sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O que os candidatos à Junta de Freguesia de Esmoriz disseram no debate...




Imagem nº 1 - A Rádio Voz de Esmoriz transmitiu o debate do ano com os candidatos à Junta de Freguesia.




Imagem nº 2 - Galhardete com o Brasão de Esmoriz.
Foto retirada da Página de Vicente Oliveira no Facebook



Eduardo Ferreira (BE) - Argumenta que tem a seu favor o espírito de equipa, condena o mau ambiente das Assembleias de Freguesia e defende uma atitude mais positiva. Relembra o trabalho positivo desempenhado por Carlos Jorge Ferreira, membro cessante eleito pelo Bloco de Esquerda. Refere que o desenvolvimento de Esmoriz tem sido assimétrico. Lamenta a ausência de saneamento básico e o esquecimento em torno do Campo das Vacas. Salienta que Esmoriz tem muito potencial, nomeadamente no ecoturismo, indústria, na força das suas colectividades... Aposta na renegociação da verba inerente ao Protocolo de Delegação de Competências da Câmara Municipal de Ovar que deve privilegiar a Cidade de Esmoriz. Defende a implementação de novas mesas de voto e o apoio à Terceira Idade (inclusão social), disponibilização online de documentos relacionados com a gestão da Junta de Freguesia (transparência) e atrair a participação essencial de todos.
Defende a promoção das hortas comunitárias e a troca de manuais escolares, de forma a contrariar as despesas das famílias.
Por fim, apelou ao voto dos cidadãos e alertou ainda para o facto de não haver grandes diferenças entre os partidos a nível nacional e local.


Pedro Miguel França (CDS-PP) - Aposta na necessidade de colaboração da sua força partidária no crescimento sério, defende uma política honesta, recorda que o CDS-PP já não está há 20 anos na Junta de Freguesia, mas Pedro Miguel França assinala que foi com a última presença dos populares na edilidade, que a localidade atingiu o estatuto de Cidade, entre outros feitos importantes. Mantém a ideia de que Esmoriz nos últimos anos tem estado parado no tempo. Lamenta o mau estado das ruas e passeios, a inexistência dum parque infantil no Centro da Cidade, salienta o défice de Sinalética, defende a construção dum Museu, critica a pouca afluência na Biblioteca dos Castanheiros, lamenta a inexistência dum lar de idosos, expõe a necessidade de ser intervir no saneamento, diz que o Campo das Vacas tornou-se num bluff! Conclui ainda que o CDS-PP é a única equipa de consenso! Alertou para a necessidade de se apostar no tratamento do jardim em redor da Capela da Penha, na promoção da indústria do turismo, trazer o circuito nacional de voleibol de Praia para Esmoriz, criar uma feira de artesanato e gastronomia. Referiu ainda que houve quem aproveitasse este debate para lavar roupa suja, criticando a postura de alguns concorrentes. Por fim, Pedro Miguel França fez juras de amor à cidade e deseja contribuir, com o seu melhor, para atingir as metas desejadas para a cidade.


António Bebiano (PSD) - Ressalvou os 8 meses de trabalho positivo do actual executivo (edifício da Junta remodelado, Universidade Sénior, arranjos nos jardins da Junta e nas rotundas da Avenida Raimundo Rodrigues, apoio às colectividades, criação das Marés Musicais e da Festa da Sardinha, descentralização das assembleias de freguesia, pagamento de algumas dívidas às colectividades...) e acredita que pode fazer muito mais nos próximos quatro anos. Lamenta que a Câmara Municipal de Ovar nem sempre dê a devida atenção à Cidade que poderia ser perfeitamente sede de Concelho. Deseja criar conforto e qualidade de vida na Cidade, quer reforçar o tecido empresarial, apostar no saneamento básico, criar um parque infantil e de convívio para idosos, ampliar o cemitério, criar o Museu da Tanoaria, elaborar um novo plano de urbanização em parceria com a Câmara Municipal de Ovar, criar novos passadiços na Praia de Esmoriz, exigir maiores verbas no Protocolo de Delegação de Competências, dinamizar o EsmorizTur, reforçar e melhorar os sistemas de limpeza e recolha de lixo na Cidade. Garante que terá sempre a porta aberta para receber as recomendações, sugestões e críticas dos cidadãos. Deseja criar ainda o portal electrónico da Cidade de Esmoriz e premiar o mérito das colectividades, garantindo um tratamento diferenciado às IPSS que devem seguir mais de perto as dificuldades das famílias esmorizenses causadas pela actual conjuntura.
Em jeito de conclusão, deixou um apelo ao voto para que as pessoas se façam ouvir e voltou a mencionar que, em 8 meses, o Executivo fez obra e que a cidade não pode parar agora!


