quinta-feira, 4 de abril de 2013

A Coreia do (Des)Norte

Não sou americanista, e graças a Deus que não o sou, e fui aliás o primeiro a criticar a invasão ilegítima do Iraque por motivos falsos (armas de destruição maciça e ligação do regime de Saddam Hussein à Al-Qaeda), contudo, desta vez, podemos observar perfeitamente uma potência nuclear (sim, esta é mesmo!) a tentar desafiar o mundo ocidental. Não há forma de negar esta recente ameaça da Coreia do (Des)Norte.
A Coreia do (Des)Norte vive uma ditadura terrível, daquelas que já deveriam ter desaparecido desde os tempos da Segunda Guerra Mundial ou da Guerra Fria. O povo passa fome e outras misérias. Dentro do seu país, a raça norte-coreana é considerada superior às outras. É um país fechado, no qual só existem (imaginem!) 27 ou 28 cortes de cabelo considerados legais. Se alguém utilizar um cabelo desenquadrado desses padrões, é seguro que vai para a prisão. Já agora quem não se lembra dos jogadores norte-coreanos que, após terem falhado o acesso aos oitavos do Mundial de 2010, foram castigados com insultos do Ministro do Desporto e o seleccionador até foi condenado a trabalhos forçados??? Pois eles desejavam que a selecção norte-coreana chegasse aos Quartos de Final como em 1966. Houve ainda testemunhos polémicos (estes não chegaram a ser confirmados ou a FIFA não terá tido coragem para agir) de torturas incutidas a alguns atletas. Isto só são exemplos extremos dum regime que não sabe o que é a Democracia e que agora julga ter moral para desafiar o Mundo.
O seu líder, Kim Jong-Un, é um homem de 30 anos que, desde finais de 2011, assumiu o poder após falecimento de seu pai, Kim Jong-il, que mereceu um funeral recheado de múltiplas carpideiras (mal) preparadas para uma encenação de despedimento do grande líder...
Mas voltando ao actual jovem presidente, o tal Kim Jong-Un, eu posso dizer-vos que é uma pessoa que, na década de 80, estudou num país tão avançado como a Suiça, mas pelos vistos, não abriu o seu coração ao Ocidente. Digamos que tal como alguns políticos do nosso país, deve ter andado a brincar na Universidade, já que nada aprendeu, pelo menos, é o que depreendo das suas recentes e irreflectidas posturas. 
Exposto isto, há uma questão que está a ser colocada e que gostaria de partilhar convosco - Há a possibilidade de ocorrer uma Terceira Guerra Mundial? 
Não sou vidente, é certo, mas é provável que se trate dum mecanismo de propaganda do novo líder norte-coreano. Ele é um jovem que deseja mostrar autoridade e poder, legitimando-se perante o seu povo. Mais, quer ganhar ainda poder de decisão e influência na Comunidade Internacional, através do recurso à intimidação, de forma a que o seu país possa ser beneficiado numa ou outra questão de grande importância geo-estratégica. Aliás, quem defende esta teoria acredita que a Coreia do (Des)Norte não atacaria Seul com bombas atómicas, já que a distância entre as duas capitais é de apenas... 200 km (isto é, a bomba atómica arrasaria Seul, mas deixaria também muitas marcas em Piongyang. Uma guerra prejudicaria assim a situação das duas Coreias. Ficariam ambas a perder!
Mas há quem pense doutra forma. Um possível ataque à Coreia do Sul ou ao Japão poderia ser um rastilho para uma guerra mundial. Os EUA e a União Europeia apoiariam Seul, mas a China (e quem sabe o Irão ou a Rússia) colocar-se-iam do lado da Coreia do Norte. Pois este é um cenário explosivo que pode acontecer, caso rebente uma guerra cruel e sangrenta nas Coreias. E aí sim, a guerra nuclear seria uma realidade, pois parece que a Coreia do Norte não sabe jogar no campo da diplomacia. 
E, você aí em casa, não julgue que está a safo das consequências, mesmo que o seu país seja neutro nesta possível guerra, pois a utilização de bombas atómicas deixará consequências irreversíveis no meio-ambiente e toda a Humanidade sofrerá com isso, basta relembrar os efeitos documentados e comprovados cientificamente da utilização de duas armas nucleares no Japão, durante a Segunda Grande Guerra (1938-1945).
Para já, eu estou mais inclinado para a tese da propaganda, mas confesso que começo a ficar algo assustado, pois o seu antecessor não ameaçava de forma tão contínua e agressiva. 



Imagem nº 1 - Ó Kim vai mas é estudar! O que andaste a fazer na Suiça?

Nenhum comentário:

Postar um comentário