domingo, 21 de abril de 2013

Abram alas ao Cusco XI (com algum humor)

Estamos em pleno fim de semana e como prometido é altura de animar o pessoal de Esmoriz City com um novo capítulo da Saga Interminável - Abram alas ao Cusco! Eu sei que vocês aí em casa estão tensos, depois duma semana intensa de trabalho, e por isso, importa descomprimir um pouco!
Começo por vos dizer que trarei novidades nas duas próximas semanas quanto à localização da necrópole (cemitério medieval) de Gondesende. Ontem, acedemos a informações privilegiadas que nos permitirão, à partida, chegar ao local que parece ter sido desvalorizado e que poderá merecer agora uma atenção mais concreta do actual ou de um dos futuros executivos da Junta de Freguesia. Há-que explorar e sinalizar o espaço. Pelo menos, é o que eu defendo... Estou ansioso por conhecê-lo, não faço a mínima ideia do que vou encontrar. Gosto deste mistério à "Sherlock Holmes". Parece que a necrópole se encontra num pinhal, espero apenas não ser assediado ou atacado por algumas senhoras que por aí possam andar  (será que estarão a honrar os seus antepassados??? eh eh eh). Mas isso é o que menos importa. A próxima caminhada triunfante vai até Gondesende, em vez de terminar, como tem sido tradição, na Praia ou na Barrinha de Esmoriz. Por isso, estejam atentos porque isto vai animar!
Entretanto e para começar, apresento-vos um galhardete com o nobre e admirável brasão desta ilustre cidade:



Imagem nº 1 - Não é belo? Temos que nos ajoelhar sempre quando observamos este majestático brasão!
Retirada da Página Oficial de Vicente Oliveira no Facebook


Na próxima Quarta-Feira (24 de Abril) pelas 17:00, serão prestadas novas informações sobre a Universidade Sénior. Para esse efeito, e se estiverem interessados em leccionar ou aprender, devem comparecer na Junta de Freguesia de Esmoriz. Pelo menos, foi esta a informação que me chegou aos ouvidos. 
Eu acho muito bem que se crie uma Universidade Sénior. É certo que não tenho mais de 50 anos, mas se tivesse, eu nem hesitava, estava sempre lá a cuscar. Uma aprendizagem é sempre uma mais-valia. Por isso, o que é que estão à espera? Não será uma oportunidade flagrante para o desenvolvimento das vossas aptidões e conhecimentos?
Como dizia uma amiga minha, formada em Educação Social: "A diferença entre o idoso e o velho, é que o primeiro é mais activo e não se acomoda, procurando espremer as vantagens desta vida, enquanto que o segundo, o velho, está parado no tempo e renuncia unilateralmente à participação social". Pois bem, eu não queria ser velho. Já conheci alguns e tive que ter uma tremenda paciência. Quanto a idosos, também contactei com muitos e sempre admirei a sua sabedoria. 
Por isso, aproveitem pois podem viver uma experiência muito feliz! 



Imagem nº 2 - Na última semana, o projecto da Universidade Sénior em Esmoriz tornou-se público e já conta com alguns desenvolvimentos. Se estiverem interessados sobre esta modalidade, informem-se imediatamente junto dos serviços competentes na Junta de Freguesia.
Este cartaz é do Município Alcácer do Sal e é meramente exemplificativo - http://www.cm-alcacerdosal.pt/PT/Viver/Seniores/Paginas/default.aspx


Exposto isto, tive ainda conhecimento de que o SC Esmoriz e a AD Ovarense disputarão a Taça da Amizade, a duas mãos (dias 21 e 28 de Abril, pelas 16 horas). É o clássico dos clássicos aqui no concelho. As duas direcções mantêm uma boa relação. Esperemos que os adeptos dos clubes sejam também amiguinhos. Interessa é que todos terminem aos abraços no final dos dois referidos amigáveis e aproveitem estes jogos para conviver e passar bons momentos. Os sócios de ambos os clubes pagam 1 euros, os não-sócios pagam 3 euros! Preços amiguinhos, claro está! Para mais informações, consultem: http://www.ovarnews.pt/?main=noticia&n=531.


´

Imagem nº 3 - Vem aí o clássico dos clássicos que promete animar o concelho inteiro!


Deixemos agora o clássico do momento de lado, e tenho que vos confessar mais um testemunho pessoal mas que não tem mal nenhum, pois não tenho assim muitos tabus e vocês aí em casa sabem disso. Eu não tenho papas na língua! Dito isto, confesso que houve recentemente uma pessoa que me disse que parecia mal, um tipo como eu, não ter uma namorada. E depois tentou induzir que as pessoas mais preconceituosas poderiam insinuar outra coisa que não é verdade. Eu não mudei de campeonato (nem tenciono fazê-lo, embora respeite os participantes das mais diversas modalidades!!!!!), apenas sou um pouco exigente. E já agora, para além de poupar dinheiro (isto de levar uma namorada a tomar um café, a jantar, a ir ao cinema - traz muitos gastos e a minha vida não é propriamente um luxo nesta conjuntura crítica), sei que há agora um estudo que concluiu o seguinte - as mulheres que casam depois dos 30 anos, costumam ganhar ainda mais dinheiro do que aquelas que se precipitam e dão logo um SIM nos princípios dos seus 20 anos. Lá está, a perspectiva economicista, que hoje conta muito, joga a meu favor, neste caso. E, para além disso, considero-me um liberal dos 7 costados. Namorar com uma rapariga iria limitar o meu percurso individual. É como se tivesse uma câmara atrás de mim a vigiar-me e eu não gosto nada disso, pois o Cusco não admite imitações de menor qualidade! Agora compreendem decerto melhor a minha situação. Por isso, se algum dia casar, só o farei depois dos 30 anos e até lá, quero ter um emprego estável (sei que está difícil, mas há-que tentar) e usufruir um pouco mais da liberdade que será comemorada oficialmente daqui a 4 dias (25 de Abril).



Imagem nº 4 - Iria eu gastar já um balúrdio num anel, para além de ter que me ajoelhar diante da felizarda, o que me poderia causar uma dor insuportável na coluna e menos peso monetário nos bolsos???!!! É que é já a seguir! LOL



Imagem nº 5 - Já agora este boneco é um pouco parecido com o Cusco, embora esteja aparentemente mais magro! Eh eh eh



Entretanto, o russo Vilaly Shakhnazarov decidiu seguir o meu conselho, pois com os seus 33 anos, acredita ter descoberto finalmente o amor da sua vida. Ele diz que foi logo à primeira vista, só que depois perdeu o contacto com a mulher dos seus sonhos chamada Mariana. Neste preciso momento, ele já está há 2 meses na paragem de autocarros à espera dela, pois foi aí que a conheceu. Mas este romântico russo não está com sorte. Ao que o amor nos obriga! Espero que não fique muitos mais meses ou anos à espera. É que casar com mais de 40 anos, também já seria um pouco exagerado, julgo eu...




Imagem nº 6  - Ó Vitaly, tem paciência! O teu autocarro ainda não chegou. Se fosse aqui, na minha região, talvez demorasse menos tempo. Olha, vai rezando ao São Valentim! Pode ser que tenhas sorte. Espero ainda que essas flores sejam artificiais, pois podem ser mais baratas e decerto que não se estragam com a espera! Boa sorte!


Nos EUA, uma mulher do Tennesse (EUA) ouviu gritos que seriam alegadamente humanos e decidiu alertar a polícia para que esta averiguasse a estranha ocorrência. Chegados ao local de origem dos gritos, depararam-se com... um bode. Parece que o mesmo estava agarrado a um poste, praguejando contra o facto do seu dono o ter separado dos outros bodes da família. Pois é, o animal impôs respeito, manifestando a sua indignação. Podia ser uma mais valia na classe política. Eh eh eh (estou a brincar).




Imagem nº 7 - Um bode com muita personalidade!


Agora mostro-vos um porco "made in China". Nasceu com dois focinhos e três olhos, e agora vive na Província de Jiujiang! Mais um que poderia ter uma visão mais ampla do que os nossos deputados da AR (eh eh eh, de novo estou a brincar). 


Nasce na China porco com dois focinhos, três olhos em uma única cabeça

Imagem nº 8 - Este porquinho ainda vai roubar o protagonismo ao macaquinho chinês, segundo dizem as más línguas.


Por fim, apresento-vos uma tradição curiosa (e algo masoquista) que pode ser observada no Nepal. O povo rai desse país tem a necessidade económica e cultural de extrair o mel da maior abelha do mundo - a Apis Laboriosa. Só que para isso, têm de escalar, sem recurso a equipamentos de segurança, alturas com mais de 70 metros. Muitos são bem sucedidos (mesmo sendo picados), mas outros já conheceram uma sentença de morte. É uma actividade que exige grande esforço físico, frieza e sorte, muita sorte... O produto, depois de extraído, de forma heróica, não é sequer comercializado, pois destina-se apenas a fins alimentares ou terapêuticos da referida povoação. 
Ainda bem que nós não temos nenhuma tradição assim em Esmoriz, senão ia ser lindo... Eu não podia sequer tentar, pois confesso que tenho vertigens!


Nepaleses arriscam a vida para manter tradição e pegar mel da maior abelha do mundo

Imagem nº 9 - Já chegaste lá, mas todo o cuidado é necessário, senão elas ensinam-te a voar! loool




Imagem nº 10- Este desafio é só para gente com bravura!


Chegamos mais uma vez ao fim desta rubrica. Espero que tenham gostado. Aproveitem o Solzinho e ide caminhar junto à nossa linda praia. Um resto de Bom Domingo para vocês todos! Aquele abraço lendário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário