo de respeito, e por isso, era desnecessário algumas acusações mútuas (mas também sempre foi assim no passado!). Mesmo assim, as respectivas listas apresentaram ideias e projectos bastantes interessantes, e creio que essa partilha foi bastante benéfica para a Cidade e o seu Município.
Não achei piada ao facto dos cabeças de lista se encontrarem quase todos à porta do edifício dos Castanheiros. Acho que deveriam votar, e depois iriam à sua vida. Na minha opinião, isso gera algum condicionamento psicológico nas pessoas mais sensíveis que ali entrassem. As pessoas precisam de espaço para poderem votar. Mesmo assim, compreendo que esta situação esteja generalizada, pois ocorre quase sempre nas freguesias de Norte a Sul do País, mas é um hábito a mudar. E se Esmoriz assegurar este passo inédito e precursor, ficarei muito satisfeito.
Depois na altura em que se esperava pelo conhecimento dos resultados, sintonizei a minha emissora para a Rádio Voz de Esmoriz. Aqui tenho de apontar uma falha. Nada contra o trabalho positivo desenvolvido por Carlos Alves e Henrique Araújo, mas a verdade é que se falou demasiado no Concelho de Espinho, nomeadamente em Marco Gastão (Silvalde) e Manuel Dias (Paramos)... Sobre Esmoriz, pouco sabíamos inicialmente. De vez em quando, dizia-se que havia a vantagem dum candidato, mas não adiantavam muito mais, alimentando a incerteza e a franja de nervos dos ouvintes até ao fim. Poderiam ter entrevistado algumas pessoas da nossa cidade junto ao edifício de voto, enquanto esperavam pelos resultados, em vez de concentrarem uma excessiva atenção no que se passava no Município de Espinho. Sim, era importante saber o que se passava no nosso concelho vizinho, mas acho que se exagerou um bocado nesse sentido.
Mas finalmente, os nomes dos vencedores seriam avançados por esta Rádio e pelos órgãos de Comunicação Social - OvarNews e Jornal Praça Pública.
Os candidatos reconheceram os resultados com fair-play tanto em Esmoriz como em Ovar. Não houve novas polémicas, e isso deve ser ressalvado com inteira honestidade. 
Agora é importante que todos os candidatos procedam à retirada dos cartazes e já agora, é altura de todos começarem a colocar mãos à obra! 


Imagem nº 1 - O que correu bem e o que foi menos bom nestas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário