quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Grupo de Baladas Nostalgia de Espinho

Na noite do dia 23 de Outubro, o Cusco de Esmoriz andava por Paços de Brandão, terra que tal como Esmoriz, teve a sua origem toponímica num cavaleiro cristão do tempo da Reconquista. No século XII, existia um cavaleiro chamado Fernando Brandão, cujo apelido terá dado o nome a esta terra. Nos casos de Esmoriz e Gondesende, ambos devem as suas designações aos nobres Ermerico e Gundesindo respectivamente. Mas isso agora pouco interessa! 
Portanto, estava eu nesta apreciável terra e decidi então visitar o ISPAB, Instituto Superior de Paços de Brandão, uma Fundação Cultural de Respeito que até apareceu numa reportagem recente da TVI, na qual se falava de alguns problemas que agora assolam as Fundações. 
No auditório deste instituto, estava a realizar-se uma peça de etiqueta à mesa, mas com música ambiente de qualidade. O Grupo Baladas Nostalgia de Espinho animou algumas dezenas de pessoas que compareceram neste evento. Esta equipa, constituída por 5 elementos (embora só puderam comparecer 3!), tocou músicas tradicionais, demonstrando assim a sua arte musical. O Grupo sente-se algo desvalorizado no concelho de Espinho, embora o mesmo não diga em relação ao município de Ovar, no qual foram recebidos de forma mais carinhosa. 
Em conversas com o Cusco de Esmoriz, Clara Pinheiro (integra também o Grupo de Bandolins de Esmoriz) e Artur Brito demonstraram interesse e disponibilidade em actuar na nossa terra. Aliás, houve uma altura em que estiveram para tocar em Gondesende, mas tal não aconteceu por motivos de força maior!
De qualquer das formas, está na altura de Esmoriz apostar na cultura, não só naquela que é fornecida pelos grupos da nossa terra (Teatro Renascer, Grupo de Bandolins...) mas também nos outros que, infelizmente, ainda não são devidamente reconhecidos nas localidades vizinhas. Aí sim, Esmoriz começará a ser um pólo cultural na região. Mas para isso, convinha reabilitar o EsmorizTur, digo eu...



Imagem nº 1 - O ISPAB recebeu o grupo de Baladas Nostalgia de Espinho. O Centro de Desenvolvimento de Competências deste instituto promoveu o referido evento.
Imagem retirada do Facebook (ISPAB)



Imagem nº 2 - Artur Brito (em destaque na foto) deixou clara a intenção de actuar em Esmoriz ou noutro local do concelho de Ovar, de forma a assegurar a divulgação e a visibilidade  do trabalho do Grupo.
Fotografia presente na Página Oficial de Artur Brito no Facebook




Imagem nº 3 - O Grupo brilha no ISPAB, encantando dois convidados que se comportaram de forma a honrar as regras de etiqueta num jantar, cheio de glamour!
Fotografia de Amélia Nogueira



Imagem nº 4 - O trio maravilha encantou os presentes!
Fotografia de Ilídia Serra


PS: Não sei o que se passou nas sondagens, visto que os resultados praticamente desapareceram... Já uma vez isso aconteceu, mas o Google recuperou os dados 2 ou 3 dias depois, voltando assim à situação normal. Se porventura tal não acontecer, os resultados anteriores estão dados como concluídos. Assim, sendo o Rádio/Jornal Voz de Esmoriz venceria, com alguma distância, a votação para melhor órgão de comunicação social do ano de 2012, sendo seguido pelo nosso blog (2º classificado) e pelo Praça Pública (que vinha no 3ºposto). 
Nas outras sondagens, concluímos, para já, que Manuel Godinho é bem visto em Esmoriz (pelo menos, 11 dos 14 votantes defendiam esta perspectiva) e que o Movimento Cívico Pró-Barrinha deverá ter um nº aceitável de sócios, desde que apresente trabalho. Em relação aos dois cenários que se colocam em termos de Junta de Freguesia, as eleições intercalares estavam com uma ligeira vantagem, em termos de preferência de votos, sobre uma eventual vinda da Comissão Administrativa.
Estes serão os resultados oficiais, caso o Google não recupere nos próximos dias os resultados anteriores das sondagens... Agradeço que não votem enquanto a situação não for normalizada! Aliás, ignorem, neste momento, as sondagens, enquanto o erro técnico não for devidamente solucionado. Muito obrigado pela vossa compreensão e pedimos desculpa por qualquer incómodo causado!

2 comentários:

  1. Boas! Já ouvi falar nesse grupo. Creio que chegou a actuar na Junta de Espinho. Têm potencial, mas provavelmente a concorrência em Espinho é muito elevada e os gostos são diferentes. Talvez, tivessem mais espaço de promoção cultural em Esmoriz! Parece-me uma boa sugestão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rui! Talvez tenhas razão no ponto de vista que expressas... Cumprimentos!

      Excluir