segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Comunicado do PSD que refuta as críticas do PCP Ovar


Em resposta ao comunicado do PCP Ovar sobre os desenvolvimentos da situação na autarquia de Esmoriz


O recente comunicado do PCP Ovar encerra diversas inverdades e duras acusações infundadas sobre o PSD Ovar no âmbito dos recentes desenvolvimentos da situação na autarquia de Esmoriz pelo que se exige um esclarecimento cabal à população, a saber:

 1. A marcação de eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Esmoriz, decorre da Lei vigente na sequência da renúncia ao mandato da maioria dos membros efectivos e suplentes na Assembleia de Freguesia de Esmoriz.

2. A actual Lei vigente impede que uma comissão administrativa (que substitui os órgãos da freguesia) possa exercer funções por um prazo superior a seis meses. Assim perante o facto consumado da renúncia da maioria dos membros efectivos e suplentes na Assembleia de Freguesia de Esmoriz o cenário de eleições intercalares para a AF de Esmoriz seria sempre inevitável.

3. Quando os membros da Assembleia de Freguesia de Esmoriz do PSD apresentaram a sua demissão em bloco, a Assembleia de Freguesia continuava com membros suficientes para o seu correcto funcionamento. Pelo que não foram os membros do PSD que provocaram a falta de quórum da AF de Esmoriz, nem a sua dissolução nem estas eleições intercalares.

4. A marcação de eleições intercalares e organização do processo eleitoral competem respectivamente à Secretaria de Estado da Administração Local e ao Ministério da Administração Interna (o qual tutela a Comissão Nacional de Eleições). Qualquer erro no agendamento destas eleições deve ser imputado única e exclusivamente a estes organismos centrais.

5. O PSD de Ovar só teve conhecimento do dia previsto para as eleições intercalares pela Comunicação Social.

6.  O PSD sendo um partido responsável onde as suas gentes estão prontas para dar o seu melhor pela sua terra, tem nas suas estruturas locais uma organização que lhe permite estar preparado para governar a qualquer momento e de não recear qualquer combate eleitoral mesmo em conjunturas nacionais menos favoráveis. O PSD Ovar, mais precisamente o seu núcleo de Esmoriz não é excepção, sempre esteve e sempre estará pronto para governar a freguesia de Esmoriz qualquer momento.

7.  Eleições Intercalares para a AF de Esmoriz, nunca estiveram nos planos do PSD Ovar. Mas ter-se uma Junta, fruto de guerras internas dos autarcas do PS, onde não são passados atestados, declarações, não são cumpridos os compromissos assumidos com as colectividades, fornecedores, nem as competências delegadas pela Camara Municipal de Ovar na Junta de Freguesia de Esmoriz é uma situação incomportável e que não poderia de forma alguma persistir. Quem sofre com tudo isto são os Esmorizenses.

      8.  Estas eleições intercalares para a AF de Esmoriz, não são consideradas como uma “rampa de lançamento” para o que quer que seja, mas sim como uma oportunidade para se devolver governabilidade, dignidade, respeito e competência aos órgãos autárquicos de Esmoriz. Serão ainda uma oportunidade para devolver esperança aos Esmorizenses, para atrair talento, visão de futuro, inovação e empreendedorismo à cidade. Deverão ser também encaradas como uma forma de aumentar o envolvimento e o compromisso da sociedade cívil nas causas públicas.


psd

Imagem nº 1 - Salvador Malheiro, Presidente da Concelhia do PSD Ovar, reage assim às críticas
do PCP Ovar.
Imagem retirada do Site OvarNews


Nenhum comentário:

Postar um comentário