segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ponto da Situação - Política Local e Nacional

Eleições Intercalares NÃO, Comissão Administrativa SIM!

Caros esmorizenses, como sabem, terminou hoje o Politica Interregnum, iniciativa nossa que impedia a publicação de artigos de teor político. Durante uma semana, não se falou de política. Foi uma altura de tréguas, após vários episódios desagradáveis e algo maçadores para os nossos leitores. Como o prazo expirou, é altura de fazer um ponto da situação.
Na Junta de Freguesia de Esmoriz, a assembleia de freguesia não se realizou devido às renúncias de socialistas e sociais-democratas. A ruptura é total, originando assim eleições intercalares ou a vinda duma Comissão Administrativa.
Sempre defendemos que todos os autarcas deveriam levar os seus mandatos até ao fim. Goradas todas as hipóteses de entendimento (e após várias ocorrências lamentáveis, a roçar os limites legais), muitos elementos decidiram renunciar aos seus mandatos - era o único caminho sensato a seguir. O povo esmorizense não podia aceitar que a imagem da Cidade continuasse a ser prejudicada desta forma no exterior. 
Chegando a este ponto, restam então apenas duas soluções. 
A primeira passaria pela convocação de eleições intercalares. Tal acarretaria custos para a cidade. Se esta for a opção, as eleições ocorreriam nos meses iniciais de 2013 (ou ainda nos finais de 2012), segundo nos dizem. Ou seja, os eleitos ficariam à frente da Junta por ... 6 meses (ou pouco mais!), até às eleições autárquicas de Outubro/Novembro de 2013. Ou seja, será que valerá mesmo a pena a convocação de eleições intercalares?
Assim sendo, defendemos que deveria ser criada uma Comissão Administrativa que governasse, de forma provisória, a Junta, até à realização das eleições gerais, a nível autárquico. É verdade que não conheço bem a sua forma de actuação, mas decerto que tal opção traria menos custos à cidade e asseguraria uma maior harmonia e estabilidade no sector político.
Agora se avançarem com as eleições intercalares, os nossos políticos deveriam suportar financeiramente a sua campanha, pois esta situação crítica apenas se deve à sua irresponsabilidade. Que assumam as consequências!



Imagem nº 1 - O Sector Político de Esmoriz precisa talvez de ser alvo duma reciclagem.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


O Feriado Moribundo de 5 de Outubro de 2012


Foi um dia atípico que não deixará saudades! Quando Cavaco Silva hasteou mal a bandeira, fiquei logo com a sensação de que este dia não iria correr lá muito bem. Existem protocolos para todos os gostos, mas mesmo assim, não são cumpridos. O Presidente não ficou bem na fotografia, embora a responsabilidade se deva também à equipa que o rodeava.
Depois o sr. Cavaco ia todo entusiasmado para o seu habitual discurso, mas os holofotes da fama não ficariam virados para ele, mas para uma senhora que fez lá um escândalo, queixando-se da sua pensão miserável de 244 euros! Ninguém ouviu o Presidente, aquela pobre senhora roubou-lhe o protagonismo, envergonhando ainda mais os nossos políticos.
Em seguida, tivemos manifestações, ocorrendo inclusive detenções durante a noite em Lisboa, embora não se tenham registado grandes incidentes.
Também em Esmoriz, segundo Carlos Alexandre (no bloco informativo da Rádio Voz de Esmoriz), a bandeira nacional não foi sequer hasteada. Sim, também não respeitaram aqui os protocolos!
É caso para dizer, o último feriado do 5 de Outubro não deixará saudades, conhecendo assim uma despedida amarga, tanto em Portugal como na nossa Cidade!



Vídeo nº 1  - O Discurso de Cavaco Silva passou ao lado, aquando do aparecimento duma queixosa "anónima".
Retirado do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário