quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Escândalo - Rosário Relva acusa PSD de ter comprado votos

Este é o título duma notícia saída hoje no jornal O Público. Também o site Ovarnews está a acompanhar de perto a situação. Rosário Relva está ainda disposta a impugnar as eleições, alegando inúmeras irregularidades da parte dos sociais democratas que teriam viciado os resultados eleitorais.
Rosário garante ainda que apresentou, dentro do prazo legal, o recurso que o Tribunal Constitucional indeferiu. Contudo, os independentes esperam ainda uma decisão da parte do Tribunal de Ovar que já deveria ter sido tomada. 
Os rosaristas acusam o PSD de inúmeras transgressões, de entre as quais: um comportamento persuasivo junto às salas de voto bem como o transporte de eleitores provenientes do bairro piscatório. Também referiu que os sociais democratas compraram alguns votos (prometendo trabalho e o pagamento de medicamentos) e utilizaram o Facebook para fazer publicitação nos dias inadequados. Rosário Relva defendeu ainda recontagem dos votos, lamentando ainda que não haja hipótese de recurso a partir da decisão tomada pelo Tribunal Constitucional. O PSD desmente totalmente estas acusações, argumentando que Rosário revela mau perder e que já deveria ter assegurado a tomada de posse do novo executivo, situação que tem prejudicado Esmoriz, no entender dos sociais democratas.
Em suma, esta é mais uma novela mexicana, na qual os nossos políticos gostam de ter o seu protagonismo.  Eles adoram intrigas! Está-lhes no sangue! É mais forte que eles! Eu não sei se estas acusações são ou não verdadeiras (mas como defendo a verdade, penso que deve existir uma investigação profunda). Mas deixem-me dizer apenas uma coisa a propósito da propaganda via Facebook - um dia antes das eleições, verifiquei que existiam algumas listas a fazer propaganda (ver dia 12 de Janeiro - minha página do Facebook). Posso prová-lo facilmente. Será que existem inocentes no meio deste enredo?
Triste é que a política em Esmoriz esteja ferida de morte. A continuar assim, só me resta zelar para que isto seja entregue a um Tribunal que fiscalize tudo, sancione os culpados (se existirem) e faça cumprir a lei. Dos nossos políticos, que mancham a imagem da nossa população no exterior, só tenho razões para estar descontente, e por isso, gostaria de lhes fazer um apelo. Por favor,  não se intitulem como esmorizenses! Ser esmorizense não é só ser natural de Esmoriz, é saber também amar e respeitar a Cidade. E por esta perspectiva, fico com a sensação de que temos mais esmorizenses na Câmara Municipal de Ovar do que na Junta de Freguesia de Esmoriz. É triste, não é? 
Quem lê estas notícias em diários nacionais, pensa que o nosso povo é corruptível e desonesto. Nós não somos assim. Temos uma linda cidade, um povo hospitalário e solidário - somos uma cidade de trabalhadores (tanoeiros, pescadores...). Só que infelizmente Esmoriz padece dum grande mal - De Políticos que não sabem promover a nossa terra no exterior, antes pelo contrário. O Povo de Esmoriz deveria, em conjunto, interpor uma acção contra a Junta de Freguesia de Esmoriz por danos causados à sua imagem. É o que eles mereciam! 
Desculpem-me a expressão, mas isto revolta-me! Não metam o povo honesto e humilde ao barulho! Entendam-se, de preferência, bem longe daqui! Dispensamos mais furacões e ciclones! 



Imagem nº 1 - Rosário Relva coloca em causa a transparência das eleições de 13 Janeiro. Recorde-se que a sua lista, o GIPE, perdeu as eleições para o PSD por uma diferença mínima de 4 votos.
Notícia e Foto retiradas de: http://www.ovarnews.pt/?main=noticia&n=186

21 comentários:

  1. Desculpe Cusco mas desta vez vou comentar como anónimo. Pois esta Sra. que se diz Dra. só pode estar mesmo louca e não só.Acho que que se devia era por a andar, pois os seu poleiro já terminou no dia 13 de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, Rosário Relva não esteve nada bem no período pós-eleições. Até à realização do acto eleitoral, cumpriu os requisitos mínimos enquanto Presidente da Comissão Administrativa, mas o problema veio depois. De facto, já deveria ter assegurado a transição/tomada de posse. É isso que lhe compete enquanto Presidente da Comissão Administrativa. Mas agora também quero saber se as irregularidades que ela aponta sobre os outros são verdadeiras ou falsas, pois estamos a falar de eventuais casos de corrupção. Se ela diz a verdade, que se punam os responsáveis de todas as listas que cometeram actos ilícitos. Se ela não falar verdade, tem que ser punida por ter feito declarações graves sem fundamento. É o que determina a lei.

      Mas compreendo a revolta do povo de Esmoriz perante os políticos. Apelo sim que não entrem na via da difamação, pois eu não quero ter problemas com ninguém.
      Sempre fui uma pessoa honesta e faço este blog com muita entrega e paixão pelos esmorizenses. Procuro respeitar tudo e todos.
      Eu não gosto de censurar comentários (nunca o fiz), mas para isso peço-vos a maior compreensão. Apelo à vossa moderação!

      Os melhores cumprimentos

      Excluir
  2. Boa Tarde. Toda a gente sabe que Rosário tem sido vítima real em todas estas histórias. Só ela sozinha consegue ter o triplo da força do partido socialista em Esmoriz e ombreia mesmo com os sociais-democratas, mesmo quando estes tiveram o melhor resultado nos últimos 15 anos. Rosário Relva, contra tudo e todos, chegará, de novo, a Presidente da Junta de Freguesia. É verdade que comete erros como muitos, mas ela é, no geral, a melhor líder para Esmoriz. Pagou dívidas de anteriores executivos e tinha, nestas últimas eleições, os melhores projectos para Esmoriz.

    Ass: Um merceeiro

    ResponderExcluir
  3. Uma das Acusações e muito grave e que eu gostava que ela provasse: 'O PSD pagou para os eleitores irem votar no PSD'. 1º Não me acredito numa coisa dessas.
    2º As pessoas que votaram no PSD e receberam esses 5 ou 10 euros que provem que votaram no PSD.
    E mais não digo.
    Em relação aos delegados das mesas andarem pelas corredores a acompanhar as pessoas, qual é o problema.
    Eu vi a mesma a acompanhar as pessoas as mesas de voto e pior do que isso vi-a de abraço com os eleitores a entrar nas mesas de voto. será que isso também foi correcto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De facto, quando fui votar estava lá muito pessoal de várias cores partidárias. Eu acho que o pessoal deve votar e depois ir embora (e não ficar ali à espera), voltando apenas na hora do fecho para saber os resultados. É que a sua presença pode influenciar psicologicamente quem vai votar. Neste caso, quando fui votar, vi lá 3 cabeças de lista e mais alguns membros das suas equipas. Acho que os políticos devem votar, ir para casa e voltar apenas para saber os resultados. Deveria ser assim...
      Quanto às acusações, concordo que são muito graves e é por isso, que defendo uma investigação para apurar o grau de veracidade das mesmas. É um assunto que eu não me quero meter, mas que isto envergonha os esmorizenses, isso é certo. As autoridades e os tribunais que tomem conta do caso, se tal acharem pertinente.

      Cumprimentos

      Excluir
    2. nanomicropequenomedioempresáriodonodeumbanco1 de fevereiro de 2013 às 13:36

      Eu acho que agora com a nova lei vai ser fácil provar que o PSD comprou votos por 5 ou 10 euros, isto porque teve de passar fatura, logo ...

      Excluir
  4. é vergonhoso chamo a isto mau perder .se o psd assegurou o transporte da praia ate a mesa de voto ,deve ser habitual em anos anteriores o mesmo foi feito.pena tenho que os unicos prejudicados sejamos nos os habitantes de esmoriz .por um se ganha por um se perde

    ResponderExcluir
  5. Cusco, concordo. Que se investigue tudo até ao fim. Está na altura de alguém fazer qualquer coisa para acabar com estas polémicas. A verdade tem de prevalecer, doa a quem doer. Quem faz batota merece ser castigado. Quem mente merece ser punido. Quem não faz o melhor por Esmoriz, faça favor o sair. É tão simples quanto isso. Precisamos de Pessoas com P grande!

    Os melhores cumprimentos

    ResponderExcluir
  6. A mandataria desta senhora na vespera das eleições sabado dia 12 depois de a campanha encerrada, continuou a fazer campanha no facebook.
    Disto não fala ela.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite.
    não esperava outra coisa... só gentinha de muito má formação manda bocas destas. Mas possivelmente "pega" porque há muito quem acredite nestas "m...." e ache a Sra do melhor !!! Povão fraquinho, dá para perceber porque está assim a cidade...

    sois "ingénuos" ó cambada do psd ??? afinal quem vos garante que tenham votado em vós ??? vocês andam a levar a passear a troco de nada ???

    os outros, os que dizem ter sido pagos votos a alguém ... bom ! não me tratem como ignorante ou estúpido ! não o sou, não admito a nenhum energumero politico que me trate assim ! essa gentalha que prove o que tem dizer e que o faça como deve ser : coloque em tribunal os juízes que negaram provimento ao protesto, que recorra a todos os tribunais portugueses e estrangeiros e ainda que coloque em tribunal os que pagaram para haver votos e os que receberam o dinheiro para votar !!! Se querem ser "honestos" sejam-no como deve ser.

    em bom português, deixem-se de badalhoqueira que é só isso que sabeis fazer, ser badalhocos e mal formados !!!

    desapareçam porra !!!

    ResponderExcluir
  8. Sera que se poderiam de uma vez por todas dedicar a tratar dos acessos rodoviarios a esmoriz e fazer fluir o sangue nesta cidade jovem que mais parece uma vila idosa? Esmoriz merece mangas arregaçadas em vez de promoções individalistas....

    ResponderExcluir
  9. vai para casa. deixe o poder

    ResponderExcluir
  10. Todops os comentararios estão mais ou menos, mas só vejo criticas ao que fez o PSD, e então sobre o GIPE (não há nada a dizer) pois então aí vai alguma coisa também: A mandataria desssa força politica já tinha terminado a campanha á meia noite e quem foi ás redes sociais depois dessa hora viu a campanha continuar, com respeito ao transporte de eleitores também não se ficou a tras de ninguem, pois o renault clio cinzento fez bastantes viagens da Praia atá há secção de voto, (que por sinal uma das veses transportou alguem que até votou no PSD),no local de voto a cabeça de lista comprimentava as pessoas e ao dar um aperto de mão ou um beijo dizia PENULTIMO, (só se é o novo bom dia/boa tarde do novo vocabulario de ortografia!!)e quantos eleitores essa mesma pessoa levou de braço dado á mesa de votos? isso nao disse na conferencia, pois não?, e por ultimo a peixeirada que fez junto da MESA 1 com o presidente da mesma,enfim todos tem telhado de vidro cuidado com as pedras que p+odem partir as telhas, vamos lá é ter calma e deixar governar a junta quem ganhou. bom dia a todos

    ResponderExcluir
  11. A Rosário pagou dívidas ok, e fez mais umas coisas pela terra, mas a quem é que se deveu estas eleições intercalares? Quem é que as poderia ter evitado? Ela e o seu executivo, ora nem mais! Falar agora em irregularidades é esquecer o passado recente de Esmoriz. Sempre houve habilidades aqui. Não façam de conta que esta é a primeira vez. Porque é que a Junta já foi alvo de buscas das autoridades? Porque é que há outras histórias recentes que já foram parar aos tribunais? Culpados ou não, certo é que a Junta já não é aquele espaço que antes estava acima de qualquer suspeita. Não devemos meter as mãos no fogo por ninguém.

    ResponderExcluir
  12. Contribuinte bastante honesto1 de fevereiro de 2013 às 14:19

    Em primeiro lugar, estamos diante da Doutora Rosário Relva. Doutora! É uma designação que não pode ser ignorada tanto pelo autor deste blog como pelos comentadores. Ela tem méritos.
    Depois é importante mencionar que ela equilibrou, de algum modo, as contas da Freguesia.
    Tive a oportunidade de falar com ela em mais do que uma situação e observei uma mulher simpática e sincera. Pelo menos, fiquei eu com essa ideia.
    Agora é claro que comete erros - quem nunca fez asneiras que atire a primeira pedra.
    Continuo a insistir que um dia os esmorizenses vão ter que lhe agradecer pois ela tem vontade de dar muito à sua terra.
    Se lhe derem, no futuro, uma oportunidade, ainda vão querer um dia fazer-lhe uma estátua com a seguinte legenda - "Rosário Relva, a mulher que reergueu Esmoriz".

    Cumprimentos a todos e que tenhamos mais razões para sorrir nos próximos tempos!

    ResponderExcluir
  13. Caro contribuinte honesdto, ninguem está a dizer que SRª não é doutora mas os doutores bons não estão no desemprego, e já agora diga o que ela deu de bom á terra nestes ultimos tres anos, so se lhe deu a si pois um simples reformado que está pendente de um atestado de junta fica sem reforma do estrangeiro porque a srª DOUTORA NAO ASSINA a tempo as declarações , coisa que se faz< com uma simples chancela com o nome gravado e o selo branco da junta, estoiu a ver qual é a sua dor, Boa Tarde

    ResponderExcluir
  14. Estou a gostar deste debate. Mas por favor evitem entrar nas acusações e insinuações feias. Sejam moderados na vossa perspectiva.

    ResponderExcluir
  15. Há comentários que me indignam sobre este assunto. Pois se não viram, não critiquem ninguém! Ou então, se calhar, existem pessoas que viram e sabem do que se passou no dia 13/01, mas convém virem para aqui falar bem e manter a posição do PSD. Pois, se calhar é mesmo isso.
    Se o PSD tivesse tanta certeza do seu jogo limpo, porquê oporem-se a recontagem? Há medo da transparência?!
    Pois, se calhar também é mesmo isso.


    ResponderExcluir
  16. O Juiz decidiu, está dedidido1 de fevereiro de 2013 às 17:23

    Nesta contenda, a Dra. Rosário Relva não tem razão.

    ResponderExcluir
  17. Como opinião de uma cidadã comum, acho que os representantes do PSD não têm nada que criticar os actos da Dra Rosário, quando eles durante a campanha fizeram ataques pessoais sujos a mesma. Se realmente eles estivessem preocupados com Esmoriz, tinham se concentrado na sua campanha, a promover os seus interesses.
    Mas não. A campanha da equipa do PSD foi atacar a Dra Rosário. E isto está a vista de todos no facebook do PSD (merecemos muito mais) e naquela célebre folha A4 que os mesmos andaram a distribuir em todo Esmoriz.
    Afinal o que é mais importante senhores do PSD?
    Difamar os candidatos das outras listas ou promover os ideais por Esmoriz?
    Por este comportamento lastimável do PSD na campanha, ACREDITO a 100% nas palavras proferidas pela Dra Rosário acerca das eleições passadas.

    ResponderExcluir
  18. Bom, creio que está encerrada a discussão. Como é normal a nível democrático, uns defendem o PSD enquanto outros estão do lado de Rosário Relva. A democracia é isto mesmo. Por vezes, a linguagem de alguns leitores cai no exagero e não é isso que se pede. Eu nunca censurei comentários, mas peço que procurem ser "politicamente correctos". Agradeço desde já a vossa compreensão!

    ResponderExcluir