sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Esmorizense do ano de 2012

Os candidatos pré-seleccionados para a distinção de esmorizense do ano (2012) são:

  1. Arménio Moreira. Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha desde 2000. É um homem que nutre uma paixão notável pela nossa lagoa. Graças a homens como ele, a Barrinha pode ainda "sonhar" com a sua reabilitação. Também fez parte da direcção do Esmoriz Ginásio Clube, durante a sua era de ouro!
  2. Fernando Campos. O nosso estimado pároco já se encontra há várias décadas à frente da nossa paróquia. Soube imprimir disciplina e cultivar os valores espirituais na nossa terra, para além de ter deixado uma obra material apreciável. 
  3. Filipa Monteiro. Missionária, residente na nossa terra, que recentemente viajou para Angola, procurando ajudar os mais desfavorecidos. 
  4. Jacinto Oliveira. O Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz foi distinguido recentemente com a medalha de mérito municipal. A sua actividade nobre merece também o nosso reconhecimento.
  5. Joana Leite. Filha do famoso Chefe "Chico" dos Escuteiros, foi uma das revelações da nossa cultura, participando, com brilhantismo, no Festival da Canção da RTP.
  6. Joaquim Moreira. Personalidade conhecida na Paróquia de Esmoriz, pela sua entrega às tarefas religiosas. É o "chantre" de eleição da eucaristia, tendo ainda uma presença activa nos Escuteiros de Esmoriz. É vulgarmente chamado como "Quim".
  7. José Godinho. Ele é um empresário de sucesso, no ramo das sucatas! Também investiu muito na nossa terra, contribuindo para o seu desenvolvimento. É uma figura que ficará indiscutivelmente ligada aos melhores tempos do SC Esmoriz. Apesar das polémicas que envolveram o seu nome, deve estar incluído nesta lista pelos serviços que prestou em prol da nossa localidade.
  8. Maria Joaquina Moreira. Professora de Educação e Moral que muito tem dado aos mais jovens, procurando assegurar os seus valores cristãos e humanos. É também líder do Grupo de Jovens da Paróquia de Esmoriz. 
  9. Pedro Silva. Enfermeiro que já deu provas do seu valor, procurando, a nível político, pacificar a situação na Junta de Freguesia, embora com pouco sucesso. É uma pessoa bastante respeitada em Esmoriz.
  10. Vítor Sá. Pugilista natural de Paramos. Terminou recentemente a sua carreira, após ter coleccionado vários "cintos" de prestígio. É uma personalidade que frequenta muito a nossa terra, merecendo assim a inclusão nesta lista.

Troféu Oscar Hollywood

Imagem nº 1 - Quem será o esmorizense do ano de 2012?


PS1: Esta lista é ainda provisória. Apenas será validada ao fim de 15 dias. Por isso, se os nossos leitores desejarem acrescentar ou apagar algum destes nomes (convém existir uma explicação para defender a inclusão ou eliminação dos respectivos candidatos), poderão fazê-lo através das três seguintes formas:

  1. Deixar um comentário no nosso blog, mais concretamente neste artigo.
  2. Enviar um e-mail para cuscodeesmoriz@hotmail.com
  3. Fazer a sugestão em Cusco Esmorizense na sua página do Facebook.
Repito - têm 15 dias para o fazer. No dia 27 de Outubro, a lista definida vai a votos! 

PS2: Este quadro contempla apenas esmorizenses de origem ou pessoas que, apesar de possuírem naturalidade distinta, desempenharam um papel activo na nossa Cidade. É possível que alguns deles tenham um campo de actuação anterior a 2012. Tal se deve ao facto de efectuarmos pela primeira vez este concurso (acho que nunca tinha sido feito por ninguém) e por isso, decidimos valorizar quem brilhou até este ano de 2012.

11 comentários:

  1. Cusco, podes meter o Hélder Reis, nascido aqui em Esmoriz. É um jornalista de respeito! O que achas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui, tens toda a razão. O Hélder é um dos apresentadores/jornalistas da RTP. Adicionarei esse nome à lista final! Muito obrigado pela tua colaboração.

      Excluir
  2. Olá
    Os meus parabéns a Filipa Monteiro e a Vitor Sá.

    Tenho muita dificuldade em louvar obra feita à custa de verbas que poderão ser de proveniência «pouco limpa»...

    Relativamente a Helder Reis....o que tem ele feito por Esmoriz?


    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto.
      Compreendo a sua crítica, mas lá está, o vosso voto será sempre decisivo.
      Quanto a Hélder Reis, é um das personalidades que já demonstrou orgulho em ser esmorizense. Sim, como jornalista não fez muito por Esmoriz, mas é um dos nossos! E acho que devemos ter em conta isso tudo.
      Cumprimentos.

      Excluir
  3. Olá Cusco

    Já viu o «peso» que teria uma «Praça da Alegria» directamente da Barrinha/Parque da Cidade?

    Pois é...isso é que era.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
  4. Olá
    E porque não sujeitar a votos o «Esmorizense anónimo» que todos os dis, com o seu trabalho, luta por dar condições de vida à sua família, tentando com isso, engrandecer a sua terra.

    Como as coisas estão, amigo Cusco, é ao Povo Anónimo que se deve dar um voto de louvor..

    Cumprimentos
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se colocássemos o esmorizense anónimo, então esse ganharia esmagadoramente! ;) Mas não vou colocar porque prefiro identificar aqueles que se destacaram pela terra.

      Excluir
  5. Olá
    Se calhar está na hora de fomentar, de novo, algo parecido com isto:

    http://porto.quercus.pt/scid/subquercus/defaultarticleViewOne.asp?categorySiteID=461&articleSiteID=868

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
  6. olá
    Mais outra iniciativa de louvar...e a repetir:

    http://aguaonline.net/fotos/editor2/2011_05_27_relatorio_saida_de_campo_eb_23_florbela_espanca_ovar_5maio.pdf

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post,me ajudou muito.
    Solução Revestimento ACM, São Paulo - SP

    ResponderExcluir