domingo, 29 de setembro de 2013

ESPECIAL AUTÁRQUICAS I - Debate no auditório da Junta de Freguesia avaliado como "mediano"

Lançamos uma sondagem na passada sexta-feira, de forma a avaliar a qualidade do debate realizado entre os candidatos à Junta de Freguesia de Esmoriz. Como só houve um dia para votar, só recolhemos a opinião de 18 leitores. 
Os resultados ilustram que a iniciativa foi útil já que a assistência ao evento foi considerável. Mas quer-nos parecer que o debate não será assim tão decisivo como se apregoava. Os indecisos poderão não ter ficado elucidados com o diálogo verificado no debate.
Partilho também da ideia de que o debate, embora tenha contribuído para a partilha de novas ideias e projectos, esteve longe de ser brilhante.
Os resultados atestam a avaliação razoável do debate:



Como qualifica o debate entre os candidatos da Junta de Freguesia de Esmoriz?


a) Muito positivo. A afluência de ideias foi uma realidade indesmentível.
  3 (16%)

b) Valeu pela presença de muito público e postura de alguns candidatos.
  10 (55%)

c) Muito fraquinho. Acusações, divagações e muita "roupa suja lavada"!
  5 (27%)


Votos apurados: 18 
Sondagem fechada 



Imagem nº 1 - O Debate poderá não ter grande influência nos resultados que estarão prestes a ser conhecidos.


Nota: De acordo com relatos de última hora, a abstenção deverá diminuir em Esmoriz face às últimas intercalares (onde rondou quase os 60 %), dado que a presença de várias pessoas jovens e de idade parece ter sido uma realidade. Parece ser um óptimo sinal mas está na altura de esperarmos por dados oficiais relativos à nossa freguesia, que só serão conhecidos após as 20:00!
Interessa ainda salientar que, a nível nacional, e até às 12:00, registava-se um aumento da abstenção. De facto, a afluência às urnas em 2009 foi superior às de 2013, onde se registava a presença de 21, 3% contrastando com os 19, 4 % destas actuais eleições. Há pois um decréscimo de quase 2%, na parte da manhã. Contudo, de tarde, o cenário parece ter-se invertido um pouco. De acordo com as últimas estatísticas, a abstenção cifrou-se entre os 38 e 43%. O povo português respondeu, a meu ver, minimamente bem a este desafio, em tempos de crise.
Mas, acreditem, já falta muito pouco para sabermos quem brilhou nestas eleições!

Nenhum comentário:

Postar um comentário