quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ponto de situação, a nível político - finais de Novembro

Até agora, apenas o PSD e o Partido da Terra abriram parcialmente o jogo, pelo menos, no que diz respeito à equipa que planeiam propor a eleições. No caso concreto do Partido da Terra, apenas sabemos que Florindo Pinto será o cabeça de lista, como o mesmo deu a entender na última edição do Jornal "Malho Tanoeiro". O objectivo de Florindo e restante equipa (a ser apresentada) passa por surpreender nas próximas eleições o que ocorrerá caso o Partido da Terra consiga eleger algum vereador para a Junta, garantindo assim uma representação histórica na Assembleia da Junta de Freguesia de Esmoriz.
Por seu turno, os sociais democratas apresentaram hoje a sua lista oficial, liderada por António Bebiano, arquitecto de profissão, estando a sua idade cifrada nos 41 anos. A nova equipa dos sociais democratas é ainda composta por professores, comerciais, administradores... Dos nomes estipulados, destacaria Diniz Gonçalves, um ex-agente da GNR, que é respeitado na terra, pelas actividades que desempenha em prol da paróquia esmorizense. Ressalvaria ainda a sua voz de autoridade que, neste contexto, poderá rivalizar com a de Justino Monteiro, talvez o nº 2 do PS. De facto, seria interessante observar a presença destes dois elementos num aceso debate, no qual defenderiam com uma voz tão activa os interesses dos seus partidos. Em termos de estrutura etária, existe alguma variedade na lista do PSD visto que a idade dos seus membros pode compreender entre os 25 e os 74 anos!
Em relação às outras listas, ainda não temos nada de concreto. Aliás, o PS Ovar e o PCP Ovar estão ainda a canalizar as suas principais energias para o combate à extinção das freguesias no nosso município. Trata-se dum assunto vital e polémico! Contudo, estes dois partidos também deverão formar novas equipas a breve prazo. O mesmo se aplica ao Partido Popular e ao Bloco de Esquerda que desejam também alcançar resultados positivos em Esmoriz.
Também o Enfermeiro Pedro Silva está seriamente a ponderar avançar para as intercalares, embora não tenha adoptado ainda uma posição oficial.
Para os independentes, os tempos poderão não ser os mais desejados.
Em primeiro lugar, Alcides Alves poderá estar agora envolvido numa polémica que poderá descredibilizar uma eventual recandidatura da sua parte, mesmo que venha a comprovar, mais tarde, a sua inocência. Também Jorge Mendonça e Jerónimo Costa terão prestado declarações perante as autoridades (leia-se a denúncia de João Paolo - artigo anterior), algo que decerto não trará vantagens aos independentes. De Rosário Relva, esperamos ainda uma decisão final sobre a sua possível recandidatura. O tempo começa a apertar e o investimento dos independentes terá que ser ainda suportado pelos próprios candidatos, desencorajados talvez por uma conjunta económica cada vez mais desfavorável.
Em suma, as dúvidas perduram, mas o ambiente, esse sim, já começa a aquecer exponencialmente. Cuidado com as queimaduras de terceiro grau. Algo me indica que teremos novidades escaldantes no decurso das próximas semanas.




Imagem nº 1 - A Comunidade Esmorizense deve estar atenta a tudo o que se passa na nossa Cidade!
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz

Um comentário:

  1. PS: Corre o rumor de que Florindo Pinto será cabeça de lista do Partido da Terra e do Bloco de Esquerda, que assumiriam assim coligação para as próximas eleições. A ser verdade, é uma cartada inteligente da parte de Florindo que tem assim mais hipóteses de garantir um resultado positivo!

    ResponderExcluir