segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Como foi o ano de 2012 em Esmoriz?



Versão Premium

Exacto. Vamos agora recordar os momentos altos e baixos que, durante os últimos 12 meses, marcaram a vida na nossa ilustre Cidade:

Janeiro de 2012 - O Mês da Entrada. Os Esmorizenses esperavam um ano novo, repleto de avanços e harmonia. Será que as suas esperanças foram atendidas? O balanço só poderá ser feito agora através da perspectiva de cada um.

Fevereiro de 2012 - O Mês dos Assaltos. Nem a Caixa Geral de Depósitos nem o Cemitério de Esmoriz  foram poupados pelos gatunos. Também um elemento da GNR acabou por ser vítima de assalto na sua própria residência. Entretanto, nasce o blog das Cusquices de Esmoriz.

Março de 2012 - O Mês Cultural - Joana Leite brilha no Festival da Canção. A Escola E.B. 2/3 Florbela Espanca realiza, com sucesso, a Feira da Primavera. Por outro lado, a visita de políticos à costa do município do Ovar não se traduz em resultados práticos na luta face ao avanço do mar.

Abril de 2012 - O Mês Desportivo - No futebol, o SC Esmoriz termina na quinta posição da sua série, reiniciando um novo ciclo. No voleibol, o Esmoriz Ginásio Clube conseguiu, com alguma dificuldade, a manutenção no Principal Escalão. Entretanto, os Bombeiros Voluntários de Esmoriz comemoram os seus 81 anos de existência, enquanto a Rádio Voz de Esmoriz celebrou os seus 25 anos de bons serviços informativos.

Maio de 2012 - O Mês das Intrigas Políticas - O litígio entre Rosário Relva, Presidente da Junta de Freguesia, e elementos do seu executivo socialista começa a ser público. Três elementos suspendem os seus contratos. Por outro lado, temos ainda a Festa da Paróquia de Esmoriz que contou com a presença de centenas de crentes. Também Esmoriz foi notícia a nível nacional, pela existência de 2 Pitbull´s que aterrorizavam os residentes na Rua Senhor dos Aflitos.

Junho de 2012 - O Mês da Afirmação Turística. A Bandeira Azul foi colocada na Praia de Esmoriz. Novos visitantes, oriundos de diversas regiões do País e até do Estrangeiro, ficaram a conhecer a nossa linda terra. Alguns bares e cafés chegaram mesmo a lamentar o facto de não poderem alargar o seu horário de funcionamento até à madrugada. Entretanto, um esqueleto terá sido encontrado numa zona florestal junto à Empresa David Neto, notícia que foi algo macabra.

Julho de 2012 -  O Mês Agridoce - As Festas da Cidade de Esmoriz (19º aniversário) decorrem normalmente, numa altura em que a época balnear em Esmoriz costuma ser bastante cobiçada. Todavia, este clima escaldante também estaria bem patente na Junta de Freguesia, com os Independentes a apresentar uma moção de censura contra a Presidente da Junta e seu Executivo.

Agosto de 2012 - O Mês Festivo - Milhares acompanharam as celebrações (e a sua magnífica procissão) inerentes às Festas do Mar. Uma nova capela mortuária foi inaugurada junto à Capela da Praia. É iniciado o projecto de regeneração urbana previsto e financiado pela Câmara Municipal de Ovar para a Freguesia de Esmoriz.

Setembro de 2012 - O Mês da Ruptura Política - As acusações trocadas entre políticos chegam a ser muito graves, misturando potenciais irregularidades e crimes. Cartas bombásticas circulam pelos correios dos esmorizenses. PSD renuncia colectivamente, PS segue o mesmo caminho. Quórum insuficiente leva a dois cenários possíveis: Comissão Administrativa ou Eleições Intercalares.

Outubro de 2012 - O Mês do Voleibol - O Esmoriz Ginásio Clube comemorou 45 anos de existência gloriosa que conta com vários troféus. Até no Taekwondo, conseguiram algumas medalhas nesse mês. Entretanto, o Jornal/Rádio Voz de Esmoriz vive tempos difíceis, derivados duma conjuntura difícil.

Novembro de 2012 - O Mês de Surpresas Políticas - Buscas na Junta de Freguesia de Esmoriz de forma a investigar as contas relativas ao extenso mandato de Alcides Alves, ex-Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, que alegadamente procurava recandidatar-se. Eleições intercalares são marcadas, quando se previa a instauração duma Comissão Administrativa. No Desporto, Joaquina Flores consegue 3 medalhas nos Europeus de Atletismo Sénior realizados na Alemanha. A nível cultural, termina o XIII Festival do Grupo Teatro Renascer (que tinha completado 20 anos de existência).

Dezembro de 2012 - O Mês das Broncas - Obras realizadas, e possivelmente autorizadas por um dos anteriores executivos da Junta de Freguesia, nas traseiras (zona protegida pela Rede Natura) dos campos de formação do SC Esmoriz levantam a primeira polémica. Por seu turno, a ADRA (Águas da Região de Aveiro) estaria a cobrar saneamento onde ele não existe. Na Política começa a sério a propaganda com alguns ataques pessoais à mistura. Em termos desportivos, o SC Esmoriz segue imparável na liderança com várias vitórias consecutivas. No Voleibol, o Esmoriz Ginásio Clube ocupa um sensacional 5º lugar no Campeonato Nacional de Voleibol.


Esmoriz em 2012
(Poema da autoria do Cusco de Esmoriz)

Nesta ilustre terra,
Os eruditos, mais uma vez, brilharam
Pois esses não vivem da “guerra”,
Mas da verdadeira coesão que privilegiaram.

O desastrado político,
Que autêntica decepção,
Quer regredir Esmoriz ao Neolítico,
Somente o Poder é a sua ambição.

Entretanto, a Crise provocou mais assaltos,
Nem o Cemitério poupam,
Nem que façam um castelo nos planaltos,
Eles tudo arrombam!

No Desporto, o Voleibol dá alegrias,
O Futebol está imparável,
Tal como, Joaquina Flores, atleta admirável
Todas as suas vitórias nos ajudam a esquecer as misérias.

Por fim, um ser lendário, de seu nome Cusco
Continuará a dizer as verdades,
Nem que seja um pouco brusco,
Na defesa do interesse das comunidades.


Exposto isto, só me resta desejar aos esmorizenses e restantes habitantes do Planeta:


3 comentários:

  1. Nao posso deixar de acrescentar sem menosprezar o trabalho realizado , feitos de 2012 . Bisilque sobe exportação em 29 % atingindo 40 milhões de vendas , cordex cresce e mantém postos de trabalho , jacinto ganha encomendas de enorme valor na Argentina , Henripal cresce 95 % no mercado Frances , etc , numa altura de desemprego e economia , as empresas esmorizenses merecem uma palavra .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas!

      A nível empresarial, vejo que as coisas até nem correram mal em Esmoriz. Sinceramente, desconhecia esses dados.

      Cumprimentos e Bom Ano

      Excluir
  2. Olá
    Bom tópico com um bom resumo, bem complementado com o post do Henrique.
    Cumprs e Votos de Bom Ano.
    Augusto

    ResponderExcluir