sábado, 24 de novembro de 2012

Game Over para os Independentes???

Depois das buscas na Junta de Freguesia de Esmoriz (segunda-feira passada) que visaram o anterior mandato de Alcides Alves (que deveria ser novamente candidato nestas intercalares), eis que agora é Rosário Relva que poderá perder o mandato que ainda mantém enquanto Presidente da Junta cessante!
A informação foi avançada pelo Dr. Pedro Silva, enfermeiro reputado em Esmoriz, que, na sua página oficial do Facebook, disse ter recebido, por e-mail, uma denúncia dum particular que exige a perda de mandato de Rosário Relva, ainda Presidente da Junta de Freguesia (embora como cessante). Este tal denunciante terá enviado o documento ao Ministério Público, alegando irregularidades inerentes ao último mandato. Como se não bastasse, anda a espalhar a informação via e-mail.
Infelizmente, não recebi nenhuma mensagem electrónica, o que permitiria a confirmação desta situação, bem como a descoberta da identidade da pessoa que está por detrás desta iniciativa. Mas é certo que o boato já está a ser bastante comentado.
Sinceramente, não acredito que o Ministério Público cometa o lapso de retirar o mandato, já por si cessante (e perto do seu término!), de Rosário Relva. Aliás, se tivesse razões para o fazer, já o deveria ter feito há muito tempo atrás. Agora não é o timing mais correcto. Contudo, a imagem de Rosário Relva, mesmo que também se prove a sua inocência, sairá prejudicada em todo este contexto que lhe será pouco favorável.
A ser verdade (e a fonte em questão merece credibilidade), tratam-se de dois profundos golpes em candidatos que iriam avançar enquanto independentes. Num prazo de apenas 5 dias, dois potenciais candidatos populares vêem a sua candidatura mergulhada num autêntico pesadelo. Sinceramente, não sei o que pensar. Se ambas as pessoas cometeram ilegalidades, defendo que, como qualquer cidadão, devem responder pelos seus actos, mas este "timing", desculpem-me lá, confesso que me cheira um pouco a "esturro". 
Porque razão só agora é que avançaram contra Alcides (2/3 anos depois da auditoria/denúncia?) e em relação a Rosário Relva, porque é que só agora aparece alguém disposto a tudo para a derrubar imediatamente? É a campanha eleitoral esmorizense no seu melhor (sim, estou a ser irónico).
Mesmo assim, não deixa de ser verdade que a nossa Cidade esperava mais dos mandatos de Alcides e Rosário, pese o considerável apoio e respeito que ainda encontram na população.
Por seu turno, já algumas pessoas me convidaram gentilmente a criar uma nova lista independente (via Facebook e e-mail do Cusco), mas não o farei por várias razões.
Em primeiro lugar, sou um pobre rapaz que apenas deseja deixar uma marca no sector cultural. Em relação a Esmoriz, já faço o que posso, desde que criei este blog. Também tenho a honra de pertencer a duas associações que, de certo modo, já procuram proteger os interesses da nossa Comunidade. Exposto isto, eu não sinto a necessidade de mostrar obra a alguém.
Em segundo lugar, não quero revelar a minha identidade. Se apenas depender de mim, nunca saberão quem é o Cusco de Esmoriz. É uma postura defensiva porque temo que exista sempre alguém que adoraria "apunhalar-me" logo que me conhecesse. Eu não tenho "podres", mas não descarto o cenário de existirem pessoas daqui da terra que eram capazes de os inventar só para me descredibilizar ao máximo. Por isso, tenho que defender a minha imagem e dignidade enquanto ser humano.
Em terceiro lugar, a política em Esmoriz está completamente minada. Só vejo irregularidades, tramóias e interesses instalados. Sinceramente, e se é para continuar assim, mais vale fechar a Junta de Freguesia de Esmoriz... Que a Câmara Municipal de Ovar assuma os serviços mínimos! Sim, é triste chegar a este ponto, mas é a lição que a classe política esmorizense merece! É mais um desabafo da minha parte...




Imagem nº 1 - Rosário Relva não deverá perder o mandato cessante, mas estas eventuais denúncias poderão afectar a sua recandidatura. Também Alcides Alves terá perdido muita margem de manobra!
Retirada de: http://www.ovarnews.com/2/index.php?option=com_content&task=view&id=3854&Itemid=41

2 comentários:

  1. é pá, será que tu és de Esmoriz!!!! Há ai colectividades importantes de que te esqueces-te de mensionar nessa tua lista. Não são 17.... São umas 39 e algumas delas, das mais importantes.... Poe lá a cabeça a funcionar e coloca-as na lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas,

      Estas colectividades foram sugeridas não só por mim, mas também por alguns leitores que enviaram e-mails (houve um período de quase 1 mês em que estas colectividades propostas eram provisórias, isto é, sujeitas a correcções ou acrescentos). É claro que não podemos incluí-las todas. Só tenho um cérebro, mas podes deixar uma lista de colectividades de forma a entrarem na lista do próximo ano porque estes "concursos" passarão a ser anuais.
      Por isso, não há stress! Mas pode já indicar o nome dessas colectividades. Convém que as mesmas representem a Comunidade, de preferência sem fins lucrativos (embora nalguns casos, por exemplo - no âmbito desportivo, existam excepções aceites).

      Cumprimentos!

      Excluir