sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Castro de Ovil (Paramos) e a Necrópole de Gondesende

A História de Paramos bem como a de Esmoriz têm raízes muito antigas. O ser humano procurou estabelecer-se, desde cedo, nestes espaços, procurando aí a sua sobrevivência em comunidade. Observaremos cada caso em pormenor.


Castro de Ovil (Paramos, Concelho de Espinho)

Decerto que muitos já conheceriam o Castro de Ovil, cujos vestígios arqueológicos remontam ao século II a.C, data anterior à ocupação romana. De acordo com os investigadores, é provável que aí tivessem existido estruturas habitacionais de planta circular. Também foram encontrados alguns fragmentos cerâmicos.
Ficaria assim atestada a presença remota do ser humano no espaço que hoje corresponde a Paramos, não sabendo se esta comunidade pré-romana se expandiu até Esmoriz.



Imagem nº 1 - O Castro de Ovil em Paramos remontará ao século II A.C.
Fotografia da autoria de LSilva1969; Veja-se então: http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/71009/  
e


Gondesende (Esmoriz, Concelho de Ovar)

De acordo com Aires de Amorim (na sua obra "Esmoriz e a sua História", p. 17), foi ainda encontrada uma necrópole em Gondesende (Esmoriz), datada do período de invasões e domínio dos povos bárbaros (suevos e visigodos) na Península Ibérica (séculos V-VIII d.C.).
Ao todo, foram descobertas 24 sepulturas e alguns restos ósseos.


celtwar-roma

Imagem nº 2 - Os povos bárbaros em acção!


Posteriormente, chegaram as invasões muçulmanas, em 711 d.C. Também Esmoriz terá ficado sob o domínio muçulmano, libertando-se de tal jugo graças ao processo de Reconquista Cristã. Aí apareceram os cavaleiros Ermerico e Gundesindo que acabaram por dar os seus nomes a Esmoriz e Gondesende, respectivamente.

6 comentários:

  1. Olá
    Ricos mesmo....só em História.
    Cumprs e....tenho que fazer uma visita ao castro de Ovil

    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Acho que vai gostar. Aquele castro situa-se numa zona verde bastante apelativa. ;)
      Cumprimentos!

      Excluir
  2. Zona Verde, completamente devotada ao abandono tanto pela Junta de Freguesia de Paramos, que remete responsabilidades para a Camara de Espinho, como por esta. Uma pena e uma perda para o patrimonio historico portugues. O Castro encontra-se ao lado de uma importante Fabrica de Papel que faliu nos meados do Sex XX...
    Vale a pena visitar mesmo assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste porque parece ser uma zona bastante interessante.

      Excluir
    2. Acordai paramenses, e valorizem aquilo que é vosso.

      Excluir
    3. Acordai!!! fassam qualquer coisa pela vossa terra..........

      Excluir