segunda-feira, 27 de maio de 2013

Afluência de centenas na Festa da Paróquia de Esmoriz

Mais uma festividade que continua a ter uma grande tradição cá na terra. Seguramente, estiveram presentes centenas de fiéis que tiveram a oportunidade de prestar devoção por Nossa Senhora.
Os preparativos arrancaram na tarde e noite de Sábado com os Escuteiros e o Grupo de Jovens de Esmoriz a transportar o material necessário, bem como proceder à limpeza do pinhal no Campo Grande. A procissão de velas, durante a noite, garantiria o transporte do andor de Nossa Senhora desde a Igreja Matriz de Esmoriz que ficaria assim colocada naquela propriedade.
No dia seguinte, foi celebrada missa às 12:00, sendo depois servido o almoço. Cerca de 50 pessoas parecem ter comparecido na enorme mesa montada pelos organizadores, outros realizaram o seu piquenique em contacto directo com a Natureza. De tarde, começaria a tarde recreativa com a participação dos acólitos e de algumas turmas de catequese que teatralizaram peças ou dedicaram canções de cariz religioso. Nessa altura, e estando uma tarde agradável, foram várias as pessoas que assistiram a tais eventos. Parece que o número de visitantes foi maior nesse período. Talvez, muitos pais não perderam a oportunidade de verem os seus filhos a actuarem.
Na cafetaria, houve também uma afluência interessante, tendo sido servidos entre 50 a 70 cafés, segundo dados apurados para o período da tarde de Domingo.
Por fim, a procissão final a partir das 17:30, devolveria o andor à Igreja Matriz.
Foi um lindo dia de adoração e convívio. Espero para o ano poder contemplar e ajudar novamente nos preparativos. É uma honra fazer parte de todo este processo!



Imagem nº 1 - A tradição continua a manter-se. Várias centenas presenciaram o evento religioso/social.
Foto de H. A. (Paços de Brandão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário