terça-feira, 16 de abril de 2013

Malho Tanoeiro - 64º e 65º edições

A 64º edição, que saiu no dia 25 de Março, contemplou os seguintes elementos informativos:


  • O Centro de Assistência Social comemora 30 anos de existência. O programa surge bem estruturado na primeira página do Jornal.
  • Futebol: SC Esmoriz a um passo da promoção. Nesta data, a equipa ainda não se tinha deslocado a Souto, onde carimbaria a subida.
  • O MCCO (Movimento de Cidadãos do Concelho de Ovar) quer travar Reforma Administrativa. Joaquim Castro, Alcides Alves e Albertina Magalhães manifestaram recentemente o seu repúdio pelo processo de fusão de freguesias, alegando que tudo não passa duma imposição unilateral sem procurar o necessário consenso das populações.
  • Feira de Antiguidades de Ovar volta às actividades de animação em Abril. No dia 21 de Abril, a casa do Povo de Válega irá recriar um Mercado à moda antiga, proporcionando também acesso à  sua gastronomia tradicional. Assim começará a animação.
  • Poema dedicado ao Cordoeiro. Uma actividade que marcou a História de Esmoriz e que mereceu uma dedicação especial no Malho Tanoeiro:

Lembrar o Cordoeiro
(Poema da autoria de Florindo Pinto)


Uma criança na roda,
dia inteiro na labuta.
Na hora da despedida, 
malandro, filho da p’ta.


Custava virar a roda,
ou segurar o cipote,
e, ainda, ouvir palavras 
mais duras que um chicote.


Logo pela manhã, “mortas”, 
rumavam p´ra o telheiro. 
Sacrificavam os ossos 
por uns míseros dinheiros.


Com a mãe, chora, apela. 
Arrastado, pela gola,
p’ra roda, com manivela, 
em idade de escola.


As cordas eram de sisal 
a cordoeira as fazia. 
Juntavam água, por mal? 
Não. Era cordoaria.


O pião, que tu jogavas,
com arte, e à maneira, 
e o fio que usavas 
é obra da cordoeira.



Imagem nº 1 - A comemoração dos 30 anos do Centro de Assistência Social de Esmoriz mereceu grande destaque na 64ª edição do Malho Tanoeiro.
Foto retirada da Página Oficial de Fátima Ramalho no Facebook



Entretanto, saiu no passado dia 10 de Abril, a 65ª edição do Malho Tanoeiro que incorpora os seguintes destaques:

  • 29 de Março - uma data (sempre) marcante. Foi nesta data que Esmoriz ascendeu a vila no ano de 1955. Também a Rádio Voz de Esmoriz foi fundada nesse dia, embora no ano de 1987.
  • Encerramento inesperado dos serviços da Junta no dia 1 de Abril. Situação que mereceu a indignação de Florindo Pinto que acusa os novos autarcas da Junta de Freguesia de terem feito a vontade a Ovar, prejudicando assim quem tinha assuntos sérios para resolver (caso dos desempregados).
  • Obras em curso promovidas pela Junta de Freguesia. Neste momento, estão a ser criadas estruturas que facilitem o acesso das pessoas menos fisicamente capacitadas às instalações da Junta de Freguesia de Esmoriz.
  • Mau estado das ruas em Esmoriz. Ao leque das vias deficitárias, podemos também agora acrescentar os casos das ruas da Indústria e Lopes Barbosa.
  • Orçamento da Junta aprovado para 2013. Alguns dos autarcas eleitos em 13 de Janeiro não compareceram. Em princípio, nova assembleia decorrerá no dia 24 de Abril na Cripta da Igreja de Gondesende.



Imagem nº 2 - A Junta de Freguesia procura facilitar o acesso a todos.
Foto da minha autoria


Fonte Consultada:

  • Jornal O Malho Tanoeiro. 64ª e 65ª Edição - dias 25 de Março e 10 de Abril de 2013. Direcção de Florindo Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário