domingo, 23 de setembro de 2012

Recensão crítica ao Comunicado da Presidente da Junta...

Rosário Relva, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, lançou e ordenou a distribuição dum comunicado (ler o nosso anterior post) por inúmeras caixas de correio.
Nessa longa mensagem, constatamos que a Presidente optou pelo seguinte lema - "A melhor defesa é o ataque", táctica constantemente utilizada no nosso país! Aliás, "ataque" é uma palavra demasiado suave para retratar este comunicado. Em termos mais precisos, podemos dizer que Rosário Relva arrasou completamente Jerónimo Alves (Secretário e ex-Presidente Interino da Junta de Freguesia) e Justino Monteiro (Tesoureiro). Duvido que estes se consigam reerguer após esta ofensiva massiva!
Todavia, a estratégia seguida pela Sra. Presidente tem as suas vantagens e desvantagens. Começando pelas primeiras, ficamos a saber, pelo seu texto, que os elementos litigantes nunca lhe facilitaram a vida e por isso, Rosário teve mesmo pouca sorte com a equipa que lhe foi destinada. A lealdade e a união são princípios nobres que devem ser salvaguardados, o que infelizmente não tem acontecido na Junta.
O problema, e começando com as desvantagens do comunicado, é que Rosário perde exclusivamente todo o seu tempo a criticar os seus opositores internos. Só joga ao ataque, mas deveria também privilegiar a sua própria defesa. Como? É simples. Deveria enfrentar as críticas que lhe são movidas e arranjar explicações  sensatas para as histórias polémicas das ajudas de custo ou das aprovações indevidas de actas (veiculadas na Comunicação Social)! Já agora também tem que esclarecer se as despesas resultantes deste comunicado (fotocopiado inúmeras vezes para ser divulgado)  foram suportadas por si ou pela Junta de Freguesia? De facto, estamos perante questões pessoais e por isso, é bom que a Sra. Presidente garanta aos esmorizenses que aplicou os seus recursos monetários na promoção da sua própria defesa. Se assumisse ainda algumas falhas (o famoso mea culpa), também não ficaria mal vista diante dos olhos do povo. Seria um gesto muito nobre e humilde, mas como no nosso decadente país, ninguém faz isso, então deixe estar porque deve ser paranóia minha!
Por fim, deixo um apelo aos Presidentes das Concelhias. Não sei se eles tutelam as escolhas das listas para as próximas eleições autárquicas, mas vou deixar-lhes uns conselhos! São de graça, não se preocupem!
Ao Senhor Luís Alves, Presidente da Concelhia do PS de Ovar, aconselho-o vivamente a escolher uma nova equipa para Esmoriz, que seja ambiciosa, coesa e tenha boa vontade. Demarque-se deste executivo que decerto não merecerá o reconhecimento posterior dos seus cidadãos.
Ao Senhor Salvador Malheiro, Presidente da Concelhia do PSD Ovar, e restantes representantes dos outros partidos, aconselho que apostem fortemente na 2ª Freguesia mais importante do Concelho.  Façam boas equipas e promovam, ao máximo, os vossos projectos. Sinceramente, custa-me a acreditar que o Concelho de Ovar (já leva 20 anos de domínio socialista) caia imediatamente para os sociais-democratas, mas em Esmoriz, os resultados, mais do que nunca, prometem ser imprevisíveis... Uma vitória do PSD nesta Freguesia, poderá, quem sabe, ser o primeiro passo duma futura viragem... Quanto aos partidos com menor expressão, podiam sempre conseguir alguma representação na Junta, o que já seria positivo para o seu crescimento na região!
Por fim, deixo uma palavra de consolação ao povo esmorizense. Vocês mereciam mais, muito mais, mas peço-vos para que sejam pacientes (eu sei que é difícil, mas acreditem que é o melhor para a nossa terra). Continuem a servir a terra que amam com o vosso suor e empenho. A Cidade precisa de vós, mais do que nunca. Aliás, acredito que alguma entidade superior acabará por intervir, se é que já não existirá uma investigação em curso... Mesmo que isso não se suceda (neste país, onde a impunidade reina), existirá um julgamento popular, consubstanciado através do voto, nas próximas autárquicas. Aí terão a oportunidade de se "vingar" dos maus da fita e votar nas pessoas ou nos projectos que vos parecerem mais interessantes. Esta foi uma das vitórias do 25 de Abril que ainda não nos tiraram. Aproveitem enquanto é tempo!


brasao esmoriz.jpg (4616 bytes)

Imagem nº 1 - Esmoriz vive uma Grave Crise Política!

6 comentários:

  1. Caro, pelo que sei e pelo que percebi, neste momento o tesoureiro da junta não está a exercer as suas devidas funções, logo, esta despesa não poderia ter sido aprovada e suportada pela Junta. Portanto, os custos da impressão foram suportados pela Sra Presidente.

    Quanto ao trabalho de dobrar todas as cartas e inserir as mesmas em envelopes, sei que foram alguns cidadãos que voluntariamente ajudaram..

    Finalmente, estamos perante uma simples defesa pessoal, ou perante uma exposição dos factos que se têm passado nos últimos tempos na Junta de Freguesia de Esmoriz? Se os factos constantes neste comunicado são falsos, os lesados devem apresentar a sua versão do sucedido. Mas com o que interessa, factos, e não acusações verbais e sem fundamento.

    Relembram constantemente as polémicas em que a Sra Presidente esteve envolvida.. Será preciso relembrar as fontes das supostas ilegalidades de que a mesma é acusada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José, se observar bem o comunicado, o mesmo leva o brasão da Junta de Freguesia de Esmoriz, o que levantou essa possibilidade. Agora é claro que a Presidente deve esclarecer essa e outras situações. Aliás, acho que deveria fazê-lo quanto antes, se não tem nada a esconder! O nosso e-mail está aqui disponível para receber qualquer comunicado por parte de qualquer elemento da Junta, independentemente do partido que representa. Aliás, não negamos o direito de defesa a ninguém...

      Excluir
    2. Recebi o comunicado em casa, e vi bem o brasão da Junta, mas continuo a pensar que não foi uma simples defesa pessoal. Há muito que se esperava uma explicação dos últimos acontecimentos na junta por quem de direito.

      No entanto, como neste caso certamente existem 2 versões bastante distintas dos factos, nunca iremos saber toda a verdade, e nunca iremos receber um comunicado totalmente isento.

      Agora, penso que existem factos bem mais graves a divulgar e analisar do que "quem pagou a impressão dos comunicados" .. E bem sei que este blog não divulga apenas estes factos, há algum tempo que o visito diariamente à procura de novidades sobre este assunto, mas em 2 posts, vi várias vezes a referência a este assunto, que penso ser irrelevante tendo em conta tudo o que se passa..

      Excluir
    3. Muito bem, a minha alma esta pasma, o Sr. Jose até sabe muito acerca deste assunto... o que se esqueçeu é que as despesas da Junta de Freguesia de Esmoriz têm que ser aprovadas e deliberadas em reunião do executivo, e têm de ficar em ata... será que foi isto que aconteceu??? ou simplesmente a Srª Presidente decidiu e mandou fazer sozinha e sem consultar os outros...
      E já agora Sr. Jose, o comunicado foi distribuido por uma empresa e não por amigos.
      Quando começei a ler o comunicado até pensei que já estavamos em campanha eleitoral.... mas depois reparei que no topo era usado o Brasão de Esmoriz,isto chama-se PECULATO, uso de coisa publica em benefecio proprio. A Srª podia ter usado os orgãos de comunicação social, mas não o fez porque?????

      No comunicado tambem se esqueçeu de dizer que apesar de ter pago e herdado muitas dividas, queria era ganhar o tempo inteiro e as despesas de representação, que teriam de ser suportadas pelos cofres da Junta de Freguesia de Esmoriz, pois é... e foi isso que o Trio da maldade nunca lhe aprovou!!!!

      E ja agora tambem pergunto afinal qual é a doença de que a Srª padece??????? é que já esteve duas vezes em suspensão de mandato por motivos de doença, e a Srª fala da sua doença, mas afinal qual é a doença????
      Existem trabalhos para o quais são exigidos certificados de robustez e de saude.

      Enfim Esmoriz defeitivamente merecia melhor, merecia um Lider que se preocupa-se mais em Fazer do que em Ter ou SER.
      Ass. Henrique

      Excluir
    4. Sr. Henrique, também compreendo a sua posição. É verdade que essa história do brasão no referido comunicado dá a entender que foi a Junta (e não a Presidente, como devia!) a suportar os referidos gastos da sua defesa. Agora é certo que espero ouvir o que a sra. presidente tem a dizer sobre isto! Até lá, estes rumores fazem todo o sentido.
      Quanto à baixa, é uma questão pessoal. Poderá originar muitos comentários, mas eu não quero entrar por aí, pois é um campo que não ouso abordar, embora admita que a sua ausência, por elevado tempo, não tenha sido benéfica para a nossa cidade que ficaria assim sem liderança!
      Cumprimentos

      Excluir
  2. prezado José

    Subscrevo-me inteiramente nas suas palavras!
    Se as contas não são pagas pelo Sr. tesoureiro em fase de renuncia, será óbvio que o pagamento deste comunicado virá da Própria Sra. Presidente, que mais uma vez, pagará do seu bolso despesas, que no meu entender caiem no foro da Junta.
    O importante a retirar deste comunicado é a tenacidade e resiliência da Dra. Rosário Relva a conseguir permanecer numa Junta de Freguesia Rodeada de pessoas sem o menor caracter e proposito de servir o interesse publico.

    ResponderExcluir