quarta-feira, 12 de junho de 2013

E se a reabilitação começar já em 2013?


Imagem nº 1 - Será que é desta?
Imagem e Notícia retiradas de: http://www.ovarnews.pt/?main=noticia&n=805



No âmbito do anteprojecto de execução para a Requalificação e Valorização do “sítio” da Barrinha de Esmoriz, o Executivo camarário ovarense deliberou, por unanimidade, emitir um parecer favorável ao documento apresentado pela Sociedade Polis Litoral da Ria de Aveiro. O município considera “desejável a adopção da alternativa que prevê uma maior extensão da área a dragar”. 

O presidente da Câmara de Ovar diz que o Governo chegou a parar todo o processo para repensar tudo o que estava a ser realizado e “estabeleceu uma série de prioridades, entendendo que a Barrinha de Esmoriz se enquadrava no que chamou de prioridade A”.

Ao ser considerado prioridade A, o projecto de despoluição e requalificação inclui-se num conjunto de trabalhos que deverão arrancar antes de todos os restantes previstos pelo Polis. “É também o caso dos cais da Ria do concelho de Ovar, mas o projecto da Barrinha é mesmo prioritário porque anda há muitos anos a ser adiado”, recorda Manuel Alves de Oliveira.
Actualmente, o que está previsto para aquele ecossistema encontra-se em avaliação de impacto ambiental e “julgo que poderá estar pronto a iniciar no terreno ainda antes do final do ano”, informa o edil.

O projecto agrada-lhe, “muito embora tenha sofrido alguns ajustamentos, não só pela Barrinha e pela população de Esmoriz que aguarda há muitos anos por isto e só teria a beneficiar, mas também porque permitirá avançar com o projecto, que liga a Espinho e a Gaia, através de vias cicláveis junto à costa”.

De referir que o anteprojecto da intervenção para a Barrinha de Esmoriz prevê a dragagem da zona húmida, remoção de infestantes e criação de percursos circundando a Barrinha, com a localização de uma ponte que permite a interligação entre os concelhos de Ovar e Espinho.

Com o aproximar da época balnear, regressam as preocupações, já que as águas poluídas da Barrinha rompem o cordão dunar que as sustentam, invadindo as águas da praia.


(Notícia in OvarNews)

Um comentário:

  1. Olá
    Estava a faltar este esclarecimento....o ponto da situação porque quem tem o Poder!

    Fiquei contente com o que li e renasceu em mim a esperança de ainda poder ver tudo o que estas linhas antevêem.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir