quarta-feira, 4 de setembro de 2013

10 Perguntas, 10 Perspectivas com Isaura Fátima Lopes

Conforme foi combinado, o nosso blog assegurou a realização da entrevista tão prometida deste Verão. A convidada, mais votada numa sondagem realizada para o efeito, foi Isaura Fátima Lopes, elemento cessante do GIPE na Assembleia de Freguesia. Agradecemos, desde já, a sua total disponibilidade. Aliás, logo que enviamos as questões por via electrónica, as respostas surgiram com a maior brevidade possível e, por isso mesmo, podemos hoje apresentar a perspectiva de Isaura Fátima Lopes. É claro que alguns pontos abordados poderão ser polémicos, merecendo a concordância ou discordância dos leitores, pois cada um fará a sua leitura subjectiva.
Nós asseguramos a responsabilidade pelas 10 questões, já que nenhum leitor se prontificou a elaborar qualquer interrogação. Por seu turno, a responsabilidade das respostas cabe, como sempre, exclusivamente ao entrevistado, à semelhança do que acontece, como por exemplo, com o Correio do Leitor.
De qualquer das formas, Isaura Fátima Lopes proporcionou-nos sugestões bastante interessantes e focos de intervenção necessários para que Esmoriz possa prosperar. Acima de tudo, é a sua perspectiva que é aqui revelada!
Ao abrigo da liberdade de expressão, publicaremos assim as suas perspectivas/opiniões sobre diversas temáticas. Mais uma vez, agradecemos a importante participação da entrevistada, isto para além, de felicitar todos os leitores que participaram nas votações que ditaram a seleção da personalidade.


1- Bom Dia. É com muito agrado que a temos aqui para responder às nossas questões com frontalidade. Isaura Fátima Lopes, fale-nos então um pouco da sua carreira académica e profissional. Por outras palavras, faça uma apresentação sintetizada dos seus principais feitos.

Isaura: A minha vida académica é muito simples, andei na escola da Lomba, realizei exame de admissão à Aurélia de Sousa e ao liceu Rainha Santa Isabel e optei pelo Liceu Rainha Santa Isabel onde conclui os meus estudos, houve um longo interregno em que eu não estudei, mas mais tarde retomei a aprendizagem. Fiz o décimo segundo ano no externato D.Dinis, concorri à universidade onde entrei em Engenharia Química, não concluindo o curso por motivos pessoais , mas também não falta muito... 
A nível profissional, fui gerente de uma cooperativa e fui responsável de laboratório de análises químicas, tive uma formação dada pela Westfalia, especificamente em águas , óleos e gorduras alimentares. Passado algum tempo acumulei ao cargo anterior o de responsável da refinaria. Este meu trabalho foi muito gratificante não só a nível monetário( Estamos em 2013 os professores , os enfermeiros ainda não chegaram ao ordenado que eu desfrutava em 1991) como estive numa aprendizagem constante, em formações, em palestras, em simpósios, não só em Portugal como no estrangeiro. Orgulho-me de ter trabalhado nesta firma e de ter uma excelente equipa desde a administração até à senhora de limpeza. Aqui vão-me perdoar mas tenho que fazer este aparte. Quero agradecer ao meu patrão Domingos Francisco por ter acreditado sempre nas minhas capacidades, também a todas as pessoas que trabalharam comigo; eu sei que fui uma privilegiada em todos os sentidos da palavra , mas eles também tiveram sempre uma amiga e eles sabem! A firma deu à falência em 1998 (ao fim de 22 anos de serviço) não porque não vendêssemos o produto, mas infelizmente quando as firmas são familiares dão quase sempre mau resultado. Fui convidada para ser gerente de o Charco( o Charco é restaurante, salão de chá , tem fabrico próprio e pertence ao meu antigo patrão, mas por motivos pessoais não aceitei). 
Como não sei estar parada e adorava ter um curso de flores, plantas e vitrinismo, resolvi tirá-lo, o qual me veio a ser bastante útil porque eu fui proprietária numa loja em Esmoriz onde tinha flores, plantas, produtos químicos, etc... Já não a tenho por motivos que as minhas amigas e amigos sabem, sim porque eu não fiz clientes fiz amigos. 
Felizmente eu não sei parar e fui tirar mais dois cursos, um na zona verde de fitofarmacêuticos e outro de cultura biológica.


2- Quais são os seus passatempos preferidos?


Isaura: Passatempos eu não tenho muitos, gosto de ler e escrever, mas não acho que se possa dizer que é um passatempo - adoro viajar, quando viajo, gosto de conhecer os costumes da cidade ou do país, gosto de visitar museus, enfim gosto de me inteirar de tudo o que me rodeia. Eu costumo dizer que nasci para satisfazer a minha grande necessidade e a minha grande necessidade é uma aprendizagem constante, portanto nos meus passatempos eu englobo essa aprendizagem.



3- Em relação a Esmoriz, lembra-se de ter participado numa iniciativa que tivesse favorecido os interesses da cidade?


Isaura: Não, nunca participei directamente em nenhuma iniciativa, mas sou mulher de um homem que já foi bombeiro em Esmoriz e jogador de futebol no SCE e filha de um homem que foi presidente do SCE. Eu vim para Esmoriz com 13 anos, o meu pai era sócio de uma agência de viagens a Oceania juntamente com David Neto e o Sr Monteiro, estivemos mais ou menos cinco anos em Esmoriz e depois regressamos ao Porto e só muito recentemente é que voltei.


4- Que projectos considera mais urgentes para a localidade?


Isaura: Eu sou uma pessoa ambiciosa em relação à cidade de Esmoriz. Adorava ver o problema da nossa Barrinha resolvido e não só, porque no meu entender é tão importante a drenagem da barrinha como dos terrenos adjacentes a esta. Por um lado, eu penso e quero acreditar que se vai resolver, mas isto é o meu lado otimista a falar, vendo bem a situação acho que existem muitos interesses em não se resolver esta catástrofe ecológica. No meu entender, a Barrinha é das coisas mais importantes para esta cidade, porque ia ser um pólo turístico muito grande... 
Merecíamos uma universidade porque Esmoriz encontra-se geograficamente a meio de Aveiro e Porto e temos uma população com uma densidade demográfica elevada...........Deixemos os sonhos e vamos para a realidade. 
Precisamos urgentemente de um lar de idosos, os nossos idosos estão a ser deslocados para longe, muitas vezes os familiares não têm transportes para os visitar. Os nossos idosos que tanto nos deram vão ficar abandonados, rejeitados! Porque não resolver esta situação? Eu considero uma situação grave, há-que ter respeito e carinho por quem tanto deu a esta sociedade. Precisamos urgentemente de um parque interativo para crianças e adultos, a interatividade entre crianças e avós é de uma riqueza enorme, é uma constante aprendizagem para ambos os lados e mais do que nunca precisamos dessa partilha....
A praça, tem que haver coragem de a deslocar para outro sítio, até porque perto da praça existe uma capela mortuária e há-que ter respeito pelos mortos e seus familiares, e para terminar penso que existe uma grande falha nesta cidade, temos uma grande instituição que Esmoriz se orgulha, mas no qual está em grande falta para com essa instituição o Sr presidente da Junta de Esmoriz faça-me um grande favor, construa um monumento aos bombeiros que tanto merecem, acho que não podemos deixá-los no esquecimento colossal.


5- No ano de 2009, integrou a equipa do PS liderada por Rosário Relva, a pedido desta. Apesar da vitória eleitoral, as divisões internas foram claras, mas acha que tudo foi desastroso ou ainda se fez alguma coisa pela Cidade?


Isaura: Fez-se, claro que sim, se dissesse o contrário estava a escamotear a verdade. Pagaram-se dívidas, não todas mas a maior parte delas. A JFE estava muito endividada e por isso, era fundamental para a junta o pagamento dessas dívidas. O que não se pode dizer é que foi só Rosário Relva quem pagou as dívidas. Foi ela e o seu executivo, sem eles, ela não fazia nada. Obra na cidade de Esmoriz não realizamos, pelo menos que fosse relevante.


6- Nesse momento, apoiou Rosário Relva mesmo contando com a oposição de Justino Monteiro e Jerónimo Alves. Arrepende-se de tal postura ou voltaria a fazer o mesmo?

Isaura: Esta pergunta é das mais ingratas de responder. É evidente que sabendo o que eu sei hoje jamais apoiaria Rosário Relva, mas naquela altura nada me fazia antever que esta senhora é um diabinho apimentado; portanto sendo eu uma pessoa de princípios, sendo coerente com as minhas decisões, sendo eu uma pessoa que quando me meto nas coisas é para levar até ao fim, Rosário Relva tinha todo o meu apoio e teria até que me provasse o contrário. Aliás, disse várias vezes esta frase nas sessões da Assembleia de Freguesia de Esmoriz ... Quanto ao que se passava na AFE era mau, era surreal, era um baixo nível que não se suportava. Era o próprio PS a fazer oposição a si mesmo, o executivo, os deputados não se reviam na sua presidente, e Rosário Relva alterava-se, divagava enfim não dava para compreender de que lado estava a razão. No PS eu tornei-me uma deputada neutra, aliás tive o cuidado de assistir a algumas reuniões do executivo e era de bradar aos céus, eles não se entendiam e terminavam as reuniões simplesmente. Tentei falar com o Justino, tentei falar com o Jerónimo para que houvesse um pouco de sensatez, para que se conseguisse levar o mandato até ao fim mas não adiantou nada. Fiz o mesmo com Rosário, mas ela culpava-os , sinceramente não se percebia. O PS só teria que viabilizar a minha entrada para o executivo, para eu conseguir perceber quem é Rosário Relva, em pouco tempo que trabalhei diretamente com ela apercebi-me dos defeitos dela. Meus amigos, eu podia ser amiga dela, mas estava em causa uma cidade que eu gosto e estava em causa os cidadãos desta cidade na qual eu tenho muitos amigos e eu jamais alinharia em coisas ilusórias, portanto vocês perderam a junta porque quiseram, porque o vosso orgulho falou mais alto, isto que vos sirva de emenda .


7- Após uma grande e longa amizade, Rosário e Isaura desentendem-se publicamente. Na sua perspectiva, o que correu mal? Haverá hipóteses de um dia se reconciliarem?

Isaura: A minha amizade por Rosário Relva não era uma amizade de longos anos, ao contrário do que as pessoas possam pensar, com os pais dela sim é de há muitos anos. O nosso afeto começou um ano antes de eu ter entrado para AJE e tornou-se consistente pelo menos da minha parte. Analisando tudo o que eu fiz por ela, e o que eu fiz foi muito ao ponto de ter problemas em casa, ter aborrecimentos com os meus amigos, ter sido ameaçada, o ter que ir para as reuniões da JFE e ser vista com olhares de desconfiança, o baixo nível que eu tive que aturar na JFE, já não falando que entrava às 21h e 30' e saía às 2h da manhã, o ter colaborado com ela na lista (metendo pessoas muito válidas para que pudéssemos ganhar as eleições intercalares), fiz a campanha pela rede social, aliás Rosária Relva na campanha porta a porta e nos panfletos que ela distribui não acrescenta nada que eu não o tivesse dito na rede social, além de amiga apoiei em tudo incondicionalmente. Eu posso dizer que fui amiga dela e por isso também posso afirmar que jamais haverá uma reconciliação. A minha desavença com Rosário Relva trata-se puramente de uma traição e uma miscelânea de mentiras. Quem diz que esta senhora é inteligente engana-se completamente.Vou explanar muito rapidamente o que se passou:eu apercebo-me que ela me está a trair antes de eu lhe entregar os meus documentos e a fotografia, falei com ela e disse que não queria entrar na lista e o porquê dessa minha decisão. Claro que ela aí meteu os pés pelas mãos e conseguiu-me ludibriar . Mais tarde venho a verificar que as minhas suspeitas estavam certas.       (traição, isto é, combinamos certas coisas e ela faz simplesmente o contrário).
Então eu só tenho uma solução, comunicar-lhe que deixo de fazer campanha pelo GIPE e não entro para o executivo com ela, e para que ela não ficasse prejudicada, disse-lhe para transmitir aos meus colegas da lista que eu estaria doente, porque eu tinha a certeza de que se fosse dizer às pessoas que eu tinha induzido na lista o que se estava a passar, elas simplesmente saíam. Rosário Relva não fez isso, simplesmente arranjou mentiras, o que agravou mais a situação. Aqui vou fazer um pequeno aparte eu quando digo que ela não é inteligente não é infundado (sabendo ela que eu estava por dentro de toda a situação que se passou entre ela e o PS e mais outras coisas, como é possível ela ter-me feito este despropósito?). Rosário Relva teria resolvido tudo isto com uma simples conversa. Com esta atitude Rosário Relva, só demonstrou que o seu executivo tinha toda a razão, demonstrou ser egocêntrica, mentirosa, arrogante, ilusória e revelou uma falta de humildade inverosímil. Esmorizenses não se deixem levar pela vitimização, eu sei que os Portugueses muitas vezes deixam-se levar pelos coitadinhos, mas RR não é nenhuma coitadinha, nem o amor que ela diz ter à sua terra é tão verdade como isso, senão vejamos o porquê de ela estar constantemente em AFE a reivindicar que ganhava só 750 euros e que deveria ganhar 1500 euros, quem tem amor à terra não passa o tempo nas reuniões a pedir que lhe aumente o salário. Para bem da cidade de Esmoriz votem na estabilidade, acreditem que a cidade de Esmoriz foi noticia(má) pela instabilidade da Rosário Relva( Esta senhora não sabe trabalhar em equipa e ficou mais uma vez comprovado nestes 6 meses) ......... O que ela me fez abalou muito comigo, eu ainda hoje sinto essa traição, mas tive um imenso apoio por parte dos meus amigos, aqui eu vou deixar um agradecimento a todos eles em especial à minha querida médica que é uma grande amiga e que me disse - "pára de chorar, ela não merece uma lágrima tua", à Fátima Ramalho que foi uma pessoa incrível, assim como à Maria Rosa e a mais duas pessoas com nomes sonantes em Esmoriz, mas essas eu não vou dizer o nome, elas sabem, UM MUITO OBRIGADA.


8- Como avalia o trabalho desenvolvido por António Bebiano (Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz) e Manuel de Oliveira (Presidente da Câmara Municipal de Ovar)?


Isaura: António Bebiano é uma pessoa que eu gosto, ele sabe, nunca tivemos problema algum, tivemos três anos e uns meses na AJE, nunca me criticou pela minha postura, ele sempre achou que eu tive uma postura correta. É uma pessoa que já em AJE demonstrava ter ideias válidas, trazia o trabalho de casa, muito bem estudado, parece-me ser uma pessoa humilde .Quanto ao seu trabalho como presidente da JFE, fez algumas coisas simples mas fez, no meu entender estão reunidas todas as condições para que o PSD ganhe as eleições, porque o PSD tem uma boa equipa, mas António Bebiano, eu sou uma pessoa ambiciosa, desejo do fundo do coração que esta cidade prospere muito...
Quanto ao Presidente da Câmara de Ovar - Manuel de Oliveira, eu sou suspeita para falar dele, gosto imenso dele, tive o privilégio de falar várias vezes com ele na praia de Cortegaça. É um homem com uma enorme visão, com ideias muito abrangentes, fez muito pelo concelho de Ovar. Vai deixar-nos saudades, mas acredito que seja só por quatro anos.... Um bem-haja ao Dr. Manuel de Oliveira por tudo o que fez por este concelho.


9- Considera que estas eleições poderão ser decisivas para que a Cidade dê um passo decisivo rumo ao desenvolvimento progressivo?


Isaura: Mal de nós se pensarmos que estas eleições não nos vão trazer algo de novo . Eu não sou pessimista, pelo contrário sou muito otimista, mas o que é certo é que a conjuntura do país não nos permite sonhar com grandes progressos. Temos uma Câmara muito bem arrumada, que nos pode alimentar um pouco os nossos sonhos, tanto para o concelho como para Esmoriz. No meu entender, o progresso de Esmoriz passa muito pela nossa Barrinha e terrenos adjacentes. Como eu disse o ensejo do País não é favorável , mas eu acredito que, com muita persistência, a Barrinha vai-nos trazer muito desenvolvimento para a cidade de Esmoriz, e para isso conto com um candidato à câmara de Ovar... Claro, o meu amigo Salvador Malheiro, tu mais do que nunca tens que ganhar estas eleições!



10- Por fim, fale-nos dos seus planos para o futuro. Sei que foi convidada por algumas listas. Irá continuar na política ou tem em mente novos objectivos? Já agora quais?

Isaura: Esta pergunta só pode ser tua cusquinho, e como és um Cusco, sabes de tudo! É evidente que tive alguns convites e um deles de uma cidade bem perto de Esmoriz. Infelizmente, a minha experiência na política deixou-me marcas pela negativa . Eu tenho consciência de que muitos políticos, estão na política não por amor ao país, mas sim para ganhar grandes fortunas, existe uma enorme corrupção neste país, a desigualdade é enorme, temos idosos a morrer porque não têm dinheiro para comprar medicamentos, pessoas a suicidarem-se porque não têm dinheiro e não sabem o que fazer, crianças a passarem fome, gastou-se tanto dinheiro com os nossos jovens, para eles agora emigrarem (não têm trabalho em Portugal). Sinceramente, o nosso País é um caos. Estou como diz MANUEL Muralhas "estes homens que nunca souberam o que é o trabalho, que nunca tiveram noção da realidade deste país, são estes homens que querem governar Portugal" Eu concordo com ele.
Eu vi pela Rosário Relva e por outros elementos de partidos que vale tudo na política; não é essa a minha postura de estar na vida. Os meus filhos vêem na mãe uma pessoa com certos valores, eu não quero defrauda-los, consegui passar para eles essa mais-valia, sou muito orgulhosa dos filhos que tenho e sei que eles têm um orgulho enorme em mim. Não posso dizer que jamais entrarei na política, o futuro a Deus pertence, mas neste momento não está nos meus horizontes...
Planos é muito simples, vou dando umas explicações de matemática, este ano também de química. Como a minha vida é uma constante aprendizagem, vou ver se encontro mais um curso que me satisfaça as minhas necessidades (Eu tenho um amigo que me diz :mas tu não sabes parar, para ti Daniel um beijo enorme). Realmente, Daniel eu não sei estar parada, a minha necessidade é estar sempre a aprender e quanto mais sei , menos sei......... 
Assim termino a minha entrevista e espero não vos ter defraudado.  Isaura Fátima Lopes

Muito Obrigado, cara Isaura Fátima Lopes pelo tempo que desperdiçou em prol desta entrevista, partilhando assim a sua perspectiva com o público.


Siglas Utilizadas e sua Decifração:

AJE: Assembleia da Junta de Freguesia de Esmoriz

JFE: Junta de Freguesia de Esmoriz




Imagem nº 1 - Isaura Fátima Lopes defende intervenção imediata na Barrinha de Esmoriz, engrandece os Bombeiros Voluntários de Esmoriz, elogia António Bebiano e Manuel de Oliveira, apoia Salvador Malheiro e tece duras críticas a Rosário Relva.
Foto retirada da sua Página Oficial do Facebook


PS1: António Bebiano e Rosário Relva ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente na sondagem que ditaria o futuro entrevistado. Assim sendo, a prioridade nas entrevistas vindouras, isto já no período pós-eleitoral, poderá recair neles, isto se aceitarem a nossa proposta para concederem também a sua perspectiva sobre as suas carreiras e o estado actual da Cidade.

PS2: Qualquer pessoa poderá reagir a esta entrevista ou sobre outros assuntos inerentes à Cidade, transmitindo a sua opinião, desde que o faça com respeito. Os textos devem ser assinados. Enviem-nos as vossas ideias para: cuscodeesmoriz@hotmail.com

PS3: Em cima, está um novo artigo que apresenta 5 questões que deverão ser respondidas pelos partidos candidatos a Esmoriz e Ovar. Não são difíceis e podem ajudar a definir intenções de voto.

8 comentários:

  1. cumprimentos d. isaura , tudo de bom

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Respeito a posição da entrevistada, mas creio que ficaria melhor aos «olhos dos leitores do blog/ Esmorizenses», que se tivese limitado a dizer das razões porque deixou de apoiar Rosário Relva, sem ter «aproveitado» a entrevista para apoiar outro candidato.
    A mim, pelo menos, não me «suou bem»...mas respeito.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto

      A Isaura Fátima Lopes respondeu da forma como mais desejou e foi uma honra tê-la aqui. Mas também compreendo perfeitamente a sua opinião. Aliás, cada um fará as leituras que mais desejar desta entrevista e eu, numa postura absolutamente neutra/imparcial, respeitarei sempre as opiniões e perspectivas de todos os participantes.

      Um abraço

      Excluir
    2. Respeito a sua opinião, mas eu esclareci de forma clara a minha desavença com Rosário Relva e simplesmente dei a minha opinião sobre a pessoa de António Bebiano e a sua equipa

      Excluir
    3. Olá

      Antes de mais, obrigado por ter respondido ao meu post.

      A opinião que nele quiz transmitir, advêm da frase seguinte e que se encontra na sua entrevista: « ....e para isso conto com um candidato à câmara de Ovar... Claro, o meu amigo Salvador Malheiro, tu mais do que nunca tens que ganhar estas eleições!».

      Bem sei que uma «coisa» é a Junta de Freguesia, outra a Cãmara de Ovar, mas, este apoio em conjunto com os elogios a Antonio Bebiano...

      Quero acrescentar e frisar que não sou apoiante de Rosario Relva, aliás deixei de acreditar nos políticos....limitm-se a prometer e depois de eleitos....

      Termino o post como comecei, obrigado Fatima Lopes por me ter respondido ( e por consequência aos leitores que comungam da minha «posição») e seria bom para Esmoriz que expressasse as suas ideias neste blog com mais frequência.

      Cumprs
      Augusto

      Excluir
  3. Olá

    Absolutamente de acordo, caro Cusco.....imparcialidade do blog, um lema a manter!

    Relativamente à entrevista, creio, mais uma vez, que o conteúdo das respostas se presta a várias interpretações.
    Eu pessoalmente não conheço a Sr.ª,mas, depois de ler a entrevista, politicamente não me oferece confiança.....


    É a velha questão: «À mulher de César não basta sê-lo...há que parecê-lo...»
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
  4. Está de parabéns minha amiga, pois gostei da entrevista e as respostas foram feitas com cabeça bem assente! Tem qualidades para poder concorrer a um lugar de chefia!!!

    ResponderExcluir
  5. A ideia do Lar para Idosos e recuperação da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos, são dois pontos que deveriam merecer das forças políticas concorrentes uma atenção especial. Sou muito cético quanto à recuperação da Barrinha, devido à complexidade que envolve uma vez que são dois municípios e o poder central que terá sempre -penso-, a última palavra. Já o Lar para Idosos entendo que o executivo que sair destas eleições deveria dar o pontapé de saída.

    ResponderExcluir