terça-feira, 30 de outubro de 2012

Listas actualizadas para Esmorizense e Instituição do ano de 2012!

Antes demais, devo agradecer as recentes colaborações de Augusto (pseudónimo: Sansoni7), de Miguel Telles (uma personalidade que, embora algo desconhecida, exibe sempre o seu orgulho em ser de Esmoriz) e de Rui Machado. Graças a eles, pude completar a lista com mais nomes de potenciais candidatos para esmorizense e instituição do ano de 2012. Alguns nomes poderão ser consensuais, outros nem por isso! A lista é ainda provisória até dia 1 de Novembro (próxima quinta-feira), data da iniciação do referido concurso. Até lá, podem adicionar novos nomes ou até vetar alguns dos seleccionados. Têm de mostrar argumentos convincentes para justificar as vossas opções.
A cor verde, estão os nomes recentemente adicionados:


1- Esmorizense do Ano de 2012

  1. Arménio Moreira. Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha desde 2000. É um homem que nutre uma paixão notável pela nossa lagoa. Graças a homens como ele, a Barrinha pode ainda "sonhar" com a sua reabilitação. Também fez parte da direcção do Esmoriz Ginásio Clube, durante a sua era de ouro!
  2. Fernando Campos. O nosso estimado pároco já se encontra há várias décadas à frente da nossa paróquia. Soube imprimir disciplina e cultivar os valores espirituais na nossa terra, para além de ter deixado uma obra material apreciável. 
  3. Filipa Monteiro. Missionária, residente na nossa terra, que recentemente viajou para Angola, procurando ajudar os mais desfavorecidos. 
  4. Jacinto Oliveira. O Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz foi distinguido recentemente com a medalha de mérito municipal. A sua actividade nobre merece também o nosso reconhecimento.
  5. Joana Leite. Filha do famoso Chefe "Chico" dos Escuteiros, foi uma das revelações da nossa cultura, participando, com brilhantismo, no Festival da Canção da RTP.
  6. Joaquim Silva. Personalidade conhecida na Paróquia de Esmoriz, pela sua entrega às tarefas religiosas. É o "chantre" de eleição da eucaristia, tendo ainda uma presença activa nos Escuteiros de Esmoriz. É vulgarmente chamado como "Quim".
  7. José Godinho. Ele é um empresário bem sucedido no sector das sucatas. Também investiu muito na nossa terra, contribuindo para o seu desenvolvimento. É uma figura que ficará indiscutivelmente ligada aos melhores tempos do SC Esmoriz. Apesar das polémicas que envolveram o seu nome, deve estar incluído nesta lista pelos serviços que prestou em prol da nossa comunidade.
  8. Maria Joaquina Moreira. Professora de Educação e Moral que muito tem dado aos mais jovens, procurando assegurar os seus valores cristãos e humanos. É também líder do Grupo de Jovens da Paróquia de Esmoriz. 
  9. Pedro Silva. Enfermeiro que já deu provas do seu valor, procurando, a nível político, pacificar a situação na Junta de Freguesia, embora com pouco sucesso. É uma pessoa bastante respeitada em Esmoriz.
  10. Vítor Sá. Pugilista natural de Paramos. Terminou recentemente a sua carreira, após ter coleccionado vários "cintos" de prestígio. É uma personalidade que frequenta muito a nossa terra, merecendo assim a inclusão nesta lista.
  11. Hélder Reis (sugerido por Rui Machado). Jornalista/Apresentador da RTP. Uma figura de respeito da nossa cidade!
  12. José Vasconcelos (sugerido por Miguel Telles). Incansável Presidente do SC Esmoriz, que está a fazer um excelente trabalho nas instalações do Estádio da Barrinha e que teve a coragem de assumir os destinos do clube numa altura bastante crítica.
  13. Jorge Marques (sugerido por Miguel Telles). O Presidente do Esmoriz Ginásio Clube tomou conta de um clube falido e com muito esforço e dedicação e ajuda dos seus colegas, está a reerguer a dignidade do clube.
  14. Carlos Alexandre (sugerido de forma insistente por Miguel Telles). O director da Rádio Voz de Esmoriz modernizou esta estação radiofónica, é um dado adquirido! Com a contribuição de Orlando Ricardo Santos, Carlos Alexandre tem conseguido gerir, com competência e eficácia, a Rádio, numa altura em que a crise aperta mais do que nunca.
  15. Joaquina Flores (sugerido por Rui Machado). Atleta sénior que, apesar dos seus 72 anos, tem conseguido muitas medalhas no estrangeiro, levantando bem alto o nome de Portugal.


Instituição/Grupo do ano de 2012



  1. Acólitos de Esmoriz. Servem o nosso pároco Fernando Campos, de forma exemplar. Estes jovens prestam serviços à população maioritariamente católica da nossa terra.
  2. Bandolins de Esmoriz. Praticam um estilo de música que já ultrapassou fronteiras. Eles têm levantado bem alto o nome de Esmoriz, seja em Lisboa ou em Espanha. 
  3. Bombeiros Voluntários de Esmoriz. Com um espírito verdadeiramente altruísta, os bombeiros arriscam as suas vidas para salvar as pessoas que estão em apuros. Neste ano, ninguém morreu por afogamento na nossa Praia, muito graças às suas acções imediatas de socorro!
  4. Centro Comunitário de Esmoriz. A solidariedade prestada por esta instituição tem respondido a muitas das necessidades locais. Nos dias difíceis que correm, o seu trabalho merece todo o nosso reconhecimento.
  5. Escutas de Esmoriz. Aprender a amar a Natureza, ao estilo católico! As crianças assimilam, junto dos chefes, muitos valores e princípios nobres que serão úteis para o seu futuro.
  6. Grupo Columbófilo de Esmoriz. Iniciativa que visa estimular os pombos-correio para a competição. Qual é o pombo que volta mais depressa a casa? 
  7. Grupo Jovens Paróquia de Esmoriz. Sob a orientação de Maria Joaquina Moreira e Isabel Moreira, o Grupo de Jovens de Esmoriz assegura o serviço de leitores para a missa do Sábado à tarde. Os mais jovens adquirem formação religiosa e acima de tudo, moral, discernindo o correcto do incorrecto.
  8. Grupo Ornitológico de Esmoriz. Este grupo também se dedica ao estudo de todas as aves, abordando o seu modo de vida, a sua distribuição pelo globo e todo o tipo de condicionantes relacionadas.
  9. Movimento Cívico Pró-Barrinha. Sob a Presidência de Arménio Moreira, o Movimento tem conseguido algumas vitórias na defesa da natureza. A ETAR de Paramos foi a primeira grande vitória do Movimento que procurava combater a poluição na Barrinha. Também, o novo Parque do Buçaquinho recebeu o total apoio deste Movimento, cujas competências ambientais se alastram a todo o concelho de Ovar (e não apenas à Barrinha, embora esta seja a mais privilegiada nas suas abordagens). Para além disso, o Movimento criou uma Exposição interessante junto à Praia de Esmoriz.
  10. Mutualidade de Santa Maria de Esmoriz. Nos dias de hoje, a formação é importante - Saber é poder, já dizia (e bem!), Francis Bacon.
  11. Renascer. Grupo de Teatro que tem retratado, com brilhantismo, inúmeras peças. Foram os anfitriões do actual festival que se está a realizar no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz.
  12. Survivor Surf Camp. Quem gosta de surf? Dizem que esta é uma das escolas de surf mais antigas do Norte do País. A mesma concentra muita da sua actividade em Esmoriz.
  13. Sporting Clube de Esmoriz (sugerido por Miguel Telles). O clube desportivo mais velho da cidade (80 anos) que graças à actual direcção está a renascer com obra física e desportiva.
  14. Esmoriz Ginásio Clube (sugerido por Miguel Telles). Pelos troféus conquistados e por terem formado muitos campeões no voleibol, taekwondo...
  15. Centro de Assistência Social de Esmoriz (sugerido por Miguel Telles). Pelo seu trabalho no campo social, que tem sido de uma grande importância, nestes tempos difíceis que se vivem.
  16. Pescadores de Esmoriz (sugerido por Augusto). Devido à sua bravura no alto mar e ao exercício duma actividade tradicional da nossa terra! Eles fazem parte da identidade esmorizense!
  17. Tanoeiros de Esmoriz (sugerido por Augusto). Actividade que foi marcante durante os séculos XIX-XX na nossa região. Hoje, está em vias de extinção, embora a actividade ainda exista em Esmoriz, terra de tanoeiros!



Imagem nº 1 - Quem será o esmorizense e a instituição de 2012?


2 Novos Regulamentos do Concurso:

1-  Prémio - Os meus companheiros, que compõem a Irmandade das Cusquices, perguntaram-me qual seria o prémio para os vencedores! Dinheiro não tenho, troféus e medalhas também não! O Cusco de Esmoriz anda depauperado, sofrendo, como muitos, as consequências do flagelo do desemprego. Assim, sendo optei por enviar, por e-mail ou carta, um diploma, bem feito, com os resultados e congratulando o vencedor! Aliás, eu até poderei dedicar o poema a cada um dos três vencedores - esmorizense, instituição  e órgão de comunicação social do ano! E ninguém se poderá queixar!  O nosso blog já tem mais de 20 000 visitas e no final de 2013 (próximo ano), acredito que já chegarei às 50 000. Tal marco não é para todos... Por isso, o prémio é um diploma de elogio ao vencedor e isso até já custa dinheiro e tempo! Por isso, não se queixem!

2- Máximo de vitórias consecutivas por concurso. Se tudo correr bem, estes concursos passarão a ser anuais. Contudo, existem novas regras que serão agora estipuladas. Ninguém pode ser esmorizense nem instituição do ano por 2 temporadas consecutivas. Logo, o vencedor não pode ser repetidamente o mesmo. Esta nossa decisão assegurará mais rotatividade nos vencedores. Por outras palavras, o vencedor em 2012, só poderá ser candidato, de novo, em 2014! 
No que diz respeito ao concurso dos órgãos de comunicação social, já decidimos imprimir uma realidade distinta. Aí o máximo de vitórias consecutivas será ampliado até 5 anos seguidos. Se vencer durante 5 anos seguidos, não se pode candidatar no 6º ano que deverá assegurar um novo vencedor. 
E tudo isto foi aprovado e revisto unanimemente pela irmandade das Cusquices, constituída pelo: Cusco, Casagrande, Barrinhólogo, a Moralista e a Senhora da Cafeína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário