sexta-feira, 15 de março de 2013

Correio do Leitor - Vladimir Monteiro deseja um sistema de iluminação eficaz

Caros amigos, venho por este meio divulgar o que tenho a certeza que é um atentado que está a ser cometido contra os habitantes e todos quantos visitam Esmoriz. Neste particular sei do que estou a falar, a iluminação supostamente moderna que está a ser colocada na referida rua de entrada em Esmoriz, é muito má. Não é a tecnologia que é má em si mesma, mas sim a forma como está a ser utilizada e transmitida como sendo boa. O que aqui neste caso está em causa é um péssimo projecto de iluminação viária, uma péssima escolha de materiais (luminárias) ou então um projecto feito à muito tempo (mais de 5 anos)... Não posso aceitar que na entrada da nossa cidade sejam colocadas luminárias de refugo de uma marca supostamente boa. Vamos a pressupostos: - Se querem poupar energia a tecnologia agora usada (LED) é um dos bons caminhos, mas não o único. E claramente neste caso não sei se o que se passa será isso pois tiveram que encurtar o espaçamento entre luminárias para tentar (não conseguiram obter uma boa uniformidade). - Se pretendem ter luz branca a tecnologia usada é uma das possíveis, mas mais uma vez não é a única. Aliás para quem não sabe a temperatura de cor dos led's usados é bastante fria para não perderem muito rendimento, pois se usassem uma temperatura de cor mais agradável o rendimento das luminárias baixaria substancialmente. Isto leva-nos a uma outra consideração as fontes de luz muito fria nunca deveriam ser usadas em zonas residenciais pois existem estudos (tenho acesso a eles) que comprovam que a excessiva exposição das pessoas a fontes de luz fria leva a problemas de saúde (como insónia, cancro, etc). - Se pretendem uma melhor restituição cromática esta tecnologia, sim é muito melhor que a anterior (Sódio de Alta Pressão), mas mais uma vez não é a única nem a melhor. - E por fim se pretendem conseguir uma boa, para não dizer excelente uniformidade na via pública e passeios adjacentes, escolheram muito mal as luminárias, pois o que vamos ter é uma péssima uniformidade. Este modelo pertence á pré-história da iluminação pública LED. Num passado não muito distante a EDP arrogava-se no direito de não permitir este tipo de luminárias e agora em vez de o nosso Município nos defender e mandar colocar boas luminárias com um bom projecto permitem isto... Se querem uma solução barata então bastaria substituir as lâmpadas de sódio por lâmpadas de Iodetos-metálicos com 3000K de temperatura de cor. Peço aos responsáveis por esta terra e Concelho que não o permitam. Muito obrigado.



Texto e Imagem da autoria de Vladimir Monteiro que comunicou a sua insatisfação a António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz.

2 comentários:

  1. Sr. Vladimir Monteiro, nasci e vivo em Esmoriz, construí família nesta belíssima terra, sou licenciado pela Universidade católica. Ao ler o que escreveu neste Blog, não consigo deixar de expressar o meu repudio pela quantidade de asneiras que ilustra neste meio de informação. Da mesma forma que se pronuncia sobre este tema também pode de forma clara dizer o que o motiva ou quem o convence a dizer tanta asneira. Se a CMO faz pouca obra, “Aqui del Rei” que não faz nada em Esmoriz, se faz “ aqui del rei” causa transtorno, demora muito tempo e é sempre tudo mal feito.
    Sou uma vitima destas obras, mas sei e tenho a consciência que no futuro vou usufruir de melhores condições de circulação rodoviária. Caia na realidade, não se pode ter “sol na eira e chuva no nabal” passe a palavra aos amigos que o convenceram a escrever inoportunas palavras.

    ResponderExcluir
  2. E as tais lâmpadas de Sódio de Alta Pressão ou as que contêm iodetos metálicos não serão mais poluentes na sua produção e no seu futuro tratamento como resíduo do que os LED?

    Prefiro luz com temperatura mais quente do que fria, naturalmente. Penso que todos preferimos isso. E é claro que até notamos um superior conforto em áreas com luz mais quente.

    No entanto, parece-me exagerado falar em problemas de saúde como insónias ou cancro... Parece-me que ninguém se irá expôr demasiadas horas por baixo da iluminação pública...

    A última questão que deixo... a obra como um todo não será positiva?...

    ResponderExcluir