quarta-feira, 22 de maio de 2013

Correio dos Comunicados Políticos - Notas de Imprensa de Carla Madureira (Junta de Freguesia de Esmoriz) - Eventos de Música e Concurso de Escrita Estudantil


Nota de imprensa nº 1


Numa parceria Escola de Música do Grupo Coral/Junta de Esmoriz 


“Marés de Música” em palcos improváveis da cidade de Esmoriz entre Maio e Setembro 


Espectáculos de música gratuitos em locais improváveis desde o mercado ao café, dos jardins aos espaços públicos, da praia ao centro da cidade, é a proposta que a Junta de Freguesia de Esmoriz e a Escola de Música do Grupo Coral de Esmoriz, fazem à Cidade que este ano celebra os seus 20 anos. 


Promover a oferta cultural e descentralizar as actividades indo ao encontro da população e dos espaços que ela frequenta e onde não é muito comum poder assistir a espectáculos musicais, de vários géneros, são os objectivos do programa “Marés de Música” gizado numa parceria entre a Escola de Música do Grupo Coral de Esmoriz e a Junta de Freguesia. 


A programação das “Marés de Música” arranca este sábado, 18 de maio, com um concerto da responsabilidade da Classe de Conjunto “Grupo de Cordas”, pelas 21.30, no café Ponto de Encontro, na Avenida da Praia. 


No dia 29 de junho, as “Marés de Música” vão até ao Jardim Público, junto à Igreja Matriz, pelas mãos da Classe de Conjunto “Grupo de Guitarras”. Em julho, porque a brisa já traz o perfume das férias, teremos um concerto no centro da cidade, perto da Escola de Música do GCE, da incumbência da sua Coordenadora Pedagógica com “Artistas Convidados”, e para ouvir melhor o som das marés, a música vai até à Praia ao final da tarde, apresentado pela Classe de Conjunto “Grupo de Sopros”. Em agosto, o programa faz uma pausa para regressar em força a 14 de setembro, ao mercado (de sábado de manhã) no centro da Cidade e desta vez pelo encargo do grupo de alunos da percussão. 


“Sempre dissemos que a nossa estratégia para a área da Cultura passaria por uma grande proximidade com as associações da Cidade, por uma postura proactiva geradora de desafios mútuos, mas no respeito pela total autonomia das associações e da Junta de Freguesia. As “Marés de Música” resultam já desta perspectiva que, estamos certos, com o tempo, virá qualificar e potenciar a actividade cultural de Esmoriz e os seus agentes” – salienta o presidente do executivo da Cidade, António Bebiano, revelando que a autarquia através da sua responsável pela área da Cultura, Carla Madureira, está a desenvolver projectos semelhantes com outras associações locais de outras vertentes culturais, que oportunamente serão apresentados publicamente.



_________________________________________________________________________________

Nota de Imprensa nº 2 

Livros Escolares e CD de jogos lúdicos são os prémios em jogo num concurso aberto aos estudantes
Junta de Freguesia de Esmoriz
desafia alunos a imaginar a Cidade



A Junta de Freguesia de Esmoriz promove um concurso dirigido aos estudantes da cidade, desde o pré-escolar ao ensino secundário, desafiando-os a escrever (e a desenhar no caso das crianças do pré-escolar) sobre como imaginam a sua cidade.
O concurso, aberto aos alunos que frequentam as escolas de Esmoriz, pretende envolver os estudantes na reflexão sobre o presente e o futuro da Cidade de Esmoriz, que comemora em Julho próximo o seu 20º Aniversário. "Queremos com esta iniciativa que as nossas crianças e os nossos jovens sintam e reflictam a sua Cidade, contribuam com a sua imaginação e o seu sentido crítico,e assim ajudar a formar jovens conscientes do seu papel cívico na sociedade dos nossos dias" - explica António Bebiano, presidente da Junta de Esmoriz.
Os trabalhos têm que ser entregues em mãos na sede da autarquia ou na escola que o concorrente frequenta, até 17 de Junho e o primeiro prémio são livros do ano de escolaridade que os estudantes vão frequentar em 2013/2014 para o vencedor em cada um dos escalões correspondentes ao 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclos e Secundário e CD lúdicos para o vencedor do escalão do pré-escolar.
Os trabalhos, obrigatoriamente em prosa, devem ser apresentados em papel A4, processados em computador, em fonte arial, tamanho doze, espaçamento entre linhas de 1,5, com um limite máximo de texto de duas páginas. No caso dos alunos do pré-escolar, que concorrem com um trabalho em desenho numa página A4, podendo usar qualquer material para a pintura.
Os trabalhos serão avaliados por um júri constituído por um representante do Agrupamento de Escolas Esmoriz-Ovar Norte, pela directora da Biblioteca Municipal de Ovar e por um convidado da área da literatura/escrita, e a entrega dos prémios ocorrerá precisamente na sessão solene evocativa da efeméride prevista para 7 de Julho.
Na avaliação, o júri levará em conta aspectos como a imaginação, o espírito crítico, o rigor e a originalidade da mensagem transmitida, qualidade da escrita e o respeito pelas regras de funcionamento da Língua Portuguesa.
O regulamento do concurso pode ser consultado na página de facebook da Cidade de Esmoriz em:https://www.facebook.com/esmoriz.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário