domingo, 25 de novembro de 2012

XIII Festival do Grupo de Teatro Renascer

O encerramento do Festival ocorreu ontem, conhecendo o seu início às 21:30 e o seu fim já depois da meia noite! O Grupo de Teatro Renascer está de parabéns pelo esforço e organização de inúmeros eventos, ao longo destes últimos dois meses. No palco, tivemos mais de 120 actores e pela plateia, terão passado mais de 1200 pessoas, estimativa do próprio João Gomes. Esta colectividade cultural (agora com 20 anos de existência) conseguiu arrancar sorrisos e a alegria de todos os presentes, durante os inúmeros eventos que acompanharam as várias fases deste Festival.
No encerramento do XIII Festival do Grupo de Teatro Renascer, estiveram presentes algumas personalidades bem conhecidas de Esmoriz, tais como: a Dra. Rosário Relva (Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz), Dr. António Bebiano (Cabeça de Lista do PSD) e Florindo Pinto (Cabeça de Lista do Partido da Terra).
O Festival começou com várias melodias tocadas pelo Grupo dos Bandolins de Esmoriz, liderados pelo maestro Luís Sá. A coordenação e o empenho de todos os elementos foi fundamental para mais um excelente desempenho. Também fiquei a saber que o "bandolão" (isto é, um bandolim enormíssimo) é um instrumento único que apenas é utilizado por aquele grupo em todo o mundo! Tocaram algumas músicas de qualidade ("Estepes", "Duas Guitarras - e o grito nórdico contra a crise- EH" e ainda músicas tradicionais portuguesas -" O Malhão", "O Mar enrola na areia"). O CD com as suas novas músicas custa 8 euros e eu até acho que é um valor bastante acessível. Eles são mesmo bons naquilo que fazem. De seguida, deixo um vídeo com uma das suas mais brilhantes actuações:



Vídeo nº 1 - Os Bandolins de Esmoriz brilham desde 1984. A música "Duas Guitarras" é popular na Rússia.
No vídeo em cima, eles estavam a actuar no Teatro da Trindade (Lisboa)
Retirado do Youtube

De seguida, tivemos ainda duas pessoas (um rapaz chamado Emanuel e uma Senhora, da qual não me recordo o nome) que cantaram algumas canções populares. Aliás, trataram-se de músicas de improviso, mas que são bastante conhecidas pelo público em geral.
Por fim, tivemos os joguinhos de improviso do Grupo Teatro de Renascer. João Gomes e os quatro jovens que o rodeavam, souberam arrancar gargalhadas no público, demonstrando assim a sua veia teatral. Eles representaram, com inspiração, diversas ocasiões de diálogo cómico, trailer's, filmes curtos... Muito bem! Gostei!
Mas como o que é bom não dura sempre, o espectáculo terminaria então com os discursos de João Gomes (agradecendo ao público a sua presença e relembrando as estatísticas de sucesso desta grandiosa iniciativa) e de Rosário Relva (que ressalvou a importância cultural das colectividades em Esmoriz e aproveitando ainda para relembrar o excelente papel do grupo coral na Paróquia de Esmoriz que tinha actuado na passada sexta-feira). Também destaque para António Bebiano que também aplaudiu bastante as demonstrações/actuações ocorridas em pleno palco. Por outras palavras, todos se divertiram! Foi uma alegria!



Imagem nº 2 - A peça "De Beren e Luthien" (Grupo de Teatro Renascer) abriu o festival há 2 meses e contou ainda com a presença especial do conhecido cómico Óscar Branco.
Retirada da Página Oficial do Grupo de Teatro Renascer no Facebook


Sinceramente, o Cusco de Esmoriz, o Casagrande e a Moralista (todos eles elementos da irmandade das Cusquices que assistiram juntos a este encerramento) até consideraram o preço dos bilhetes bastante barato (apenas 2 euros por cada entrada). A qualidade que vimos em palco merecia, com toda a justiça, um valor bem mais elevado. Exposto isto, e tendo em conta as entradas "quase gratuitas", o auditório da Junta de Freguesia quase encheu. Seguramente que não foi por acaso...



Imagem nº 3 - Os Bandolins de Esmoriz e o Grupo de Teatro Renascer foram os protagonistas no encerramento do XIII Festival Teatro de Esmoriz.
Retirado da Página Oficial do Grupo de Teatro de Renascer


PS: Já agora, estavam lá umas meninas bonitas a actuar no Grupo de Teatro Renascer. Como sou um jovem  desempregado e solteiro, desculpem-me mas não resisto em elogiar as suas qualidades teatrais e, já agora, estéticas. Mas pronto, ninguém quer nada comigo porque dizem que sou um bocado chato e coscuvilheiro!  Compreendo, é mais forte do que eu! Desculpem-me o meu atrevimento, mas se não fosse assim, este blog não tinha piada nenhuma! (É claro que estou apenas a brincar!!!). Agora falando a sério, estão todos de parabéns! Esmoriz precisa de vós, mais do que nunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário