sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Entrevista do Perfil EsmorizPortugal ao Cusco de Esmoriz

Pelos vistos, houve ainda uma terceira surpresa, depois da entrevista a Isaura Fátima Lopes e do desafio ou questionário que deixamos a todos os candidatos à Junta de Freguesia de Esmoriz. De forma inesperada mas agradável, fui contactado pelo Perfil EsmorizPortugal que me contactou por via Facebook, para a realização de uma entrevista. Não declinei o convite que me foi endereçado e até gostei do questionário! Agradeço, desde já, a iniciativa original do entrevistador, pois confesso que me apanhou desprevenido. A entrevista já foi publicada na rede social, mas como nem todos têm Facebook, decidi transcrevê-la para este blog.





O Convidado da Nossa Entrevista de Hoje é o “Cusco”, criador do Blog “As Cusquices de Esmoriz", um anónimo para muitos no Facebook mas que tem vindo a cativar os seus amigos, a criar amizades e a fazer um excelente trabalho para a Cidade e sua Comunidade. Eu pessoalmente gosto muito do Blog e do Fórum do Cusco, Bons Locais de Informação e Debate Público sobre assuntos de interesse para a Cidade e Esmorizenses. 
Nesta entrevista vamos falar de vários temas, o Blog do Cusco, a Cidade de Esmoriz e um Ligeiro Cheirinho sobre o Cusco, mas sem revelar a sua verdadeira identidade.



1- O que levou o "Cusco" a fazer o blog "As Cusquices de Esmoriz"? Que ambições e planos futuros tem o Cusco para as Cusquices de Esmoriz?


Cusco de Esmoriz - Antes demais, agradeço o seu convite generoso. É bom podermos aqui expor a nossa opinião. Começando pela parte dos planos, já criei várias iniciativas - "abram alas ao cusco", "correio dos comunicados políticos", secção publicitária, correio do leitor, "enigmas do cusco", caminhadas triunfantes, etc... Mas há dois sonhos que gostaria de alcançar e que ainda não atingi: a CUSCO TV (com gravações sobre a Cidade, os espaços mais cativantes, falar da história e da cultura, e claro um programa semanal de 20 ou 25 minutos que seria um mini-telejornal com a actualidade da cidade, mas neste caso, teria que abdicar do meu anonimato, o que, quem sabe, pode acontecer daqui a uns anos ou não. O segundo sonho passaria por apresentar um arquivo impresso de tudo aquilo que escrevi até hoje, de forma a ficar armazenado em grandes plataformas digitais, nomeadamente o Google Docs. ou o Scribd. De qualquer das formas, faço regularmente uma cópia de segurança ao meu blog, para evitar males maiores, mas quero inovar e perpetuar ao máximo o meu trabalho. Estes dois objetivos poderão ser concretizados a médio-longo prazo!


2- Em comparação com o passado recente, como vê a atual realidade Política na Cidade de Esmoriz?

Cusco de Esmoriz: É difícil estabelecer uma comparação entre os variados mandatos da última década. Houve coisas bem feitas, outras mal feitas, e ainda outras por fazer. Acho que Esmoriz viveu um interregno nos primeiros dez anos do século XXI em termos de obra da Junta de Freguesia (nesta questão, só estamos a falar da Cidade!), mas depois melhorou qualquer coisa. As contas voltaram ao normal com o pagamento de muitas dívidas (Rosário Relva e seu Executivo do PS) e tivemos ainda uma Universidade Sénior (é justo elogiar esta brilhante iniciativa da Junta de Freguesia presidida por António Bebiano). Mas é evidente que o mau ambiente nas assembleias é o que mais me preocupa, mas isto já é mesmo assim desde há uns bons anos para cá, só que já houve a agravante de termos umas eleições intercalares porque as pessoas simplesmente não se entendiam. Não é um problema de agora. É quase certo que já denotei melhorias nos últimos meses, mas é preciso que todos os elementos se saibam comportar numa sala. Não vale a pena berrar, gritar, bater com força na mesa, insinuar, provocar... Eu acho que todos, nas reuniões de assembleia ou executivo, devemos ser ESMORIZ e colaborar construtivamente. Quanto à obra realizada pela Junta, confesso que esperava mais desde o ano 2000, mas também reconheço que a nossa entidade local teve dívidas e poucos recursos financeiros para resolver todos os problemas e fazer consequentemente obra. Mas isto não pode servir de desculpa para tudo o que não se realizou em prol da comunidade, pois com entrega e visão, podem fazer-se coisas simples mas importantes sem esbanjar rios de dinheiro - por exemplo, é o caso dos acessos à Junta de Freguesia que foram substancialmente melhorados (boa iniciativa do actual executivo). Houve por isso, melhorias entre 2009/10-2013, sobretudo neste último ano. Para além dos nomes já citados, não poderia deixar de citar também o papel de Manuel de Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que nos proporcionou uma rejuvenescida Avenida da Praia, um Novo Parque do Buçaquinho e ainda uma regeneração urbana da cidade. O Presidente do Concelho referiu mesmo que investiu 7 milhões de euros na Cidade, embora reconheça que a maior parte das verbas tenha origem em fundos comunitários. Mas é obra que foi feita pela Câmara, a Junta de Freguesia tem dependido muito da sua boa vontade (ou falta dela!) nos últimos 15 anos, verdade seja dita!



3- Se o Cusco fosse Presidente da Junta, que projetos e obras tentaria realizar em Esmoriz?


Cusco de Esmoriz: O orçamento anual da Junta de Esmoriz ronda os 500 mil euros, uma boa parte desse dinheiro serve para remunerar os recursos humanos(funcionários). Se formos a ver o que sobra, constatamos que é pouco dinheiro. Não dá para fazer investimentos majestáticos. O meu grande sonho era ver a Barrinha de Esmoriz reabilitada, mas se ocupasse o cargo de Presidente da Junta, só poderia pressionar as instituições superiores e competentes a actuarem no caso, mais do que isso, era difícil. Também gostaria de intervir na construção do novo Bairro Social, na luta contra o avanço do mar e na reabilitação do EsmorizTur, mas a verdade é que a Junta não tem milhões para poder intervir, dependemos sempre da vontade da Câmara Municipal, do Estado ou de fundos comunitários. Lá está só podemos pressionar tais entidades nesses dossier's. Por isso, só podemos realizar pequenas intervenções... mas que podem fazer a diferença, se forem bem pensadas e nas últimas décadas, não se viu muito disso na Cidade. Por isso, eu propunha alguns projectos mais humildes, mas que poderiam fazer a diferença, nomeadamente:

- A Criação dum Portal Electrónico/Página Oficial da Junta na Internet - Com a História, a Cultura, as Tradições, Publicitação de Eventos/Iniciativas da Cidade, Página para recomendações/reclamações dos cidadãos. Teria que ser algo muito bem feito.

- Criar uma plataforma de promoção da Cidade. Por outras palavras, distribuir folhetos ou flyer's turísticos sobre a nossa cidade pelo País, de forma a atrair mais pessoas na altura do Verão. Porque não colocá-los em espaços bastante frequentados no Porto, Aveiro e Coimbra? Esmoriz tem potencial turístico e monumentos admiráveis.

- Construir um pequeno parque de lazer no actual Campo das Vacas (acima da feira da revenda). Aqui poderíamos necessitar de parcerias.

- Assentar um monumento em cima da rotunda que está entre o Campo de Futebol e o Ginásio onde brilha o nosso Voleibol. Aí colocaria duas esculturas, embora separadas, de um jogador de voleibol e outro de futebol, em homenagem aos bons serviços das duas entidades desportivas (Esmoriz Ginásio Clube e Sporting Clube de Esmoriz) que divulgam o nome da cidade pelo país, isto para além de formarem muitos jovens!

- Reforçar o apoio financeiro às nossas boas colectividades, de forma a promover ainda mais e assegurar melhores serviços destes à cidade. Eu acho que eles merecem.

- Apostar mais na limpeza da cidade (há muito lixo espalhado pelo chão!) e até tapar alguns buracos mais problemáticos em certas ruas.

- Organizar uma recolha de variados livros que as famílias já não utilizem, de forma a que sejam colocados na Biblioteca de Esmoriz (Castanheiros) ou nas Escolas. Assim, estaremos a impedir que muitos livros acabem nos contentores do lixo, reabilitando-os e assegurando o seu uso pelo público em geral. Estamos a dotar as nossas instituições culturais com novos meios. 

Estas foram algumas das ideias que me vieram logo à cabeça, mas é evidente que precisava de mais tempo para pensar e repensar a cidade. Importante é promover a Cidade de Esmoriz no Mapa de Portugal. Contudo, não estou interessado no cargo de Presidente, pelo menos, para já... Talvez, lá para 2030, quando estiver na casa dos quarenta anos! Mas tudo dependerá de como as coisas evoluírem até lá... Mas ainda é muito cedo!


4 - Que ponto de situação faz da Cultura em Esmoriz, se tivesse a possibilidade que eventos promoveria na Cidade?


Cusco de Esmoriz: A Cultura em Esmoriz tem várias faces desde o teatro, o folclore, a poesia, a arte xávega, a música até aos programas de alto nível na nossa Rádio. Não vou individualizar e falar em nomes, pois poderia esquecer-me de alguém e seria sempre injusto. Mas sim, há talento em Esmoriz, e por isso, defendo que é vital a reabilitação imediata do EsmorizTur/Casa da Cultura que foi prometida recentemente pela autarquia. Quanto a potenciais eventos culturais, porque não criar uma feira que conciliasse todas as tradições da terra - tanoaria, cordoaria, arte xávega, repletas de demonstrações e palestras de quem exerceu, durante vários anos, estes ofícios???? É só uma sugestão...

5- Alguns Esmorizenses criticam que Esmoriz não é só a Praia. Como vê a situação da Barrinha de Esmoriz, da Zona dos Pescadores, do Campo Grande e Gondesende? 


Cusco de Esmoriz: Esmoriz não é só a Praia, embora esta detenha o maior potencial turístico. Contudo, a Cidade deve ser alvo de intervenções igualitárias para todos os seus habitantes. Na Praia, temos um areal considerável que atrai multidões, boas esplanadas, um parque, e muita animação durante o Verão. Creio que é a parte mais bonita da Cidade, mas esta é apenas a minha opinião. Não é por acaso que recebemos o Estatuto de Praia com Qualidade de Ouro pela Quercus. A zona dos pescadores, merece reparos imediatos. Há situações que chegam a ser muito chatas e a sua segurança perante o avanço impiedoso do mar tem de ser assegurada, custe o que custar. Quanto às zonas do Campo Grande e de Gondesende, reconheço que talvez merecessem maiores intervenções, nomeadamente na rede viária. No caso de Gondesende, gostaria de salientar que há ali uma necrópole (um cemitério antigo que, neste caso, poderá ter 50 ou 60 sepulturas) do tempo dos suevos-visigodos (isto é, dos séculos VI-VII), mas caiu no esquecimento... Porquê? Quando é que a reabilitam? Creio que a estrutura mereceria um estudo arqueológico actualizado. E se a exploração for um sucesso, porque não criar um núcleo museológico?
Sobre a Barrinha, continuo à espera da empresa que recebeu 1,2 milhões de euros para actuar na lagoa. Espero que os autarcas de Ovar não se esqueçam de pressionar quem já recebeu verbas para intervir na nossa menina dos olhos de água!


6 - O Parque Campismo de Esmoriz precisa de intervenção para melhor servir os interesses dos utilizadores? Como vê a possibilidade da construção de um Parque para Caravanas na praia? O Turismo de Caravana/Autocaravana é uma boa aposta em Esmoriz? 


Cusco de Esmoriz: Não estou muito a par dos problemas do Parque de Campismo de Esmoriz. Sei que havia alguns problemas por causa do temporal parcialmente arrasador que ocorreu em inícios de 2013, que causou estragos que até foram noticiados nos principais órgãos de comunicação social. A despesa derivada dos estragos resultantes no Parque de Campismo terá sido enorme, de acordo com dados recolhidos. Provavelmente, necessitará duma modernização a sério, mas existirá verba para dar esse passo? Claro que vejo com bons olhos a construção de um parque para Caravanas, é só mais uma forma de promover o turismo na cidade. Pode ser que muitos fãs dessa prática, se sintam motivados a visitar e investir nesta cidade. Tudo o que for para promover a cidade, é bem vindo.


