quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Sondagens Políticas Electrónicas - PSD em aparente crescendo, BE e CDS-PP disputam o estatuto de partido sensação

As Sondagens Electrónicas Relativas a Esmoriz e Ovar



1- Esmoriz: as estatísticas


Começando pela primeira cidade, parece-nos que há um claro ascendente dos sociais-democratas liderados por António Bebiano que recolheu 80 votos, enquanto a segunda escolha recairia em Pedro Miguel França (CDS-PP) com 34 votos. Os terceiros classificados José Manuel Sá (PS) e Eduardo Ferreira (BE) obtiveram, cada um, 21 votos. Com menos duas preferências (19), encontramos Rosário Relva (GIPE) e por fim, Albino Silva (CDU) que só teve direito a 7 votos.
Vamos então apresentar os resultados da nossa sondagem:


Em que candidato tenciona votar para as eleições de Esmoriz? (Esta sondagem do blog das Cusquices de Esmoriz não assume qualquer carácter oficial)


1º António Bebiano (PSD)
80 votos (42%)

2º Pedro Miguel França (CDS-PP)
  34 votos (17%)

3º José Manuel Sá (PS)
  21 votos (11%)

 3º Eduardo Ferreira (BE)
  21 votos (11%)

 5º Rosário Relva (GIPE)
  19 votos (10%)

6º Albino Silva
7 votos (3 %)

Outro Partido
1 voto (0 %)

Não votarei em nenhum
7 votos (3%)

Total - 190 Votos apurados


Também ao nível de seguidores nas redes sociais (Facebook), a diferença não parece ser muito significativa, embora se denote uma adesão interessante à lista do Bloco de Esquerda, encabeçada agora por Eduardo Ferreira:


1º Merecemos Muito Mais - PSD Esmoriz 
668 Seguidores

2º Bloco de Esquerda - Esmoriz
371 Seguidores

3º GIPE 
310 Seguidores

4º CDS-PP Esmoriz (Página Recente)
195 Seguidores 

5º PS Esmoriz (Página Recente)
76 Seguidores

CDU Esmoriz
Sem página/dados


1.1 - Esmoriz - Interpretação Pormenorizada


Os números expressam um favoritismo dos sociais-democratas em Esmoriz, embora cremos que as diferenças reais não sejam assim tão significativas. O Bloco de Esquerda ou o CDS-PP podem conseguir o estatuto de partido sensação. Se as nossas sondagens não andarem muito longe da realidade, é evidente que GIPE e PS não poderão ficar muito satisfeitos, pois o seu principal rival, o PSD, ganharia estas eleições com alguma vantagem, embora ainda sem maioria absoluta, segundo eu penso. Quanto à CDU, poderá ser difícil deixar o último lugar (verificado nas últimas intercalares), embora Albino Silva tenha dado o melhor de si, partilhando inúmeras ideias e projectos para a terra.
É certo que nem os números desta sondagem nem aqueles relativos aos seguidores de páginas políticas no Facebook podem ser levados muito a sério, dado que qualquer pessoa podia votar neste desafio (independentemente da idade ou da freguesia/região onde vivesse). Muitas pessoas da nossa Cidade e já agora do Concelho não têm sequer acesso à Internet para votarem e aqui destaco sobretudo as pessoas da Terceira Idade que constituem praticamente o grosso da nossa sociedade. Por isso mesmo, estes resultados não devem ser levados à letra.
Agora é evidente que, em relação a Esmoriz, o PSD, o BE e o CDS-PP parecem ter apostado mais na vertente electrónica, procurando mobilizar mais gentes. Utilizar as novas tecnologias como meio de propaganda de forma a criar uma onda de entusiasmo também é uma estratégia cada vez mais empregue.
Refira-se ainda que a abstenção deverá baixar significativamente face ao último exercício das intercalares. Em causa, estará a presença de tantos concorrentes conceituado com formação em diversas áreas. Não percam o debate que será realizado na noite desta quinta-feira no Auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz.




Imagem nº 1 - Quem subirá ao posto máximo na Junta de Freguesia de Esmoriz?



2 - Ovar - As Estatísticas


Na nossa sondagem relativa a Ovar, o PSD de Salvador Malheiro venceria com uma vantagem confortável, o PS de Vítor Ferreira seria o grande derrotado, enquanto o CDS-PP seria a grande surpresa, embora com o Bloco de Esquerda por perto. A CDU lutaria ainda para obter alguma representação na Assembleia Municipal. É evidente que esta sondagem tem uma margem de erro bastante considerável, até porque era impossível que a mesma seguisse critérios rigorosos, pelos mesmos motivos que já explanamos em cima!


Qual o candidato que merecerá o seu voto nas eleições autárquicas em Ovar? (Sondagem do Blog das Cusquices de Esmoriz sem qualquer carácter oficial)


1º - Salvador Malheiro (PSD)
  90 votos (50%)

2º- Vítor Ferreira (PS)
  32 votos (17%)

3º  António França (PP)
  28 votos (15%)

4º Pedro Rodrigues (BE)
  15 votos (8%)

e) Dinis Silveira (CDU)
  5 votos (2%)

f) Outro candidato/partido
  0 votos (0%)

g) Não votarei em nenhum
  8 votos (4%)

Total de votos: 178


Para que a nossa abordagem, fique mais completa decidimos citar os resultados verificados no Blog - Ovar Novos Rumos e no Notícias de Ovar, embora estas ainda estejam praticamente a terminar:

Em que candidato pensa votar para a Câmara de Ovar? (Sondagem Blog - Ovar Novos Rumos, com base nos resultados que se verificavam às 13:00 do dia 26 de Setembro).


1º Salvador Malheiro (PSD)
213 votos - 38, 4 %


2º Vítor Ferreira (PS)
125 votos - 22, 6 %

3º António França (CDS-PP)
112 votos - 20, 2 %

4º Pedro Rodrigues (BE)
58 votos - 10, 5 %

5º Dinis Silveira (CDU)
32 votos - 5, 8 %

Não Penso Votar
14 votos - 2, 5 %




Quem tem mais hipótese de vir a ser o próximo Presidente de Câmara? (Sondagem do Blog - Notícias de Ovar, embora só com duas opções - resultado verificado às 13:00)



1º Salvador Malheiro (PSD)
155 votos - 61 %

2º Vítor Ferreira (PS)
96 votos - 38-39 %



Ao nível de seguidores nas redes Sociais - Facebook, temos os seguintes resultados (sempre com os números verificados às 13:00 do presente dia):


1º Movimento de Apoio à Candidatura de Salvador Malheiro (PSD)
2163 Seguidores

2º Vítor Ferreira 2013 (PS)
547 Seguidores

3º CDS Ovar - Autárquicas 2013
500 Seguidores

4º Bloco de Esquerda Ovar - Autárquicas 2013
288 Seguidores

5º CDU Ovar
265 Seguidores



2.1 - Ovar - Interpretação Pormenorizada


Mais uma vez, alertamos para o carácter não rigoroso destas sondagens. Como já referi, a margem de erro pode ou não ser enorme. Contudo, os resultados observados podem ser encarados como sinais. No caso concreto de Ovar, Salvador Malheiro (PSD) é o candidato mais escolhido pelos cibernautas, embora Vítor Ferreira (PS) se afigure claramente como o seu principal concorrente. De entre estas duas personalidades, sairá o futuro Presidente da Câmara Municipal de Ovar.
Mas há partidos que podem surpreender e conhecer um resultado apelativo. O CDS-PP de António França pode mesmo eleger um ou dois vereadores para a Assembleia Municipal, o Bloco de Esquerda de Pedro Rodrigues espera também conseguir uma meta semelhante e se possível, reforçar a sua influência no concelho. Com uma tradição respeitável, a CDU de Dinis Silveira procurará manter a presença dum (ou mais!) representante no Município. 
Reafirmo que estas sondagens não devem ser levadas muito a sério e com o máximo de atenção, pois da virtualidade à realidade vai uma grande distância, embora estas sondagens possam indiciar o crescimento ou o decréscimo de determinados partidos.




Imagem nº 2 - Prevê-se concorrência renhida para a Câmara Municipal de Ovar.
Retirada de: http://olhares.sapo.pt/camara-municipal-de-ovar-foto5116498.html, (Foto de José Morais Sarmento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário