terça-feira, 10 de setembro de 2013

Homenagem ao Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente - "O Autarca" da autoria do Cusco de Esmoriz

Ontem estava a fazer zapping, e fiquei extremamente decepcionado com a Nova Série da TVI - I Love it, uma espécie de Morangos com Açúcar. Não tem qualquer fim educativo e, por isso, peguei no comando e deixei o canal da Liliane Marise e reparei que na RTP 2, estava a dar uma série sobre os principais livros ou obras que foram realizadas no nosso país. Neste caso, estava a dar um documentário sobre Gil Vicente (1465-1536), o escritor português que mais admirei. É na sua postura satírica e humorística que me revejo, e por isso, os meus textos ilustram parcialmente a sua forma de escrever. De facto, é a rir que se corrigem os costumes. Por isso, confesso-me um grande admirador da obra "Auto da Barca do Inferno" que tive a oportunidade de ler, enquanto frequentava a escola. Se a maior parte das personagens iria parar ao Inferno (Fidalgo, Juiz, Onzeneiro, Alcoviteiro, Enforcado, Sapateiro), eis que só o Parvo e os Quatro Cavaleiros (Mártires da Causa Cristã) teriam o acesso ao Paraíso. 
Se Gil Vicente vivesse nos dias de hoje, será que ele continuaria a mandar quase toda a gente para o pé de Lúcifer? É uma questão à qual não tenho resposta, mas cada um fará a sua leitura.
Como forma de o homenagear, decidi apresentar uma cena, na qual o visitante é o Autarca. É claro que nem todos os autarcas são iguais. Como em tudo, há bons e maus políticos (estes últimos parecem estar em clara maioria neste País). O objectivo passa por identificar defeitos na Sociedade, corrigindo-os a partir do humor e da sátira. Espero que apreciem!



O Autarca


Estava o Autarca a entrar no Além, quando:

Diabo - Quem vem aí?
Autarca - É o Autarca que vai revolucionar este Novo Mundo.
Diabo - Demagogo! Entra já aqui na minha barca?
Autarca - Eu recuso-me a entrar nessa vil barca. Sempre fui católico e ofereci muitas esmolas nas eucaristias. Por isso, não tenho de entrar aí! Para além disso, trate-me por Doutor, pois tenho um currículo académico e profissional invejável! 
Diabo - Ah ah ah! Doutor, o tanas! Os teus pecados goleiam os teus feitos de carreira! Entra aqui e não te arrependerás! Decerto que reconhecerás muitos dos teus colegas e depois já podem exercer os vossos vícios no Inferno!
Autarca - Cala-te Demónio! Se continuas a desrespeitar-me assim e se o meu Médico, um grande especialista, conseguir ressuscitar o meu corpo na Terra, eu vou fazer queixa de ti ao Tribunal Constitucional! Vou tentar a minha sorte na outra barca. 


O Autarca chega, de forma convencida e altiva, à barca do Anjo, confiante na sua Salvação:

Autarca - Posso entrar nessa barca?
Anjo - Aqui só entram pessoas de bem. Só uma minoria de políticos teve esse privilégio! Contudo, não é o teu caso.
Autarca - Mas eu frequentava, de vez em quando, as eucaristias e grandes cerimónias religiosas, e ofereci algum dinheiro à Igreja. Deixe-me entrar que eu prometo realizar obra no Paraíso! Se quiserem, eu tenho aqui uns trocos e posso pagar a minha entrada na barca?
Anjo - Estou a ver que não perdestes o jeito. Fazes promessas que não podes cumprir e ainda tentas comprar a entrada num espaço divino. Aqui o teu dinheiro não conta para nada! É o vil metal dos seres humanos que ficará reduzido a pó! Fostes às Missas e às Grandes Cerimónias, durante o período pré-eleitoral ou em alturas-chave, de forma a ficardes bem visto e conseguirdes assim alguns votos a teu favor! A parte das esmolas só te serviu para assegurar mais protagonismo. Agora diz-me tu - Quantas vezes desrespeitaste os limites de mandatos autárquicos, em vez de dares a vez aos mais jovens? Quantas vezes, foste acusado de não teres gerido da forma mais transparente ou justa os dinheiros públicos? Tens ideia das inúmeras promessas que não cumpriste? E as dívidas que deixaste às regiões que presidiste? E aqueles que não quisestes empregar por mérito, preferindo antes colocar "cunhas" para beneficiardes os teus amigos? Não, não te posso deixar entrar. 
Autarca - Por favor, fale com o São Pedro e arranje-me uma Pena Suspensa para que eu possa entrar. Eu até tenho boa imagem e umas asas de Anjo ficavam-me seguramente muito bem!
Anjo - Para além disto tudo, também és egocêntrico e convencido. No juízo divino, não há penas suspensas nem recursos. Nem precisamos de testemunhas. Nós observamos tudo!


O Autarca resignado foi à Barca do Diabo, ciente do seu destino:

Autarca - Infelizmente, tenho de ir nessa barca. Mas só aceito ir na tribuna VIP e já agora não arranjas umas companheiras que atenuem o meu triste fado.
Diabo - Aqui o Berzebu resolve tudo! Entra meu filho, muitos companheiros teus estão à tua espera!

E assim o Autarca do Século XXI teve a mesma sorte que muitas das personagens-tipo da obra de Gil Vicente. É claro que não pensamos em nenhuma pessoa em concreto na redação deste texto. Incluímos, sim, a junção dos mais variados defeitos de quem ocupa estes cargos públicos.
É claro que há boas excepções, isto é, aqueles que fazem parte da minoria digna de entrar nos Céus na obra de Gil Vicente! Se calhar, até temos alguns na nossa região... Ao menos, isso!
Com este texto, não pretendemos ofender ninguém, mas sim criticar os defeitos sociais, imitando e homenageando esse grande escritor que foi Gil Vicente!



Imagem nº 1 - A minha homenagem ao Gil Vicente, um dos vultos da nossa Literatura.

2 comentários:

  1. Olá
    Tambem eu sou assistente assíduo desse programa Da Dois....muito bom,até porque nese horário, a concorrência é do pior.

    No meu tempo, o livro de Gil Vicente chamava-se Auto da Barca do Inferno....
    Pelos vistos, os anos passaram e o título mudou.
    Sinais dos tempos...

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto

      Gralha minha. Já corrigi. Obrigado pela correção!

      Um abraço

      Excluir