quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ensino Secundário com propinas????

A Taxa de Abandono Escolar já não é muito famosa, mas com estas ideias do Sr. Passos Coelho e Companhia, vai seguramente aumentar. 
O Ensino Gratuito (claro que aqui não estão incluídos os estudos universitários sujeitos a propinas) foi uma das bandeiras do 25 de Abril de 1974. A luta contra o analfabetismo (hoje está praticamente em extinção) era uma prioridade dos primeiros governos da nova era democrática. Proporcionar a igualdade de oportunidades e de acesso foi alcançada com uma vasta rede de estabelecimentos de ensino por todo o país. Era necessário preparar bem o povo para que este depois participasse construtivamente nas questões  democráticas da nossa sociedade. Só os regimes ditatoriais preferem manter o povo na ignorância.
Agora, parece que até nos querem tirar isso e poderemos começar a ter propinas no ensino secundário. A acontecer, será um dos maiores desgostos da minha vida. Sim, é verdade que tive a sorte de não passar por essa fase, mas sei que os jovens portugueses estão a ser completamente desconsiderados por quem tem a obrigação de os promover e valorizar. O nível de vida das famílias já é extremamente precário, e é claro que isso implicará o abandono de muitos adolescentes. Por outro lado, os jovens licenciados foram aconselhados a emigrar. É também outra realidade muito triste! Parece que nós não prestamos para nada! Agora os " José's Sócrates" e os "Miguéis Relvas" que parecem ter tirado cursos às três pancadas, esses sim, são uns génios! Give me a break!
Compreendo ainda a angústia dos pais. Os manuais de estudo são caríssimos e o pagamento das despesas de transporte e alimentação dos miúdos já se constituem como tremendas contrariedades que têm de ser suportadas. Agora se é para aplicar taxas, querem o quê??? Que andemos a roubar para manter os nossos filhos na escola????
Srs. Políticos da Assembleia, independentemente da vossa cor partidária, aconselho-vos a "cortarem" também nas vossas remunerações/regalias chorudas, por uma questão de ética e moral! Se não o fizerem, cairão, com inteira justiça, no descrédito geral da população pois é sinal de que não estão a acompanhar o sacrifício das colectividades, para as quais têm o dever de servir. 
Quanto ao sr. Presidente da República, lamento o seu silêncio no meio disto tudo. Pode continuar calado, porque ao menos a reforma dele (e doutros) já está garantida. 
Neste momento, ninguém defende o povo, nem o principal partido de Oposição que recentemente esteve envolvido na polémica dos carros de luxo. 
Portugal, para onde vais?





Gráfico nº 1 - Portugal era, em 2008, o segundo país da União Europeia (a 17) com maior taxa de abandono. Apenas éramos superados por Malta.


Fonte Consultada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário