sábado, 20 de outubro de 2012

Jornal Voz de Esmoriz em vias de extinção!

O Cusco de Esmoriz esteve hoje presente na missa das 16:30 deste Sábado (dia 20 de Outubro de 2012), na qual o Pároco Fernando Campos lançou um apelo no final da Eucaristia, pedindo aos esmorizenses para que se tornem assinantes deste jornal tradicional que poderá estar em vias de desaparecimento, palavras do mesmo. 
Ninguém sabe o que se passa ao certo, mas os rumores estão a correr depressa. Todos tínhamos já noção das dificuldades oriundas do decréscimo das receitas publicitárias e da perda de assinantes, contudo nunca pensávamos que a situação era assim tão grave.
Aliás, as últimas indicações que recebemos, iam em sentido contrário, assegurando que estaria para sair uma nova edição do Jornal Voz de Esmoriz para o mês de Outubro.
Acresce ainda o facto de o Jornal Voz de Esmoriz ter deixado de conhecer edições regulares com constantes atrasos. Depois passou de quinzenal a mensal! Toda esta instabilidade e incumprimento dos prazos estipulados não favoreceram os interesses do Jornal, tornando-o menos atractivo.
A bola está agora do lado de Carlos Alexandre, Director da Rádio Voz de Esmoriz, um homem que até tem realizado um bom trabalho na Rádio, embora o mesmo não o possamos dizer em relação ao Jornal, cujo futuro parece ser incerto.
Por isso, renovo o apelo a todos os esmorizenses que estejam a ler este texto para que se tornem assim assinantes do Jornal Voz de Esmoriz, desde que os seus dirigentes também cumpram com a sua parte.



Imagem nº 1 - Crise na RVE pode ditar o encerramento do Jornal. A ajuda de todos é primordial para ajudar à sobrevivência deste órgão de comunicação social em tempos de crise.


PS1: Entretanto, quando regressava a casa, deparei-me com um Falcão, sim isso mesmo! Ele sobrevoava a zona junto ao Rio Lambo, mesmo nas imediações das bombas de gasolina aí existentes. Infelizmente, não pude fotografar visto que estava a conduzir!
Nos últimos 3 meses já foram avistados em Esmoriz: gaivotas, águias sapeiras, milhafres, falcões, pêgas, pardais, garças reais...


Falcão Peregrino

Imagem nº 1 - O Falcão que observei era muito semelhante a este.

PS2: O Cusco de Esmoriz recebeu ainda informações recentes que apontam para a poluição excessiva de um dos rios de São Paio de Oleiros que tem ligação à Barrinha. Este afluente situa-se junto às fábricas de papel dessa localidade. É triste, mas a impunidade constitui o prato do dia neste país. Infelizmente, apenas podemos denunciar estas situações! É o mínimo que podemos fazer! 

5 comentários:

  1. Tenho pena que o Jornal esteja em vias de extinção, mas talvez se deva a uma gestão danosa, por parte de quem tutela a direcção...Sempre atento aos movimentos e intrigas da Junta, nao lhe sobra tempo para trabalhar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mane! De acordo com as palavras do padre, eu fiquei estupefacto quando ele falou numa eventual "extinção", de forma a cativar urgentemente assinantes para o Jornal. Mas foi a primeira vez que ouvi essa palavra em relação ao Jornal. Foi um choque! Esperemos que o Jornal sobreviva a estes tempos porque é algo que é da Cidade, é nosso! Esperemos por tempos mais promissores, embora prometa estar atento ao que possa vir acontecer no futuro.
      Cumprimentos.

      Excluir
  2. Entretanto, Carlos Alexandre, director da RVE, reagiu, consciente das inúmeras dificuldades do jornal, embora considerando que o termo "vias de extinção" seja algo exagerado.
    Contudo, essa foi a expressão ouvida hoje na missa!
    De qualquer das formas, renovo o apelo aos esmorizenses para que ajudem o Jornal/a Rádio nestes tempos difíceis! É importante que o Jornal Voz de Esmoriz consiga estabilidade e isso depende de nós e, claro, de quem lidera!

    ResponderExcluir
  3. Caro Cusco, apesar de este não ser o local indicado, mas uma vez que considero este blog a forma mais fácil de me manter actualizado relativamente à minha terra, pergunto-lhe se consegue saber se são verdadeiros os rumores que indicam que Esmoriz e Cortegaça ficarão juntos na reforma das Freguesias?

    Obrigado e continuação de bom trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anónimo!

      Antes demais, fez uma questão bastante interessante. A resposta não é tão simples como possa parecer, até porque nada ficou 100% definido ainda, mas tudo indica que, face aos últimos acontecimentos, Esmoriz não irá efectuar uma fusão com Cortegaça nem com ninguém. A presidente da Junta de Esmoriz, Rosário Relva, chegou a afirmar, na última assembleia em Ovar, que é contra qualquer tipo de reorganização administrativa. Por isso, só uma reviravolta inesperada, poderá levar à fusão entre Esmoriz e Cortegaça. E também não é certo que haja alguma fusão de freguesias no restante concelho de Ovar...
      Na minha opinião, acho que o Esmoriz é uma Cidade que detém infra-estruturas e funcionalidades que lhe permitem manter a sua autonomia. Uma junção com Cortegaça, poderia ser mais benéfica para os nossos vizinhos do que para os esmorizenses!

      Cumprimentos e obrigado pelos seus elogios! Volte sempre!

      Excluir