sábado, 20 de abril de 2013

Protocolo de Competências e Universidade Sénior

Apesar de não ter sido contemplada no ano anterior, dados os desentendimentos partidários, a Junta de Freguesia de Esmoriz acaba de aceder à acordada verba do âmbito do Protocolo de Delegação de Competências. Pelo que apuramos, trata-se de uma verba superior a 80 000 euros (16 000 contos) que será cedida pela Câmara Municipal à nossa Junta de Freguesia. Não é uma verba excepcional e penso que, tendo em conta o actual estatuto de Esmoriz, peca por ser irremediavelmente escassa. De qualquer das formas, é sempre uma ajuda e é indiscutivelmente melhor do que nada.



Imagem nº 1 - Na mais recente assembleia municipal, António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, proferiu o seu discurso, sendo atenciosamente ouvido por Manuel Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Ovar. 
Foto da autoria de H.A.


Recentemente, o blog Ovar Novos Rumos lançou a notícia de que será criada uma Universidade Sénior nos estabelecimentos da Junta de Freguesia de Esmoriz. Apesar deste projecto estar ainda numa fase embrionária, é certo que a iniciativa dirige-se às pessoas com mais de 50 anos, de forma a que estes desenvolvam as suas aptidões e conhecimentos, adquirindo ainda um maior grau de autonomia pessoal. António Bebiano e Carla Madureira (responsável pela pasta da Cultura) defendem uma estratégia de combate ao isolamento da população sénior e que deve ainda ter em conta o envelhecimento da população, evidente em Esmoriz e no restante país. A revitalização cultural da cidade é um dos objectivos do actual executivo. 
As disciplinas a serem desenvolvidas, integrar-se-ão nas áreas de: Humanidades, Línguas, Informática, Artes e Actividade Física. 
Assim sendo, a Junta de Freguesia de Esmoriz acaba de lançar desafios:
  • aos professores, inseridos nestas áreas de ensino, que se predisponham, em regime de voluntariado, a colaborar, enviando a sua candidatura para: usesmoriz@gmail.com (telefone 256 750 940). Também poderão consultar os serviços da secretaria. 
  • às pessoas com mais de 50 anos que pretendam ter uma ocupação activa, inscrevendo-se nos serviços administrativos da Junta de Freguesia de Esmoriz.

Em jeito de comentário final, creio que o projecto é fascinante e/ou aliciante. Mas a questão que se coloca é a seguinte - Existirão meios e estruturas para fazer avançar esta ambiciosa iniciativa? Não será necessário o apoio financeiro da Câmara Municipal de Ovar e doutras entidades? É claro que a ideia agrada-me bastante, mas é preciso ter consciência de que este projecto acarretará irremediavelmente obstáculos. Esperemos sim que a Junta de Freguesia de Esmoriz os saiba contornar, pois tal constituiria uma grande vitória para a Cidade. Apostar no envolvimento cultural dos nossos idosos, nunca é tempo perdido. A população sénior também existe e é pena que muitos neste país se esqueçam disso. Quero acreditar que Esmoriz dará um excelente exemplo neste capítulo, durante os próximos tempos.
Para mais informações sobre este assunto, consultem: http://ovar_novosrumos.blogs.sapo.pt/61691.html.




Imagem nº 2 - Nunca é tarde demais para aprender!
Retirada de: http://crescer.sapo.pt/atualidade/noticias/novo-site-responde-as-necessidades-da-populacao-senior

Nenhum comentário:

Postar um comentário