terça-feira, 9 de julho de 2013

Correio do Leitor I - Antenor Pereira faz duras acusações sobre a nova equipa da Comissão de Melhoramentos

ASSALTO PARTIDÁRIO DO PSD AO JORNAL E RÁDIO VOZ DE ESMORIZ, ATRAVÉS DA COMISSÃO DE MELHORAMENTOS DE ESMORIZ


SE ASSIM NÃO FOR, MESMO QUE QUEIRAM DIZER QUE É FALSO, PROVEM A EVIDÊNCIA DESTES FACTOS:

1. – A Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, é uma Associação de Utilidade Pública.
2. – Se o seu nome não pode confundir-se com a sua prática, como se pode comprovar pela sua recente história dos últimos 20 anos, percorreremos alguns dos aspectos mais relevantes,
a) – Enquanto Comissão, noutros longos tempos, teve Gente que deu de si o melhor à então Vila de Esmoriz, na luta pela emancipação das suas gentes, motivando e fazendo progredir de forma surpreendente, a sua ascenção ao Estatuto de Cidade, com a colaboração de Espinhenses, sem para si regatear contrapartidas, pessoais, económicas ou politico-partidárias.
b) – O Jornal a Voz de Esmoriz, espelha nas suas páginas ao longo dessa época, o Bom Nome e o Engrandecimento das Obras em Esmoriz, catapultando para a ribalta a informação que chegava a todos, com verdade, rigor e isenção, residentes, entre, ou fora de portas.
c) – O Cine Teatro Esmoriz Tur, foi o expoente máximo da expressão lúdico-cultural, polo de recreio e propulsor do turismo e desenvolvimento, obra do dinamismo e amor à Terra, manifestado por Homens que sendo já de relativa grandeza , provaram durante décadas, o amor às verdadeiras Causas do seu Povo, Estrutura esta que se deixou morrer.
d) - A Rádio Voz de Esmoriz, veio reforçar, desde a sua génese, o contributo informativo e lúdico à População em Geral, levando bem longe a imagem e o crescente desenvolvimento de Esmoriz.
3. – Assim sendo, a Comissão de Melhoramentos, tornou-se ao longo de anos, um parceiro importante da Autarquia, que contribuiu com as Instalações, quer para a Sede da própria Comissão de Melhoramentos, bem assim para o Jornal e Rádio Voz de Esmoriz, pertencentes a esta Comissão.
4. – Vários foram os Dirigentes que ao longo de anos passaram pela Comissão de Melhoramentos, especialmente, para influenciarem e gerarem grandes negócios locais e pessoais e a tomada do Poder na Autarquia Local, servindo-se dos 2 Órgãos de Comunicação Social, que instrumentalizaram e foram palco de disputas partidárias, desvirtuando a sua essência informativa, de rigor e isenção..
5. – Se o que atrás digo, de forma muito resumida, sem pretensões de reescrever a História de Esmoriz e da Comissão de Melhoramentos, detentora do Jornal e da Rádio, agora não Voz de Esmoriz, mas Voz do Dono, resta-me apenas distanciar-me deste tipo de práticas abusivas e anti Estatutárias.
6. O Jornal a Voz de Esmoriz, está transformado numa montra Publicitária duma média superfície comercial, faltando-lhe apenas, para a suposta e ilusória angariação de fundos financeiros, recorrer à publicação das ofertas de sexo, que também ocupam páginas inteiras e consecutivas em alguns Jornais, não conseguindo iludir ou disfarçar a descarada Campanha Eleitoral do PSD, cujos propostos Dirigentes e apoiantes, tomam todos os cargos Dirigentes na Comissão de Melhoramentos de Esmoriz e dos seus dois Órgãos de Comunicação Social, o Jornal a Voz de Esmoriz e Rádio Voz de Esmoriz.
7. Perante este descarado assalto, meticulosamente preparado, provocando a queda do anterior Executivo da Junta de Freguesia, a Demissão antecipada do Diretor do Jornal a Voz de Esmoriz, da Rádio do mesmo nome e da própria Comissão de Melhoramentos, Carlos Alexandre, primeiro sob a justificação de uma pseudocandidatura, pelo CDS e posteriormente, com a esfarrapada justificação, de não existir sustentabilidade económica para a Rádio e o Jornal.
8. - Porque desde a minha infância sempre servi Esmoriz, sem nunca ter renegado a terra que me viu nascer, que é Espinho, sentindo-me mais Esmorizense do que muitos que desta terra, só por altura de Campanhas Eleitorais aparecem como Salvadores e cheios de Energias Positivas, vendendo promessas de tudo em movimento, para conseguirem apenas promoção pessoal ou objetivos meramente partidários, com que naturalmente serei feroz adversário, sinto-me forçado a demonstrar a minha indignação perante tão vis monstruosidades contra Esmoriz.
9. – Face ao que atrás digo, deixo à livre consideração de quem quiser responder, caso tenha uma natural divergência quanto ao que aqui afirmo, com o mesmo respeito por Esmoriz e dos seu Naturais, Residentes ou Amigos, quero tornar público, que não sou Detentor de qualquer Filiação Partidária, não sou Candidato a qualquer Cargo Político, pelo que, as razões pelas quais repudio e renuncio à minha condição de Sócio da Comissão de Melhoramentos e de Assinante do Jornal a Voz de Esmoriz, são apenas, para que ninguém use o meu nome, ou o dinheiro que possa pagar das minhas Quotas de Associado, para alimentar Campanhas Publicitárias de grandes ou médias superfícies comerciais, muito menos, para patrocinar Campanhas Eleitorais, seja de que Partido for.
10. – Prometo voltar, quando sentir que o Jornal e a Rádio Voz de Esmoriz demonstrem ter rigor informativo e isenção Partidária e a Comissão de Melhoramentos deixe de ser a Colcha de Cobertura dum lençol todo roto, num colchão podre e carregado de Parasitas.

ANTENOR PEREIRA
Ex- Jornalista, Realizador e Apresentador do Programa “EM FOCO” na Rádio Voz de Esmoriz, Sócio da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz e Dirigente da ACISE-Associação Comercial Industrial e de Serviços de Esmoriz



PS: Este texto foi reencaminhado pelo leitor "Enfermeiro Atento" que nos solicitou a sua publicação (este texto é assinado por Antenor Pereira). Nunca censuramos qualquer comentário, quer concordemos ou não com ele. Já fomos inclusive criticados pela postura 100% liberal adoptada no blog, mas sempre publicamos a opinião dos nossos leitores. É uma norma do nosso blog. De quaisquer das formas, o Cusco de Esmoriz é alheio aos problemas da Comissão de Melhoramentos e não se responsabiliza pelos textos assinados dos leitores. Qualquer leitor poderá dar a sua opinião sobre esta delicada questão, mas jamais me pronunciarei sobre isto. Enviem a vossa reflexão para cuscodeesmoriz@hotmail.com e falem do que quiserem, desde que esteja relacionado com a Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário