sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Bronca nas Camadas Jovens do SC Esmoriz

De acordo com fonte anónima, temos a informação de que um Treinador dos Juvenis do Sporting Clube de Esmoriz foi demitido, de forma paradoxal, segundo nos informaram. Ao que parece terá sido exposto pelo Coordenador à frente de jogadores e adeptos. O Treinador, para além de se sentir lesado à frente do público, acabou por ser despedido. O Director do Clube e Seccionista dos Juvenis reprovou a postura do Coordenador e terá também apresentado a sua demissão. A situação parece ter ganho contornos externos com os juvenis a equacionarem a hipótese de recusa em representarem o clube, isto quando os campeonatos dos mais jovens devem estar prestes a começar.
É claro que vos estou a vender a História pelo mesmo preço que a comprei! Seria interessante saber mais opiniões ou versões do que se passou, nomeadamente a posição oficial do Clube perante o sucedido.
Estas polémicas e conflitos costumam, por vezes, acontecer nas camadas jovens de qualquer clube, pois é natural que existam dirigentes com pensamentos e ideias diferentes e por isso, há choques que, por vezes, são incontornáveis, mas que devem ser resolvidos com uma conversa particular em privado.
Há cerca de 10 anos atrás, eu fui atleta do Sporting Clube de Esmoriz nas Camadas Jovens. Costumava ser suplente (apesar de ter jogado uma época a titular), mas isso acontecia porque não tinha qualidade suficiente para mais. Mesmo assim, testemunhei algumas polémicas a nível interno. Falava-se na altura que o filho da Família X tinha sempre de jogar, enquanto outros, talvez em melhor forma, eram encostados. Houve inclusive um treinador que, na altura, bateu com a porta e ao que tudo indica, foi por causa disso.  Mas eu reconheço que isto é um fenómeno generalizado a quase todos os clubes, independentemente da modalidade, o que é pena! Apesar de estar atento aos resultados dos séniores, eu desconheço se este tipo de situações continuam a verificar-se nas secções mais jovens. Oxalá que não, pois será sinal de que a instituição deu finalmente um passo evolutivo. Num clube com tradição, não deveria haver lugares marcados, pelo menos, no meu entender!
Quanto ao caso mais recente que indiquei em cima, não consegui apurar os verdadeiros motivos da ruptura entre Coordenador e Treinador/Director. Era, de facto, essencial conhecer todas as versões para que cada leitor faça a sua interpretação. De qualquer das formas, o assunto não foi resolvido da forma mais sensata.
Por isso, polémicas e conflitos existem sempre a nível interno, até nos grandes clubes. Mas acima de tudo, os dirigentes terão que saber lidar e resolver a bem as situações (bom temperamento nunca fez mal a ninguém!), não deixando que estas histórias, que desprestigiam o clube, passem cá para fora.
Por fim, e apesar desta polémica, continuo a ter muitas esperanças que os Séniores do SC Esmoriz irão realizar uma boa época. Espero que consigam aproximar-se dos lugares da subida e dignifiquem a Terra que representam, algo que fizeram, com mestria, na época anterior. Deixo ainda uma saudação efusiva ao Presidente do Clube, o Sr. José Vasconcelos que tem proporcionado uma obra material e desportiva (embora sempre com a ajuda dos incansáveis patrocinadores, os quais já referimos por várias vezes) ao clube, impedindo que o mesmo desapareça.
Um bem-haja a todos, mas há-que evitar situações chatas como as de cima. Defendo que a psicologia no futebol é muito importante. Nada se resolve aos berros, mas sim com conversas em particular sem prejudicar o grupo de trabalho! É esta a principal mensagem que queria fazer passar! Necessitamos sim de harmonia nos balneários dos Séniores e das Camadas Jovens!




Tiago Silva (do canto esquerdo) e seu adjunto - Sérgio Madureira (do lado direito) foram oficializados para a nova época no dia 27 de Julho, de acordo com a Página Oficial do SC Esmoriz no Facebook, mas só realizaram praticamente a pré-época da nova temporada, terminando o seu percurso em inícios de Setembro. Falta apurar os motivos que levaram a esta situação insólita.
Imagem retirada da Página Oficial do SC Esmoriz no Facebook

2 comentários:

  1. Desculpem me a frontalidade mas começa a ser "nojenta" a perseguição que alguns sectores da sociedade esmorizense, estão a fazer ao SC Esmoriz. Esta notícia contêm uma série de inverdades, que eu pelo menos sei bem de onde vieram. Mas isso compete aos responsáveis do clube tomarem uma atitude.
    Para mim, os homens passam, o clube fica.

    Sócio Há mais de 25 anos!

    António Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro António Pereira,

      Qual perseguição??? Minha, não é de certeza. Tenho elogiado os feitos desportivos do clube ano após ano, mas isso não me impede de relatar coisas menos boas que acontecem.
      Neste momento, posso garantir-lhe que, antes de eu publicar esta notícia, já não se falava de outra coisa no Facebook.
      Os atletas (não vou citar nomes) estão indignados e queixam-se inclusive do clube não lhes ceder a carta para prosseguirem a carreira em clubes vizinhos, já que querem sair em solidariedade com o ex-treinador.
      Se há inverdades nesta história, então que os dirigentes do clube enviem a sua versão e decerto que publicarei aqui no blog.
      Mas o mais indicado seria que Presidente, Coordenador, Director e Treinador dos Juvenis se sentassem à mesa como gente crescida e chegassem a um consenso, sob pena de ficarmos sem equipa de juvenis!

      Os melhores cumprimentos

      Excluir