terça-feira, 27 de agosto de 2013

Festas do Mar em Esmoriz atraíram milhares de visitantes!

Em Esmoriz, as festividades começaram na passada quinta-feira (22 de Agosto) com uma salva de morteiros que deu início às comemorações. Nos próximos 3 dias, seriam visíveis concertos que decerto animaram as noites da Cidade. Os milhares de visitantes, para além de acompanharem os sons que lhes eram proporcionados, tomavam as suas bebidas (vinhos, cervejas, sumos, águas...), deliciavam-se com as farturas e pipocas, isto para além, de saborearem a gastronomia local. O convívio social estava assegurado e muita gente da região afluía a Esmoriz para testemunhar a sua linda Festa em Honra do Nosso Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Boa Viagem.
No Domingo (dia 25 de Agosto), o povo observaria as ocorrências mais marcantes.
A eucaristia das 11:00 foi assegurada na Capela da Praia pelo Pároco Fernando Campos, responsável por um legado espiritual e material notável e, cujo limitado estado físico não o demove de guiar exemplarmente o seu rebanho, coadjuvado pelo Padre Stanislaw Pawel Bladek, polaco de nascença, servidor da Paróquia de Arada e um homem que revê no seu falecido compatriota - Papa João Paulo II, uma referência a seguir. Na homília, foi relembrado o falecimento heróico da jovem Ana Rita enquanto combatia os fogos na Serra do Caramulo, procurando preservar os bens de terceiros. Um acto de amor ao próximo, que conheceria, neste caso, um fim trágico, mas que permitiria a esta alma partir em glória para o outro Mundo!
À tarde, viria o momento mais alto. A nossa bela e adorada procissão descia da Igreja Matriz e rumava rumo à Capela de Nosso Senhor dos Aflitos (ou Capela da Praia), percorrendo a longa Avenida da Praia. Milhares de crentes prestaram a sua devoção, maravilhados pela quantidade e ostentação dos inúmeros andores. Os bombeiros, escuteiros, acólitos, pescadores, membros do Grupo de Jovens e dos Ranchos Folclóricos, e muitos mais, fizeram questão de se associar, como é hábito, a esta festa, colorindo ainda mais este dia de ouro para a História de Esmoriz. A bênção ao Mar foi assegurada pelo nosso estimado Pároco Fernando Campos. Que Deus proteja os nossos habitantes! Que o Mar seja brando com os nossos pescadores e que nos forneça abastecimento de peixe suficiente para a nossa comunidade! Que a Barrinha de Esmoriz, não seja esquecida. Uma vez, o Pároco Fernando Campos disse, durante o momento da bênção: "Os Homens a estragaram, os Homens a têm de compor, para nosso conforto, para nossa alegria".
Depois de todos estes momentos chave, voltaríamos a ter diversão à noite. Os mais jovens utilizavam os carrosséis, descarregando a sua adrenalina. Os pais conviviam com os seus familiares e amigos. 
Infelizmente, não estive presente nestas festividades (trabalho longe agora!), mas os membros da minha equipa estiveram e foram os meus olhos. 
Esmoriz apresentou novamente o seu cartão de visita. Milhares abanaram afirmativamente a cabeça e disseram que sim - Estamos presentes. Espero que todos se tenham divertido, isto para além, de terem prestado a vossa devoção cristã!
Seguem-se as imagens retiradas da Página Oficial da Cidade de Esmoriz no Facebook (https://www.facebook.com/esmoriz.pt). Infelizmente, não sei quem foi o autor destas fotografias fascinantes, mas desde já, dou os meus parabéns pela excelente reportagem fotográfica.




Imagem nº 1 - A chegada dos andores à Capela da Praia



Imagem nº 2 - Multidões estiveram presentes.



Imagem nº 3 - O altar da Capela da Praia onde se realizou a Eucaristia.



Imagem nº 4 - A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, também eles os nossos heróis!



Imagem nº 5 - Os andores caracterizavam-se pelo seu esteticismo.



Imagem nº 6 - O número de colaboradores foi significativo. Um bem-haja a todos eles!



Imagem nº 7 - Que Nossa Senhora nos proteja sempre!



Imagem nº 8 - Os Escuteiros também estiveram presentes!



Imagem nº 9 - Os bombeiros transportam o andor com o seu padroeiro - São Marçal.



Imagem nº 10 - Os mais pequenos destacam-se com os laços que os prendem de devoção a Nossa Senhora.



Imagem nº 11 - Muita gente adorou a procissão!



Imagem nº 12 - Creio que se tratam de pessoas ligadas aos Ranchos de Santa Maria que transportavam assim este belo andor.



Imagem nº 13 - Os nossos pescadores!



Imagem nº 14 - As nossas formosas peixeiras!



Imagem nº 15 - O andor de Nossa Senhora da Boa Viagem.



Imagem nº 16 - O andor de Nosso Senhor Jesus Cristo.



Imagem nº 17 - O Padre Stanislaw Bladek de Arada destaca-se na procissão!



Imagem nº 18- Carlos Alves, Fátima Ramalho, António Bebiano, Manuel de Oliveira e Miguel Gomes constituem o núcleo de personalidades conceituadas que fizeram questão de participar nesta cerimónia.



Imagem nº 19 - Novamente, a Fanfarra dos Bombeiros.



Imagem nº 20 - A Bênção ao mar pelo Pároco Fernando Campos.



Imagem nº 21 - Os párocos Fernando Campos e Stanislaw Bladek asseguraram todos estes momentos especiais de devoção religiosa.



Mas a nossa Equipa das Cusquices também tirou umas fotos. Ah pois é! O nosso blog está sempre na linha da frente! Desta feita, decidimos não apresentar legendas, mas os tributos vão, desde já, para o nosso elemento - o excelentíssimo curioso do Casagrande!











































































3 comentários:

  1. Olá
    Muito bom post...muito bem ilustrado.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
  2. À Comissão de Festas tenho a dizer que os arranjos da Capela da Praia estavam muito pobrezinhos, já vi a Capela da Praia melhor enfeitada sem ser em dias de festas. E a este meu comentário não venham dizer que estamos em crise e que o dinheiro não abunda, bem sei que é verdade. Infelizmente no meu entender a Comissão de Festas do Sr. dos Aflitos e Sr.ª da Boa Viajem não leva o seu papel muito a sério, e com isto quero dizer que se mais dinheiro não obtiveram, só pode ter sido por preguiça. Sou de Esmoriz e ano a pós ano batem-me à porta a Comissão de Festas do Sr. dos Febres (Gondesende) e do S. João (Campo Grande), a do Sr. dos Aflitos e da Srª da Boa Viajem como o peditório é feito em tempo de Verão, deve ser chato andar ao sol e calor a fazer peditório pelas portas logo não aparecem. No lugar onde moro, sai todos os anos um andor e as senhoras que fazem o peditório para ajudar no enfeite do andar correm todas as casas e mais que uma vez aquelas que não atendem ou dizem para vir noutra altura pois de momento não têm dinheiro disponivel. Fica aqui a minha chamada de atenção e um pequeno exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o horário da procissão deve ser alterado no próximo ano. Domingo, dia de festa é também dia de convivio com a familia e familiares que veem nessa altura fazer visita e aproveitar para ver a majestosa procissão. Visto que a procissão se inicia por volta das 15h, pouco tempo as pessoas teem para almoçar e conviver (falo deste aspeto pois também levo um andor e por volta das 14h é preciso começar a organizar tudo). À uns anos atras era conveniente este horário visto termos de atravesar a passagem de nivel, atualmente este cenário já não se verifica logo não existe razão para que a procissão se inicie mais tarde.

    ResponderExcluir