7- No atual contexto de crise que Portugal atravessa, como vê o atual panorama de Emprego em Esmoriz?

Cusco de Esmoriz: O Desemprego atinge contornos inadmissíveis em Portugal. Em Esmoriz, a situação não deve ser diferente, embora não possua dados em concreto para a nossa localidade. Não é fácil montar negócios nos dias de hoje. As pessoas sentem vontade de sair para as grandes cidades do nosso País, ou emigram até! Isto não está fácil... e as melhorias recentes nas estatísticas do desemprego podem ser facilmente explicadas com uma maior emigração dos jovens e adultos. Não há ainda uma política coerente de combate a este flagelo. É pena... 
Recentemente, vi uma reportagem em que o grosso (isto é, grande parte) dos bombeiros que lutam contra os malditos incêndios é constituído por jovens e desempregados, esquecidos nos últimos anos pelos governos que estão à frente do País... Porquê?



8- Como sei pouco do Cusco, somente que gosta de comer bem e um apaixonado pela sua terra natal, vou colocar algumas questões para o conhecermos melhor. O seu grande sonho na vida? Se ganhasse o Euromilhões que estravagância faria? Prato Favorito? Filme Favorito? Grupo de Música Favorito? Carro? Marca de Roupa? Local de Férias? Clube Favorito? E a última, Tipo de Mulher?

Cusco de Esmoriz: Sim, adoro a gastronomia. Sou doido por francesinhas, pregos no prato, esparguete à bolonhesa. Adoro chocolate! O meu sonho na vida era ser um escritor conhecido mundialmente. Ainda não cheguei lá, mas vamos ver, se não editarei um livro épico no futuro. Se ganhasse o EuroMilhões, mandava fazer uma ilha artificial à frente de Esmoriz, com sistema de diques, e com uns arranha-céus aos do nível do Dubai. A ilha teria uma praia exótica e piscinas de luxo! Sim essa seria a maior loucura que faria! Mas precisaria duns biliões para concretizar o projecto! Ao menos, reconheçam que sou mais imaginativo do que o Lorenzo Carvalho! 
Em relação ao filme favorito, depende do género. Adoro os de comédia, nomeadamente o filme "BlackKnight" com a presença de Martin Lawrence que se faz passar por um empregado da época contemporânea que acaba por ser enviado para a Idade Média, contrastando com uma realidade mais difícil. Em termos de acção, gostei muito do Senhor dos Anéis e do 2012 ("Fim do Mundo"). Na área mais sentimental, gostei da "Missão", um clássico! Em termos de música, tenho vários ídolos que aprecio constantemente: David Guetta, Swedish House Mafia, Enigma, Era, Vangelis, Black Eyed Peas e muitos mais. Gosto de tudo um pouco! O meu local de férias é obviamente Esmoriz. Haverá melhor local do que investir na nossa terra de origem, onde conhecemos bem a simpatia das pessoas para connosco? 
Os meus clubes são: o Sporting Clube de Esmoriz, no qual fiz formação nas camadas jovens, e o Esmoriz Ginásio Clube, instituição que já conseguiu vários títulos nacionais, em séniores e nas camadas jovens (voleibol), sem esquecer as medalhas no Taekwondo.
Bem, quanto ao tipo de mulher, e ao contrário dos casos anteriores, confesso que sou mais esquisito e exigente. Gosto da beleza feminina exterior e interior, mas encontrar as duas conjugadas, não é nada fácil! Eu sei que existe, mas terei que ser mais cusco e utilizar uns binóculos de maior qualidade. Mas também é verdade que eu sou um tipo incrivelmente difícil de aturar. Por isso, faço um "mea culpa". eh eh eh Assim termina a entrevista. Gostei imenso do convite. Um abraço a todos os leitores e ao promotor da entrevista!


Obrigado Cusco, também pela sua participação, que continue por muito tempo e com sucesso o seu trabalho, que alcance as suas metas e que os sonhos se tornem realidade. E terminamos, por hoje, muito obrigado a todos os leitores pela participação e até já…


EsmorizPortugal




Imagem nº 1 - Retracto Fictício do Cusco de Esmoriz que voltou a brilhar, desta feita na qualidade de entrevistado.
Retirada da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário