segunda-feira, 13 de maio de 2013

Nossa Senhora de Fátima - Comemorações do 13 de Maio e Discussão Científica

É inspirador o facto de observamos milhares de pessoas a peregrinarem rumo a Fátima. São do Norte, do Sul, do Centro, do estrangeiro... Não há palavras para descrever esta fé que não conhece fronteiras. Muitas vezes, fui àquele Santuário e senti sempre um ambiente especial, distinto dos demais. Não é fácil transformar esta vivência em palavras, pois não se explica, sente-se! 



Imagem nº 1 - Uma das imagens mais belas do culto a Nossa Senhora de Fátima.


Tudo começou no dia 13 de Maio de 1917, em plena Primeira República (com carácter anti-clerical/religioso), quando os três pastorinhos - Jacinta, Francisco e Lúcia terão avistado, pela primeira vez, a Nossa Senhora que prometeu a ida destes para o Paraíso, pedindo em troca as orações e sacrifícios destes para a construção dum mundo mais justo e pacífico. 
Todo este fenómeno paranormal resultaria, mais tarde, no pretenso Milagre do Sol de 13 de Outubro de 1917, onde  50 000 a 70 000 pessoas, dos mais quadrantes sociais e com distintas ideologias, observaram as incidências extraordinárias desse dia invulgar. Nomes indiscutíveis como José Almeida Garrett (na altura, Professor de Ciências Naturais na Universidade de Coimbra) ou Avelino de Almeida (jornalista de "O Século") assistiram aos acontecimentos. Por isso, muita gente, habilitada ou não, crente ou descrente, esteve lá para verificar se as previsões ou os testemunhos iniciais dos pastorinhos se confirmariam ou não.
De acordo com o que foi narrado, existem várias versões do mesmo acontecimento. O alegado Sol andaria em jeito de ziguezague (uns referem que teria a forma dum disco voador), outros teriam observado os vultos de Nossa Senhora, Menino Jesus e São José. O milagre terá durado cerca de 10 minutos e houve quem  garantisse que as roupas até então molhadas (por causa da chuva) teriam ficado completamente secas na sequência do acontecimento.
Cientificamente, tem-se colocado em cima da mesa algumas interpretações possíveis para este fenómeno, de entre as quais: alucinação ou histeria em massa, fenómeno natural ainda não definido pela ciência, efeitos ópticos causados pelo Sol, embuste programado ou avistamento dum OVNI.
Os cientistas referem que o Sol nunca poderia ter andado aos ziguezagues pois isso teria um impacto catastrófico no planeta. Por outras palavras, éramos imediatamente esturricados. Para além disso, salientam que, no dia do fenómeno, não foi reportado, nos observatórios, qualquer actividade irregular ou extraordinária do Sol.
De facto, não é nada fácil analisar esta ocorrência. Na minha opinião (e não vale mais do que isso!), a alucinação ou a histeria em massa bem como a parte dos efeitos ópticos derivados da exposição ao Sol constituem hipóteses que merecem ser prontamente descartadas, pois o fenómeno foi previsto pelos três pastorinhos, tendo atraído a observação de dezenas de milhares de curiosos, incluindo cépticos. O grande número de testemunhas deste fenómeno paranormal é outra evidente barreira a estas possíveis explicações.
Também a tese do fenómeno natural ainda não explicado pelos cientistas é colocada em causa, visto que, como já disséramos, tudo foi previsto pelos três pastorinhos.
A eventualidade dum embuste planeado sai também furada, dado que a Primeira República (1910-1926) desejou impor, a todo o custo, uma vertente laica na sociedade, encetando mesmo uma política de perseguição à Igreja. Por isso, o regime em questão jamais teria compactuado com uma situação destas. Para além disso, repare-se que o evento teve a assistência de jornalistas e eruditos conceituados que decerto não alinhariam numa eventual fraude. Aliás, se tivesse sido esse caso, já alguém teria dado com a língua nos dentes, afirmando que tudo fora uma mentira. Mas nenhuma testemunha voltou com a palavra atrás.
A hipótese dum OVNI, embora mais discutível, não me parece ser muito fiável. Aliás, não há ainda provas seguras e inimputáveis de que tenham existido visitas de extra-terrestres ao nosso planeta. Existem sim muitos relatos, mas se fossem todos verdadeiros, decerto que todos já teríamos encontrado alguns ET's por Esmoriz e restantes cidades do planeta. Aproveito também para referir que o polémico incidente de Rosswell, como se sabe, foi provocado por uma sonda desaparecida do projecto secreto Mogul, inspirado pelos norte-americanos em plena época de Guerra Fria, e por isso, não seria uma nave extraterrestre, mas sim uma experiência que não convinha nada ser do conhecimento dos russos (que também tinham espiões pelos quatro cantos do mundo).
Reunidos estes dados, ninguém pode desmentir que Jacinta, Francisco e Lúcia conseguiram prever a ocorrência dum fenómeno único que foi testemunhado por dezenas de milhares de pessoas. Penso que até aqui não pode haver dúvidas.
Agora as questões que se impõem são as seguintes: Terá o dito fenómeno explicação científica? Seria um objecto voador não identificado? Seria mesmo o Sol que andaria em ziguezague? Se não, o que seria?
Para além disto tudo, alguns segredos (ou profecias) de Fátima parecem ter sido concretizados no futuro, nomeadamente o fim, para breve, da Primeira Grande Guerra (terminou em 1918, as aparições ocorrem em 1917) ou a conversão de uma boa parte da Rússia.
Se, de facto, existe uma entidade superior ao reconhecido Mundo terreno, porque não acreditar que o Sol ou outro objecto complexo se moveu mesmo, oferecendo um sinal indesmentível aos que queriam ver para crer? A Deus tudo é possível, certo? E se os pastorinhos anteciparam uma ocorrência histórica, porque é que os seus restantes relatos não merecem o benefício da dúvida? É que eles não parecem ter inventado tudo isto, depois de terem sido alvo de interrogatórios, uns mais amigáveis, outros nem por isso, reafirmando sempre as suas visões. Aliás, Nossa Senhora terá escolhido assim três crianças puras de famílias humildes, crentes e sérias.
É por causa deste incrível mistério que ainda muita gente segue com devoção rumo ao Santuário, porque a Ciência, apesar de ser fundamental na Sociedade, não consegue ainda explicar muitas coisas que até podem não estar ao seu alcance.
Como registo final, compreendo perfeitamente que ninguém seja obrigado a acreditar nos alegados milagres de Fátima. Podemos ser cristãos, muçulmanos, judeus, budistas, hindus ou ateus. Certo é que, aproveitando esta mensagem transcendental, temos de cultivar a paz e a harmonia neste mundo. Fazer com que o dia de amanhã seja mais justo e solidário e que todos possamos partilhar amigavelmente as nossas experiências de vida, motivando os demais a seguirem um caminho puro, afastando-nos da corrupção e da intolerância que corroem o Mundo.



Imagem nº 2 - A aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos.
Para a análise, veja-se os artigos disponibilizados no Wikipédia 

Um comentário:

  1. Olá
    Excelente texto...parabéns.

    Fátima, como região da terra é especial, daí que não me custe a crer que algo de especial tenha acontecido....e até aconteça sempre que alguém o «queira».

    Basta sentir Fátima...

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir