terça-feira, 17 de setembro de 2013

Questionários e as respostas de Eduardo Ferreira (Bloco de Esquerda)

1- Quais os motivos que levam a si e a sua equipa a avançar para a Candidatura?

Para responder a esta pergunta, é necessário enquadrá-la no âmbito da candidatura anterior, que foi quando esta equipa (ou pelo menos uma parte) surgiu. Fomos motivados a apresentar a candidatura à Junta de Freguesia devido ao contexto local e nacional em nos encontrávamos e encontramos. Ao nível local, a freguesia aguardava, em suspenso, o fim do ambiente conflituoso que se vivia nos órgãos autárquicos locais e que resultou na convocação de eleições antecipadas. Esmoriz precisava de política positiva, ativa e consequente, e foi a isso que tentámos dar resposta. Ao nível nacional, as medidas de austeridade têm diminuído gradualmente a qualidade de vida dos portugueses, incluindo os esmorizenses. Consideramos que o poder local pode ajudar a contrariar essa tendência, dentro das suas competências, com medidas simples, mas eficazes. As políticas autárquicas podem ajudar ao contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da oferta de serviços públicos de proximidade. A candidatura que apresentamos agora surge na continuidade do excelente trabalho que o representante eleito pelo BE, o Carlos Ferreira, levou a cabo na Assembleia de Freguesia, apoiado pela nossa equipa. Durante os últimos meses, levamos à discussão e conseguimos a aprovação de várias medidas do nosso programa. Depois de uma experiência tão positiva, é nossa intenção manter ou alargar a nossa representatividade. Por motivos profissionais, o Carlos Ferreira não pôde encabeçar a atual candidatura, mas continua connosco e o nosso projeto e motivação continuam os mesmos.


2- Como caracteriza a sua equipa? Por outras palavras, mencione os pontos fortes do seu colectivo.

A primeira caraterística que salta à vista é que é uma candidatura jovem. Alguns poderão ver isso como uma desvantagem. Nós vemos como uma vantagem. Mas esta configuração não foi intencional e estamos abertos a pessoas de todas as idades. A esmagadora maioria de nós não tem experiência político-partidária, mas avançamos para esta candidatura porque sentimos, de forma muito acentuada, as consequências das derivas governativas local e nacional. Saliento que a falta de experiência partidária não é falta de experiência política, que faz e deve fazer parte do nosso dia-a-dia.
Somos pessoas que gostam de Esmoriz e que querem uma freguesia mais moderna e inclusiva; que têm experiência de trabalho no sector público, privado e inclusive no terceiro sector; que têm ou que estão a criar as suas próprias empresas; que estão habituadas a procurar fontes de financiamento e a desenvolver e executar projetos; que têm experiência de voluntariado e consciência social e ambiental; que têm consciência das necessidades que os esmorizenses passam e da importância do apoio da família e da sociedade, neste contexto de crise. Na verdade, somos uma candidatura de pessoas, como tantas outras nesta cidade e neste país, que decidiram converter o seu descontentamento em algo produtivo: apresentarem-se como alternativa política, cívica e social.


3 - Que projectos procurará aplicar na Cidade de Esmoriz, caso seja eleito?

O nosso programa tem cinco pilares: transparência, inclusão, dignidade, participação e transformação. Achamos que é possível recriar Esmoriz com base nestes pilares e, para nós, isso passará por uma valorização e utilização eficiente dos espaços e serviços públicos. Jardins, parques, espaços verdes, praias, ciclovias, equipamentos desportivos escolares são espaços públicos de utilização gratuita e são a melhor alternativa de lazer em tempos em que o orçamento familiar aperta. Os transportes públicos são a alternativa mais económica, ecológica e sustentável para a mobilidade quotidiana e a única solução para quem não tem transporte próprio. Centro de saúde, posto de correios, Junta de Freguesia e escolas não são privilégios. São serviços de proximidade essenciais para todos os cidadãos, particularmente os que têm mobilidade reduzida ou baixos rendimentos.
Por tudo isto, o nosso projeto, humilde mas com um grande potencial de impacto, passará por exemplo por: criar, em colaboração com os operadores públicos e privados, uma rede de transportes públicos mais eficaz e que sirva a população de Esmoriz como um todo; lutar para que a regeneração da Barrinha de Esmoriz e da orla costeira avance de uma vez por todas, impulsionando o turismo, atraindo investimento e gerando espaços de lazer de qualidade para a população de Esmoriz; defender os serviços públicos ainda existentes na freguesia; requalificar a rede viária, atraindo investimento; requalificar e gerir os espaços verdes e restantes espaços de lazer de forma integrada; criar soluções que ajudem a reduzir a fatura das famílias, como por exemplo a criação de programas de troca de manuais escolares ou de hortas urbanas, coordenados pela Junta de Freguesia.