Rosário Relva (GIPE) - Cita o trabalho que desenvolveu, enquanto ex-Presidente da Junta de Freguesia, nos seus 3 anos de mandato, nomeadamente pagamentos de dívidas aos fornecedores (fala em mais 400 00 euros) e colectividades, regularização contratual dos funcionários, requalificação do espaço do Monumento do Tanoeiro e do Largo de São João. Em relação aos seus projectos, defende a criação imediata dum parque para crianças e idosos e dum gabinete social. Aposta na criação do Museu da Tanoaria e na protecção do Mercado Tradicional. Reivindica que tem o conhecimento total da realidade e salienta que possui uma equipa dinâmica. Defende uma maior pressão sobre a Câmara Municipal de Ovar, para conseguir o melhor para a Cidade, nomeadamente a reabilitação do EsmorizTur (Casa da Cultura) e de algumas ruas. A nível estatal, procurará pressionar as entidades superiores nos dossiers da Barrinha de Esmoriz e da ameaça marítima na orla costeira. Quer estabelecer a melhor relação com os esmorizenses, procurando actividades culturais e de lazer.
Defende que se tem de fazer justiça, pois argumenta que o PS e o PSD lhe fizeram a vida negra, impedindo o término do seu anterior mandato e de não lhe terem permitido a recontagem dos votos nas passadas Intercalares. Rosário Relva apela ainda o voto na sua lista, pois reivindica um grande amor pela terra.


José Manuel Sá (PS) - Defende acções para o desenvolvimento global da cidade e também da valorização das pessoas. Argumenta que tem visão para colocar Esmoriz no caminho certo, tratando com equidade todos os esmorizenses. Aposta numa equipa multidisciplinar que quer dar voz a todos os esmorizenses, durante os 4 anos que se seguirão! Reconhece que Esmoriz tem diversas potencialidades, embora esteja parado no tempo. Argumenta que existe falta de limpeza ou de higiene na cidade, isto para além de salientar que os lavadouros estão mal cuidados, lamenta a limitação de espaços para as crianças, critica a falta de sinalética. Aposta na reabilitação da zona da Praia, e na criação dum espaço Multi-Usos na Feira da Revenda, quer fomentar iniciativas de carácter educativo, manter a cidade limpa, criar estruturas e equipamentos para as pessoas idosas e com limitações físicas, transformar terrenos abandonados em hortas comunitárias, apostar numa rede de transportes na época balnear que opere junto às linhas de estação, de forma a trazer mais pessoas à nossa praia. Zela pelo diálogo, indo ao encontro das pessoas, mantendo um contacto estreito com as escolas, empresários e a Igreja. Só assim se podem identificar os problemas, e depois passar à resolução dos mesmos.



Albino Silva (CDU)- Ressalva a experiência profissional que detém. Argumenta que tem uma equipa trabalhadora. Não garante promessas que não pode cumprir, mas procurará defender, ao máximo, os interesses do povo. Lamenta a ausência de saneamento básico, os arruamentos de Terceiro Mundo (salienta os casos da rua da Estação e da Rua Manuel Valente), defende maior atenção sobre a habitação social, critica a ausência de garra dos autarcas no desassoreamento da Barrinha, e salienta que a Freguesia mergulhou no marasmo. Defendeu ainda mais bom senso, humildade e acima de tudo, a verdade nas discussões políticas em torno da cidade. Para Albino, a qualidade de vida da população é a meta essencial a atingir. Neste sentido, defende a concretização da Habitação Social. Pretende colocar uma mesa de voto na Praia para evitar situações polémicas de alegados transportes. Refere que todos os candidatos e eleitores devem unir os esforços para oferecerem o seu melhor à cidade. Defende a manutenção dos serviços públicos, alegando que a CDU é a melhor aliada para combater as intenções do actual governo, acusando os restantes partidos de não terem conseguido o desenvolvimento suficiente para a cidade nas últimas décadas, envolvendo-se estes em contradições. A CDU diz que é a única força política sem responsabilidades no limitado crescimento de Esmoriz.



Nota: O auditório estava muito cheio e assistiu a todo este debate. Houve ainda acusações pessoais entre candidatos e até algumas situações bizarras, mas não decidi publicar pois está na altura de entrarmos num período de mais acalmia, o que contribuirá para uma reflexão pacífica. Publicamos apenas aquilo que foi realmente construtivo neste debate. Por fim, é meritório elogiar esta iniciativa feliz da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, liderada por Carlos Alves.
O debate pode ser ouvido na íntegra em: http://www.mixcloud.com/AudioNR/debate-rve-jf-de-esmoriz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário