segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Jornal de Notícias retrata o terror vivido no Parque de Campismo de Esmoriz


Entre as 10.18 e as 10.30 horas, no sábado, o Parque de Campismo de Esmoriz, em Ovar, ficou virado do avesso. Carlos Américo, presidente do Clube de Campismo do Porto, que gere o espaço, sabe de cor o tempo que passou entre o momento em que caiu o primeiro e o último pinheiro, porque nunca tinha vivido nada igual.

"Foram doze minutos de puro terror. Os prejuízos ultrapassam largamente os 500 mil euros", disse, ao JN.

No total, cerca de 20 pinheiros, com 50 metros de altura cada, foram arrancados pela raiz e caíram em cima de diversas estruturas do parque. Das 600 rulotes existentes no espaço, 50 ficaram totalmente destruídas e outras 100 sofreram danos. "A sorte é que eu às 8 da manhã mandei evacuar o parque. Tínhamos cá 8 famílias, num total de 40 pessoas", adiantou Carlos Américo.

Segundo dados da Proteção Civil, naquela zona de Esmoriz, junto à costa, as rajadas de vento chegaram a atingir os 167 km/h. "Há 36 anos que faço campismo aqui e nunca vi nada igual", sublinhou, também, a mulher de Carlos.

Depois de o temporal passar, a gerência do parque faz, agora, contas à vida. Apesar de todos os campistas que frequentam o espaço serem sócios da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal - o que lhes garante um seguro - resta saber se os estragos causados pela intempérie serão abrangidos pela seguradora. "Ainda não sabemos o que o seguro cobre. Infelizmente, os proprietários das instalações devem ter que suportar grande parte do prejuízo", esclareceu Carlos Américo, que espera "contar com a ajuda de algumas entidades".

Além dos danos causados nas rulotes, o mau tempo arrancou os telhados dos bangalós e dos sanitários e destruiu outros equipamentos. "Explicaram-nos que, como se trata de um solo arenoso, o terreno encharcou e as árvores cederam. Há delas que temos que cortar porque estão em risco de cair", adiantou o presidente do Clube de Campismo do Porto.


"Doze minutos de terror" no Campismo de Esmoriz devido ao temporal

Imagem nº 1 - Das 600 rulotes existentes no espaço, 50 ficaram totalmente destruídas, e outras 100 sofreram danos.
Fotografia da autoria de Salomé Filipe/JN
Todo este texto, citado na íntegra, pode ser consultado em: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3004804

Nenhum comentário:

Postar um comentário