4- Em jeito de curiosidade, qual é o espaço mais bonito ou com maior potencial em Esmoriz?

A esta resposta terei que responder a título pessoal, pois é uma questão mais subjetiva. Talvez por deformação profissional ou pelo gosto pelas áreas naturais, a minha resposta é a Barrinha de Esmoriz. Por conhecer relativamente bem a fauna e flora portuguesa, não posso deixar de ficar impressionado com a imensa diversidade que este pequeno ecossistema teve e, de certa forma, continua a ter apesar do estado de acentuada degradação. Assim como a Ria de Aveiro, também a Barrinha de Esmoriz já foi um exemplo de sucesso da relação Homem-Natureza. Digo isto pois as práticas tradicionais como a apanha de caniço ou a pesca também faziam parte da Barrinha e da sua dinâmica. O abandono destas práticas, juntamente com a intensificação da poluição, agravou o estado da Barrinha. Por exemplo, o abandono do corte do caniço promoveu o assoreamento da bacia hidrográfica.
A Barrinha, é mais que tudo, um espaço afetivo para muitos esmorizenses, mas não é só isso. Uma Barrinha recuperada e despoluída tem um enorme potencial: no ecoturismo; no turismo de observação de aves (extremamente popular no Reino Unido) pois é considerada uma IBA (Important Bird Area); no turismo balnear; na qualidade de vida e no lazer dos esmorizenses; nas atividades agro-pecuárias e piscatórias tradicionais. Mas para que isso seja uma realidade é necessária uma abordagem integrada que contemple a despoluição da Barrinha e afluentes, a gradual substituição da vegetação invasora (ex. acácia) por vegetação nativa (ex. salgueiros, carvalhos), etc. Uma abordagem integrada ao nível da freguesia e do concelho, que envolva a Barrinha, a orla costeira e os cordões dunares e o extenso corredor verde que liga todo o concelho.


5 - Por fim, deixe uma derradeira mensagem aos eleitores, na qual tentará mostrar argumentos para cativar a sua confiança.

Aos eleitores, a nossa primeira palavra é votem. Façam-se ouvir, usem a vossa força! E se não se identificam com nenhuma candidatura, constituam-se alternativa. A maior consequência de nos abstermos da intervenção cívica, social e política é sermos governados por quem não queremos. A participação cívica e política não se esgota no voto, mas o voto é essencial nessa participação.
Posto isto, apelo ao voto na nossa candidatura. Temos uma estratégia e um projeto para Esmoriz. Não prometemos grandes obras nem que ultrapassaremos as nossas competências. Mas temos medidas concretizáveis e comprometemo-nos a defender e a tentar implementar o nosso programa, seja no executivo, seja na assembleia de freguesia, como de resto temos vindo a fazer. Estamos dispostos também a ser os defensores dos Esmorizenses contra o assalto de que têm sido alvo, levado a cabo por este governo, em nome dos interesses dos principais responsáveis desta crise. O papel dos órgãos políticos é representar os cidadãos perante os interesses externos e não o contrário. Contra o ataque nacional, medidas locais. 


Eduardo Ferreira
(14-09-2013)



Imagem nº 1 - Eduardo Ferreira encabeça uma lista jovem, desejosa de intervir nas questões ambientais e de lazer para a sociedade esmorizense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário