quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Derradeiro Ponto de situação a nível político

Este é o último ponto de situação política que irei fazer antes das eleições. Da próxima vez, tenciono já abordar os resultados verificados. Por isso, esta é a última reflexão que farei antes da data das eleições. Que fique bem claro que esta é apenas a minha perspectiva. Nada mais do que isso! Posso estar certo, como poderei estar errado, embora procure tratar toda a informação com realismo e isenção.
Começando pelo PSD, encabeçado por António Bebiano (arquitecto de profissão), fico com a ideia de que estão a fazer uma campanha forte, angariando vários apoios no seio de inúmeras colectividades. Salvador Malheiro, Mandatário desta lista, tem feito os possíveis para conseguir um resultado que permita o regresso triunfante dos sociais democratas à Junta de Freguesia de Esmoriz. Por seu turno, Fátima Ramalho, António Sá, Diniz Gonçalves, Henrique Araújo são outros nomes respeitados que integram esta lista que mereceu ainda o apoio de Luís Filipe Menezes (Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia), de Hélder Reis (Apresentador da RTP) e de Jorge Marques (Presidente do Esmoriz Ginásio Clube), entre outros. Inclusive, parecem ter sido o primeiro partido a colocar tarjas propagandísticas. Será tudo isto suficiente para vencerem? Os esmorizenses responderão a esta pergunta.
Por seu turno, o PS também soube escolher um cabeça de lista competente e com um currículo profissional de respeito. Trata-se de Miranda Gomes, antigo gerente bancário, que não terá tarefa fácil, pois tentará levar um navio, degradado pelos desentendimentos do anterior executivo, a um bom porto. A entrada de Pedro Silva, embora independente, veio credibilizar esta lista (que incorpora outros nomes interessantes - casos de Andreia Pereira ou Flora Santos), cujo Mandatário é Armando França. Os socialistas conseguiram ainda obter o apoio do Dr. Manuel Oliveira (Presidente da Câmara Municipal de Ovar), de Luís Alves (Presidente da Concelhia do PS Ovar) e de Francisco Assis (uma das principais figuras do PS a nível nacional), entre outros. A apresentação pública da candidatura de Miranda Gomes ocorreu ontem, estando este disposto a resolver os problemas concretos dos esmorizenses. Será que Miranda conseguirá fazer com que os socialistas tenham direito a uma nova oportunidade na Junta? Mais uma vez, só os esmorizenses é que decidirão.
Numa primeira previsão (e não mais do que isso!), creio que PS ou PSD (ou PSD e PS, como desejarem) são os principais candidatos à vitória. Poderá ser uma luta taco a taco. Não sabemos quem irá ganhar, pois os resultados não serão fáceis de prever, dada a abstenção monumental que deverá ocorrer nesse acto legislativo. Por isso, não arrisco um vencedor por questões de isenção e de imprevisibilidade. Todos os pormenores contam e os debates (a acompanhar na Rádio Voz de Esmoriz) poderão convencer muitos dos indecisos. 



 Mais uma vez, prevê-se uma luta a dois, com PS e PSD a serem os principais favoritos do costume.
Imagem retirada de: http://ccoelhoonline.blogspot.pt/2009_11_01_archive.html



Como outsider's estão os elementos da lista encabeçada por Rosário Relva, ex-Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz e agora cabeça de Lista do GIPE - Grupo de Independentes por Esmoriz, talvez a 3ª força política na cidade. Rosário alega ter pago dívidas que ascendiam a mais de 150 000 euros, para além de ter adquirido um bobcat e cadeiras para o auditório da Junta de Freguesia, entre outras acções reivindicadas durante o seu anterior mandato. A sua Mandatária é Rosa Amélia Ferreira e conta ainda com o apoio especial de Victor Sousa (artista e fotógrafo esmorizense) e de Américo Castro (Presidente da Junta de Freguesia de Paramos). Como já tive oportunidade de observar, Rosário é adorada por uns e contestada por outros. A sua popularidade (embora não seja a mesma de há 3 anos atrás!) pode ajudar os independentes a melhorar o resultado em relação às eleições de 2009 (onde apenas tiveram 12 % dos votos), contudo dificilmente será suficiente (lá está é apenas uma previsão minha que pode estar certa ou errada) para vencer as próximas eleições intercalares (para isso, teria que conseguir o milagre da triplicação dos votos em relação a 2009!). Sem a força dum partido robusto que mova militantes e massas, os independentes terão sempre mais obstáculos por contornar. Como é que os esmorizenses reagirão à sua candidatura? Será candidata à vitória ou apenas deverá preocupar-se em manter o 3º posto, embora reforçando ou mantendo os resultados dos independentes em 2009? Mais uma vez, os esmorizenses é que dirão de sua justiça.



Rosário Relva reivindica estes feitos, de forma a convencer os esmorizenses a votarem na sua equipa. Mas será ou não suficiente para conseguir surpreender e vencer as próximas eleições? 
Retirado da Página Oficial do GIPE no Facebook


Por fim, aposto na entrada em cena dum quarto partido (e nem sei se será matematicamente possível a inclusão duma quinta força política) para a Junta de Freguesia. Tal se deverá à perda de votos dos principais partidos (sim, PS, PSD e até Independentes podem descer nas intenções de voto). Falta saber quem conseguirá essa representação.
Por um lado, temos a CDU que, sob a direcção do incansável Albino Silva (Dirigente Associativo), tem feito uma campanha porta a porta, alertando para a necessidade duma fiscalização transparente das contas e dos assuntos da Junta de Freguesia. Esta equipa, composta por um número significativo de independentes, lamenta ainda os falhanços do executivo socialista em Esmoriz e dos governantes sociais-democratas, a nível nacional. 
Por seu turno, o Bloco de Esquerda, liderado por Carlos Jorge Ferreira (Professor de Educação Física e treinador de voleibol), apresenta muita juventude nas suas fileiras, defendendo também mais transparência na Junta de Freguesia e incentivando a prática desportiva em Esmoriz. Também os bloquistas lamentam que os esmorizenses votem sempre nos mesmos partidos que poucos resultados apresentam a nível local ou nacional.
Por fim, o CDS-PP, encabeçado por Carlos Alexandre (ex- Director do Jornal/Rádio Voz de Esmoriz), um homem que conhece bem a sua terra, pode também ambicionar um resultado interessante em Esmoriz. O Partido Popular exige mais respeito pela Cidade (argumentando que tal não tem acontecido nos últimos tempos) e apresenta uma equipa apenas recheada de... esmorizenses! O PP procura assim ser uma alternativa credível.
Em suma, penso que destes três últimos partidos, um, ou no máximo, dois deles poderão conseguir assento na Junta de Freguesia. Apesar de não possuírem os mesmos argumentos financeiros e sobretudo a força dos principais partidos, podem surpreender e conseguir um resultado que lhes permita colocar autarcas na Junta de Freguesia, participando assim activamente no futuro da Junta de Freguesia. Aliás, até é um cenário que não me desagrada por inteiro, visto que os outros três que lá estiveram no triénio 2009-2012, não conseguiram evitar uma grave crise na Junta de Freguesia...



Carlos Alexandre, cabeça de lista do PP, em acção de campanha.
Retirado da Página Oficial do PP no Facebook



Albino Silva também tem conseguido alguns apoios durante a campanha
Imagem cedida pelo PCP Ovar, via-email.



Carlos Jorge Ferreira e a sua equipa em acção de campanha junto à Praia de Esmoriz
Imagem retirada da Página de Candidatura do Bloco de Esquerda


Expostas estas possíveis previsões da nossa parte (que até podem estar erradas!), resta-me desejar boa sorte a todas as listas candidatas. Com ou sem surpresas, que ganhe o melhor!
Por fim, apelo aos esmorizenses para que votem porque temo que desta vez e ao contrário, das duas últimas eleições autárquicas em Esmoriz, a abstenção possa superar os 50 %. Aliás, se não acreditam em nenhuma das listas apresentadas, peço-vos que, ao menos, votem em branco. Agora não votar é abdicar duma das poucas vitórias que ainda não nos tiraram desde o 25 de Abril.

PS: Para conhecimento público, deixamos a lista dos resultados verificados em 2009 para as eleições Autárquicas - Esmoriz:


Votantes
56,87%
Mandatos por atribuir:  0 0 Mandato(s) por atribuir
Votantes: 5.615
Inscritos: 9.874
Lista%VotosPresidentes da Junta
PS36.152.03016
PPD/PSD.CDS-PP32.151.80505
I12.0767802
PCP-PEV5.0828500
MPT4.9327700
MMS4.726400
Totais95.085.339113
EM BRANCO2.56144
NULOS2.35132
Dados Estatísticos retirados de: http://www.autarquicas2009.mj.pt/autarquicas2009/#none
Esta tabela será depois comparada com a dos resultados oficiais de 13 de Janeiro, para observar os partidos que ganharam ou perderam votos.

10 comentários:

  1. Olá
    Muito bom post

    Faz-me confusão ver Rosário Relva candidata pelos Independentes; os mesmos que a contestaram na Junta ( certo? )e cujo representante maior, ex-Presidente da Junta e actual deputado na Assembleia de Ovar, viu o seu Mandato à frente dos destinos de Esmoriz, investigado por alegadas irregularidades ( lembro a «história» dos terrenos contíguos ao estádio do Esmoriz).

    Oxalá que entre o Povo, haja alguém que não se esquece...

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto,

      Os independentes terão sido o partido menos duro com Rosário Relva, mas a verdade é que mesmo assim, quando eram liderados por José Mendonça, chegaram a apresentar uma moção de censura a Rosário e seu executivo. Mas na política, a vida dá muitas voltas e Rosário acabou por ser a cabeça de lista dos independentes de Esmoriz, podendo a sua popularidade (que ainda mantém) ser um trunfo nestas eleições. Mas vamos ver o que se passará...
      Quanto ao representante de que me fala, penso que ele é actualmente deputado pelo Bloco de Esquerda, isto é, já não é socialista nem independente (como foi no passado, enquanto Presidente da Junta por vários anos!) Por isso, ele não deve estar a apoiar a candidatura de Rosário Relva... Acho eu!

      Cumprimentos e obrigado pelos elogios

      Excluir
  2. Não sei se o PSD capta o mesmo resultado de 2009, o PS por sinal também não terá o mesmo resultado.
    A grande Surpresa será a lista de Independentes e os partidos mais pequeninos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cenário que expõe é possível... Eu disse no meu texto que os independentes iriam subir nas sondagens (mas talvez não seja suficiente para vencerem, mesmo com a queda do PS e PSD) e que poderia aparecer um quarto ou quinto partido na Junta. Vamos a ver...

      Tudo dependerá de quem for votar e do nível de abstenção. Eu até poderia colocar aqui uma sondagem, mas o problema é que estas podem ser facilmente manipuladas, como sabe!

      Cumprimentos

      Excluir
  3. Que confusão é esta que aqui vai vamos lá esclarecer GIPE nada tem haver com os independentes anteriores formamos isso sim um grupo independente por Esmoriz, não existe nenhum membro dos antigos independentes a apoiar nos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O facto de se tratarem de listas independentes, pode já criar um paralelo entre ambas as equipas, tanto a do Mendonça com a de Rosário.
      Acredito que podem ter agora uma equipa completamente rejuvenescida (e distinta da anterior), mas pronto, são independentes na mesma e partilham isso em comum.
      Normalmente, e excepto na situação de que se passou há uns anos atrás com a lista de Alcides Alves, os independentes não costumam ter os mesmos argumentos que socialistas e sociais democratas que possuem maiores orçamentos e movem mais massas pela força do seu partido.
      Por isso, uma lista independente, seja com 12 %, 15 % ou 20 % das intenções de voto, dificilmente conseguirá vencer em Esmoriz. Daí a minha comparação - por muito diferentes que sejam, as listas dos independentes vivem de problemas idênticos...
      Mas acredite que não fiz esta comparação por maldade (aqui até pode chamar-me ignorante, mas nada mais do que isso), até porque, quem me conhece, jamais iria fazer a vida negra a qualquer um dos candidatos. Não beneficio nem prejudico ninguém em concreto. Boa sorte a todas as listas e que ganhe o melhor!

      Cumprimentos

      Excluir
  4. Boa noite!

    Bem haja por blogs deste género, antes de mais!
    Só espero que os esmorizenses reflitam bem e escolham alguém que realmente se interesse por fazer algo por Esmoriz e não por outras questões...
    Penso que realmente os partidos mais pequenos sim poderão surpreender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Agradeço os seus elogios. Quanto ao que refere, sim, tanto a nível nacional como a nível local, parece que os partidos pequenos costumam subir nas intenções de voto quando os Dois partidos principais da Política não conseguem dar respostas concretas em momentos difíceis. Por isso, tudo pode acontecer numas eleições, em que a abstenção poderá ser monumental, tornando assim totalmente imprevistos os resultados. É preciso coragem para efectuar previsões precisas. Aliás, tudo pode acontecer...

      Cumprimentos

      Excluir
  5. Boa Noite Cusco Esmorizense,

    Parabenizo o seu Blog e as suas palavras, uma vez mais. É disto mesmo que os Esmorizenses precisam. Serem informados e alertados! Infelizmente existem buracos fundos de, digamos que "falta de informação" nesta Cidade...

    Quanto ao que se sucede na nossa terra, primeiro Lamento... Só revela falhas de responsabilidade, competencia, maturidade..
    Um episódio vergonhoso aquele que vivemos. Num mandato de 3 anos, a presidente foi presidente meia duzia de dias dado que se encontrava sempre impossibilitada de realizar as suas funções. A par disto, o desentendimento entre a sua equipa que só espelha o corpo caracteristico de falhas que referi acima. Brincamos?? E agora? Agora vêm dizer que houve um empenho profundo e que sempre fizeram o melhor por Esmoriz? Uau.. Caros Senhores, se para voces é isto que Esmoriz merece tenho a dizer-vos que sois Tudo menos Esmorizenses. A vossa paixão "não alcança as patinhas da formiga". Sois muito pobres! E pobre também é a mente e a atitude de alguns dos nossos Cidadãos.. " Vamos votar no mesmo porque assim ao menos pior do que isto não fica??" É essa a vossa ambição? É nisso que creem? Pois com toda a ousadia vos digo: Não mereceis o que esta terra ainda vos dá. Tratem dela por favor! E lutem por ela! Somos muito mais do que aquilo que aparentamos. É Esmoriz e Portugal.. :)

    Sabem do que Esmoriz precisa "Senhores"? Não é de um político.. É de um apaixonado! Só esse conseguirá resolver a problemática existente.

    De todas as Listas presentes, nestas eleições, opto por dar o meu voto ao PSD pois ainda consigo ver neles algum ponto de ESPERANÇA.. Todavia espero que honrem os Compromissos se assim lhes for concedida a oportunidade.

    Um Bem Haja Cusco. os meus Cumprimentos para si :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bárbara

      Agradeço, antes demais, as suas palavras, e aprecio o seu carinho pela nossa terra.
      Quanto à questão política, eu não me vou pronunciar muito por questões de isenção mas realmente, acho que as candidaturas não deveriam citar, de forma insistente, pequenos feitos num passado medonho, mas sim oferecer garantias futuras para que Esmoriz volte a crescer.

      Cumprimentos e também lhe desejo tudo de bom ;)

      Excluir