segunda-feira, 10 de junho de 2013

Quando a defesa da biodiversidade é importante!

Recentemente, foi extraído do Mar que banha a Praia do Cantinho (Esmoriz) - um Ganso Patola, espécie algo rara nesta região. A ave em questão parecia ter lesões, talvez derivadas do embate de uma onda ou doutra incidência qualquer, e por isso, necessitava de auxílio humano.
De acordo com Arménio Moreira, Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha, a ave em questão deveria ser proveniente da zona Norte. O alarme foi dado, e é imperioso ressalvar a importante actuação dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, que extraíram devidamente a espécie do mar, e dos elementos da GNR, que se comprometeram a transportar a dita ave até ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia. 
Um bem-haja a todos pelos esforços e atenção que empreenderam neste caso. Oxalá que estejamos todos mais concentrados neste tipo de situações. 



Imagem nº 1 - Ganso Patola na Praia do Cantinho (Esmoriz).
Foto de Arménio Moreira



Imagem nº 2 - Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz procederam exemplarmente à extracção do animal para que o mesmo fosse cuidado pelos especialistas.
Foto de Arménio Moreira



Imagem nº 3 - A GNR garantiu o transporte da ave para o Parque Biológico de Gaia
Foto de Arménio Moreira


____________________________________________________________________ //____________

Ontem tivemos uma notícia do Jornal de Notícias (pág. 8) que falava no facto de Portugal não proteger devidamente as aves nas zonas protegidas ou nos espaços verdes que incorporam a Rede Natura (é o caso da Barrinha de Esmoriz desde o ano de 2000). Este é a perspectiva defendida pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. Discute-se a possibilidade duma coima comunitária imposta ao nosso País, como se pode constatar na notícia.
Infelizmente, já observei, de vez em quando, aves mortas na Barrinha. Provavelmente, devido ao contacto com águas (e consequentemente "alimentos") contaminadas. 
É uma realidade que tarda a mudar. 
Quando é que os interesses económicos deixam de ser mais importantes do que os ambientais?



 Texto nº 1 - Atrasos na protecção das aves.
Jornal de Notícias - Edição de 9 de Junho.
Carregar em cima para ler melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário