domingo, 7 de julho de 2013

Resultados das Sondagens - Bebiano com boa avaliação, Necrópole de Gondesende merece intervenção urgente, Movimento Cívico Pró-Barrinha deve remodelar a exposição!

A primeira sondagem visava avaliar o rendimento de António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, e da sua restante equipa. Os resultados parecem ser consideravelmente positivos. As pessoas parecem ter ficado satisfeitas com as intervenções de reflorestação no Campo das Vacas, a futura implantação duma Universidade Sénior e o aperfeiçoamento dos acessos à Junta de Freguesia de Esmoriz. Apenas cerca de 14% dos inquiridos parecem estar descontentes com a sua actuação. Todos os outros concedem um voto de confiança a todos os elementos que lideram a Junta de Freguesia.


Sondagem nº 1 - Como avalia o rendimento do actual executivo da Junta de Freguesia liderado por António Bebiano?


Muito Bom - 23 votos (25, 3 %)
Bom - 41 votos (45, 1 %)
Suficiente - 14 votos (15, 4 %)
Insuficiente - 6 votos (6, 6 %)
Fraco - 7 votos (7, 7 %)
Total - 91 votos (c. 100%)


Mais consensuais e praticamente unânimes são os resultados das sondagens sobre a reabilitação da Necrópole de Gondesende e a remodelação da Exposição do Movimento Cívico Pró-Barrinha. 
No primeiro caso, estranhamos que uma estrutura milenar (a mais antiga da Cidade e quiçá do Concelho) esteja soterrada. Nas primeiras escavações, datadas do início da década da 1930, encontraram-se 24 sepulturas e restos dum crânio casco e duma tíbia. Contudo, a zona não foi totalmente explorada e suspeita-se que existam mais de 60 sepulturas no local (inerentes ao período de domínio bárbaro). É património histórico, meus caros! Se desejarem criar um espaço museológico em Esmoriz (o que seria absolutamente fantástico!), então forçosamente terão que reabrir este dossier das escavações. Quem sabe se não existe uma verdade ou um segredo escondido no interior daquelas dezenas de túmulos. 
No segundo caso, Arménio Moreira e a restante equipa têm estudado e projectado alterações na Exposição da nossa Barrinha que tradicionalmente ainda pode ser visitada. Mas neste momento, ainda não há fumo  branco. Porque não remodelá-la no Verão do próximo ano, quando a Exposição comemorar 10 anos de existência? Fica aqui o repto do Cusco de Esmoriz.


Sondagem nº 2 - A Necrópole de Gondesende deve ser reabilitada?

Sim - 54 votos (96, 4 %)
Não - 2 votos (3, 6 %)
Total - 56 votos (100%)


Sondagem nº 3 - O Movimento Cívico Pró-Barrinha deve remodelar a sua exposição?

Sim - 39 votos (92, 9 %)
Não - 3 votos (7, 1 %)
Total - 42 votos (100 %)

Nenhum comentário:

Postar um comentário