terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Resultados de 2 Sondagens

1- Apesar da descredibilização que tem recaído nos últimos tempos sobre os políticos esmorizenses (independentemente do partido), vai votar no dia 13 de Janeiro?


a) Sim 
32 votos (80%)

b) Ainda não decidi se voto 
1 voto (2%)

c) Não 
7 votos (17%)

Votos apurados: 40


Com esta sondagem, conseguimos apurar a abstenção voluntária ou propositada, se é que assim podemos referir. As pessoas que decidiram não votar e responderam a esta sondagem, fizeram-no por opção sua. Por outras palavras, sabiam que iríamos ter eleições, mas que, face à descrença a nível político, decidiram não se deslocar às mesas de voto.
Este questionário não contempla a abstenção involuntária ou despropositada que inclui todos aqueles que não votaram por desconhecimento, esquecimento, doença ou outro motivo.
A abstenção, como se sabe, rondou os 59,5 % (só 40, 5 das pessoas inscritas votaram), o que se traduziu num aumento considerável face às eleições de 2009 - cerca de 42 % de abstenção (58 % tinham votado). 
O carimbo de excepcionalidade destas eleições não terá cativado os esmorizenses a comparecer às urnas. 



Imagem nº 1 - A afluência às urnas esteve longe de ser a melhor. 
(Foto de Paulo Spranger/ GI)



2- Como correu em Esmoriz o ano de 2012?



a) Muito Bem. 
2 (5%)

b) Minimamente Bem. 
10 (28%)

c) Um Desastre. 
23 (65%)

Votos apurados: 35


Confesso que esta questão foi bastante complexa pois a mesma poderia remeter para várias questões de teor económico, político, cultural que afectaram directa ou indirectamente a vida dos esmorizenses. Contudo, é natural que a maior parte esmagadora dos esmorizenses não estejam satisfeitos. Provavelmente, exigirão melhorias a nível local e nacional, para que possam aumentar a sua qualidade de vida e conseguir atingir os seus objectivos pessoais. Espero que este ano de 2013 e os próximos tragam mais motivos de alegria para os esmorizenses e também para os restantes portugueses e todos os leitores do nosso conceituado blog.



Imagem nº 2 - Os Esmorizenses não ficaram, em geral, satisfeitos com o passado ano de 2012.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário