domingo, 28 de abril de 2013

Abram alas ao Cusco XII (com algum humor)

Desculpem-me lá se tenho escrito pouco nestes últimos dias, mas confesso que ando um pouco atarefado. Claro que isso não é justificação pois talvez não tenha gerido bem o meu tempo, mas pronto isso são outras contas. Durante a próxima semana, continuarei a ter a agenda quase cheia. É que uma pessoa importante como o Cusco de Esmoriz tem sempre muito que fazer! Eh eh eh
Como já repararam, o Novo Parque do Buçaquinho foi inaugurado no passado dia 25 de Abril. Eu adorei tudo, menos uma coisa. É que quando queria comer qualquer coisa, já muitos se tinham antecipado e como tal, já não fui a tempo de saborear o pão-de-ló que era gratuito. Eu bem sei que também tenho de fazer uma dieta, mas talvez não seria o único naquela multidão. Só que como era um dia especial, eu gostava de testar o meu paladar. Mas não faz mal, fica para a próxima. Eh eh eh



Imagem nº 1 - Enquanto contemplava a beleza do Novo Parque do Buçaquinho, a maior parte dos outros visitantes estavam concentrados na zona atractiva da Gastronomia. Também confesso que falhei, pois deveria ter comido primeiro e depois sim, ia fazer o meu trabalho de fotógrafo amador!
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


Entretanto, a Universidade Sénior de Esmoriz pode já avançar nas próximas semanas (ou meses, isto na pior das hipóteses). Fonte próxima da Junta de Freguesia de Esmoriz garante que já existem 9 professores/formadores voluntários que se disponibilizaram a colaborar. Na sessão de dúvidas da última quarta-feira, estiveram ainda presentes cerca de 50 pessoas que desejaram mais informações sobre o assunto, tendo sido visível empatia e interesse em relação ao projecto. O valor mensal das propinas rondará os 15 euros e as aulas decorrerão nas instalações da Junta de Freguesia de Esmoriz. 
De facto, de que é que estão à espera para aproveitarem esta oportunidade? Eu se fosse sénior, não a desperdiçava! Mas o meu azar é que não tenho mais de 50 anos! Por isso, eu não posso estudar para a Universidade Sénior com muita pena minha...



Imagem nº 2 - Depois da Reflorestação do Campo das Vacas, a Junta de Freguesia de Esmoriz está agora concentrada no projecto da Universidade Sénior que tem conhecido múltiplos avanços.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


Como sabem, amanhã (dia 29 de Abril) irá realizar-se, pelas 21:00, uma nova assembleia de freguesia, desta feita na Cripta da Igreja de Gondesende. Esperemos que os políticos se comportem à altura e consigam dar continuidade àquilo que se tem conseguido nos últimos meses. Já agora devemos escrever Gondesende ou Gondezende? Com S ou com Z? Pois já vi escrito das duas formas, inclusive nas placas de trânsito...
Sobre esta questão, Aires de Amorim elucida-nos:

"Gondesende é o genitivo do antropónimo «Gondesindus», que já nos aparece no ano de 897. É uma palavra composta de Gund (combate, batalha) e sinths (caminho, expedição), significando, pois, ida para o combate. 
O segundo elemento começa por um s. que, uma vez unido ao primeiro, por ser medial, passa a ter o valor de z. Escrever, pois Gondesende com um z é um erro ortográfico" (Achegas para o Estudo da História Local, p. 309).

Assim se fala em bom português! Penso que, neste caso, os errantes não poderão sequer invocar o novo (des)acordo ortográfico em sua defesa. Gondesende vem do termo Gondesindus que alegadamente seria o nome dum cavaleiro do tempo da Reconquista Cristã, como defendeu Aires de Amorim na sua monografia sobre Esmoriz.
Se alguém voltar a escrever Gondezende, devia ser obrigado a escrever 50 vezes Gondesende, pois esta é, de facto, a grafia correcta. 



Imagem nº 3 - A Cripta de Igreja de Gondesende acolherá a próxima assembleia de freguesia.



Entretanto e mudando de assunto, o robot Curiosity que anda a sondar Marte, desenhou involuntariamente esta marca que está a dar que falar:



Robô da Nasa desenha “pênis” na superfície de Marte

Imagem nº 4 - O que será? A mim parece-me um canhão? Mas há quem pense doutra forma!


Sabem que agora podem proceder à requisição gratuita de bicicletas no Novo Parque do Buçaquinho???? Só precisam de preencher um registo e recebem uma bicicleta por empréstimo. Talvez, o capacete não esteja garantido, mas caso queiram comprar uns para vós, podem encomendar estes que estão a dar que falar:



Imagem nº 5 - Gostam destes capacetes? São bons para camuflar a nossa identidade! 


Eu confesso que não gosto de usar capacete. A minha enorme cabeleira já atenua o impacto, em caso de queda. Por isso, acho que posso poupar nesta vertente.
Por fim, deixem-me citar uma notícia recente do Jornal "O Público", datada do dia 27 de Abril (ontem), em que o falso padre de Barcelos, o tal Agostinho de Caridade, voltou a fazer das suas. É suspeito de ter furtado na Igreja Matriz de Ovar (como já foi referido), terá surgido também na Igreja de Senhora-a-Branca com o nome falso de Vítor. No passado chegou a utilizar outras identidades fictícias, como a de João Luís, quando andava pela Trofa.Tudo isto acontecia porque os párocos lesados nunca chegaram ao ponto de pedir a sua identificação e o referido Agostinho é acusado de celebrar ilegalmente cerimónias e de usurpar bens da Igreja.
Parece que este senhor tem talento para inventar nomes e enganar as pessoas. Pode ser que da próxima vez, o feitiço se vire contra o feiticeiro, e este senhor aprenda finalmente que as regras existem para ser cumpridas. Mas ele se calhar tinha perfil suficiente para entrar em determinados partidos - eh eh eh.




Imagem nº 6- A Arquidiocese de Braga lançou recentemente um enorme alerta a todas as Igrejas para que não se deixem iludir.
Retirada de: http://m.publico.pt/Detail/1592672 e LUSA.

5 comentários:

  1. Olá
    Boas notícias...
    O arranque da Universidade Sénior e a descentralização das reuniões da Assembleia de Freguesia são exemplo disso.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas

      Sim, parece que as coisas estão a avançar para os nossos lados. Estou a gostar de ver!

      Abraço

      Excluir
  2. Meu caro cusco Sou habitante de Gonsezende e sempre foi assim escrito. Foi assim que aprendi na escola primaria a quase 40 Anos.
    E será assim que escreverei sempre!

    Alias as placas que existem é gondezende com um Z.

    Nao vou escrever 50 vezes, porque sei como se escreve é com um Z!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas

      Compreendo a sua situação, mas tendo em conta as raízes do nome, o "S" parece-me ser mais correcto que o "Z". Mas como ambas as grafias estão generalizadas, talvez já se aceitem as duas. Porém, e citando Aires de Amorim, creio que o termo mais adequado é Gondesende.
      Gondesende vem do nome - Gundesindo.

      Os melhores cumprimentos!

      Excluir
  3. Olá
    Uma curiosidade....ou uma certeza, sei lá...

    http://codigopostal.ciberforma.pt/codigo_postal.asp?n=14292

    http://www.pai.pt/escola-de-godesende-esmoriz-3885-435/

    Cumprimentos
    Augusto

    ResponderExcluir