segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Especial Autárquicas XI - A interpretação possível do Cusco sobre o Município de Ovar

Em primeiro lugar, ninguém pode colocar em causa a vitória geral do PSD no Concelho de Ovar, uma excepção à regra tendo em conta a realidade nacional destas autárquicas. Não só reconquistaram a autarquia ao fim de 20 anos, como cimentaram uma nova hegemonia em Esmoriz, segunda localidade mais importante. Mantiveram um resultado confortável em Cortegaça (com Sérgio Vicente) e asseguraram a maior surpresa da noite em Maceda (Miguel Silva). 
Os socialistas apenas garantem para si a União de Freguesias (é necessário salientar que são 4 localidades com indiscutível relevo - Arada, Ovar, São Vicente e São João - o vencedor foi Bruno Oliveira) e Válega (Jaime Almeida). Mesmo assim, os socialistas saíram derrotados, pois os resultados verificados em Esmoriz, Cortegaça e Maceda foram desastrosos. 
Na Câmara Municipal, venceu Salvador Malheiro que terminou com a hegemonia socialista que já durava há 20 anos! O seu carisma, forma de estar e imagem cativaram milhares de votos. Mais do que tudo, foi uma escolha consensual no seio do partido. Este engenheiro e professor catedrático recolheu mais votos em Esmoriz (na sua terra natal, conseguiu vencer com 62 % face aos 22, 5 % dos socialistas), em Cortegaça (localidade onde reside, alcançou 56 % contra 27 % do PS), em Maceda (46% contra 37% dos socialistas)
No total, venceu com 44% dos votos contra 35 % de Vítor Ferreira (PS). Na Assembleia Municipal, Pedro Braga da Cruz (PSD) também venceu com uma vantagem de 5 %!
Por seu turno, Vítor Ferreira teve mais apoio da União de Freguesias de Ovar (38% para os socialistas contra os 36 % confiados em Salvador Malheiro) e, sobretudo, de Válega (localidade já com tradição socialista e que permitiu ao candidato socialista à Câmara obter quase 50 % contra 34 % do candidato social-democrata). Mas não foi suficiente para se aproximar do seu adversário principal!
Vamos por partes - a recém-criada União de Freguesias de Ovar, na sequência da reforma contestada e polémica do Governo de Passos Coelho (PSD), poderá não ter sido bem digerida pelos habitantes destas localidades que penalizaram sobretudo Joaquim Barbosa (um candidato reputado, representante das cores sociais-democratas) e parcialmente, Salvador Malheiro. O bairrismo poderá ter falado mais alto, e este terá sido o único impacto da realidade nacional (nada favorável ao PSD) na nova conjuntura política do concelho de Ovar. 
No meu entender, o Partido Socialista perde estas eleições, porque não lidou nada bem com a saída de Manuel de Oliveira (se este tivesse continuado, se calhar a história teria sido muito diferente). Nos últimos 4 anos, o PS apresentou obra, mas não aprendeu nada com a lição que já se tinha verificado em Esmoriz, segunda cidade mais importante do Município. As divisões ou dissensões falaram novamente mais alto. 
Vítor Ferreira poderia não ser um líder consensual (dada a sua passagem recente pelo Bloco de Esquerda), mas não pode nem deve ser o bode expiatório ou o culpado de todos os males. O abandono de nomes conceituados, nomeadamente de José Américo que surpreendeu muita gente, demonstra que os socialistas, ao contrário dos sociais-democratas, não souberam estar unidos nos momentos decisivos. Por outras palavras, não conseguiram aproveitar a grande obra realizada por Manuel de Oliveira. Tiveram a maior parte dos trunfos na mão para vencer, mas acabaram por optar pelo caminho da discórdia. O resultado está à vista com o eleitorado a penalizar a candidatura menos unida.
Mesmo assim, e como já disséramos, há-que reconhecer obviamente um grande mérito a Salvador Malheiro, cuja postura é admirável e bastante respeitada pelas comunidades.
A CDU e o BE mantiveram representação na Assembleia Municipal, contando agora ambos com um elemento. O CDS-PP não conseguiu eleger Raul Almeida. 
A abstenção cifrou-se nos 48, 7 %!
Como sempre, há-que dar os parabéns sinceros aos novos vencedores, e respeitar os dignos vencidos. Agora é necessário que todos colaborem em prol do concelho.
As expectativas são agora muito elevadas!
Esperemos que todos estejam à altura dos acontecimentos nos próximos 4 anos!




Imagem nº 1 - Salvador Malheiro festeja um triunfo que deve sobretudo às Freguesias de Esmoriz, Cortegaça e Maceda, onde venceu com margem confortável. Está encontrado o sucessor de Manuel de Oliveira!
Foto retirada do OvarNews - Direitos - Manuel Vitoriano

2 comentários:

  1. Salvador Malheiro, Professor catedrático? O Cusco anda a perder capacidades.
    Salvador Malheiro é de facto Engenheiro e consultor, Doutor em Energia e Combustão pela Universidade de Poitiers (2002). Mestre em Engenharia Mecânica pela FEUP (1997). Pós Graduado em Motores de Combustão Interna no Instituto Francês do Petróleo(1996). Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP (1995).
    É também colaborador do CITAB/UTAD.
    Daí a Professor Catedrático vai uma grande diferença e ele de certeza que odiaria que dissessem que ele é o que ... na realidade não é!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://conferencias.ambienteonline.pt/fotos/noticias/programa_1195054807.pdf

      Abra este ficheiro e veja o final da página 3. Aí aparece: "Salvador Malheiro, Professor Catedrático, UTAD".

      Se é um equívoco, então peço desculpa pelo lapso... mas isso agora também não é o essencial.

      Excluir