quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mais do mesmo....

"O Governo prometeu cinco milhões de euros para a defesa da costa de Ovar, mas segundo a autarquia "até hoje não houve uma única obra". (in OvarNews)

Foi, desta forma, que Manuel de Oliveira reagiu à constante inércia do Governo no capítulo da defesa costeira. O Presidente da Câmara Municipal de Ovar vai mais longe e afirma: "Já chega de anúncios. Governar não é fazer anúncios, até hoje não houve uma única obra". 

O autarca reitera ainda o seguinte: 

"Nós asseguramos a parte da proteção civil, arranjamos os passeios, repomos o que podemos e cada vez temos mais despesa porque o avanço do mar continua e vai destruindo tudo o que fazemos (...) A Agência Portuguesa do Ambiente nem nas emergências vai dando resposta, pelo que o que me apetece dizer é que essa entidade pura e simplesmente não existe"


Por seu turno, também Salvador Malheiro, cabeça de lista do PSD, reagiu da mesma forma, alertando que a situação é mesmo caótica, exigindo uma intervenção urgente por parte do Governo. O actual vereador da CM de Ovar defende que, nesta questão, é necessário esquecer as "politiques locais" e unir esforços pela defesa dos interesses das comunidades ameaçadas. O candidato defende ainda que "é preciso uma intervenção urgente e o atraso na concretização das obras representa um perigo iminente para populações como a de Esmoriz, onde o mar bate directamente contra as casas, ou de Maceda, onde há uma antiga lixeira que pode cair ao mar e originar uma autêntica catástrofe ambiental"

Recorde-se que a verba de 5 milhões de euros seria utilizada para apostar, estabilizar ou recuperar as defesas aderentes de Cortegaça, Esmoriz, Maceda e Furadouro. A costa de Ovar é, de facto, uma das mais críticas em todo o país, algo que parece ser constantemente ignorado pelo Governo. Os planos de acção no litoral servem para quê, se não os colocamos em prática? Para brincarmos aos senhores engenheiros? Para testar se eles já aderiram ou não ao novo acordo ortográfico?
Por favor... Façam alguma coisa! De paleio, já todos estamos fartos!





Imagem nº 1 - O avanço do mar tem causado inúmeros problemas perante a passividade governamental.
Foto de Vítor Oliveira
e

Nenhum comentário:

Postar um comentário