sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Art made in Esmoriz

Começo este texto por vos mostrar uma imagem magnífica da nossa terra. É daquelas fotografias em que o autor merece 1000 vénias! Não fui eu quem tive a arte de tirar semelhante fotografia, mas que merece ser contemplada pelos esmorizenses, ai isso é que merece!


Imagem nº 1 - Depois do temporal, tivemos um magnífico arco-íris sobre a nossa praia.
Retirada da Página Oficial do EsmorizPortugal no Facebook

Mas a nossa arte não se cinge só aos melhores fotógrafos da nossa terra. Dentro deste contexto, partilharei com muito gosto, uma actuação do Grupo de Teatro Renascer que se pauta por um talento especial, animando assim as plateias, seja cá da terra ou doutros espaços do País.




Vídeo da actuação do Grupo de Teatro Renascer - "Os Coisos" - Só Perguntas (15/12/2012).
Retirado do Youtube 


Mas a arte esmorizense também pode ser observada no campo da música, com o fantástico Grupo de Bandolins de Esmoriz, cuja coordenação entre todos os seus membros tem alcançado resultados admiráveis.



Vídeo da actuação dos Bandolins de Esmoriz em Sever do Vouga (09/03/2010)
Retirado do Youtube


A nossa arte também pode ser encontrada em sectores como a tanoaria, a pesca (arte Xávega), os palheiros, entre outros.
A nossa terra terá futuro na Cultura e na Arte, isso é uma quase-certeza. Enquanto esmorizenses, devemos dar valor aos grupos que nos dignificam em todo o País. 
A reabilitação do EsmorizTur, até então prometida pelo executivo socialista liderado pelo Presidente da Câmara Municipal de Ovar, o Dr. Manuel de Oliveira, merece ser assegurada. Esmoriz tem de garantir um espaço próprio para a sua cultura. Só assim é que a cidade poderá frisar a sua identidade específica, valorizando os seus artistas. Espero que a Câmara Municipal de Ovar e o Dr. Manuel de Oliveira compreendam a urgência desta obra que beneficiará a iniciativa cultural. A Junta de Freguesia de Esmoriz, agora em pleno controlo por parte dos sociais-democratas, encabeçados pelo novo Presidente da Junta de Freguesia, o Dr. António Bebiano, tem de garantir uma maior agilização ou celeridade na referida reabilitação. 
Em suma, temos a nossa própria tradição que desejaremos mostrar a qualquer visitante, num espaço próprio para o efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário