quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Murro na mesa!

"A organização do concelho de Ovar do PCP acompanha com profunda preocupação os recentes desenvolvimentos da crise institucional que se vive na Junta de Freguesia da cidade de Esmoriz, que se reflectem negativamente sobre os interesses dos esmorizenses e da sua cidade.
Não são de todo compreensíveis as motivações das atitudes das diferentes forças políticas - PS, PSD e Independentes - e individualidades envolvidas, que conduziram à situação actual, da inoperacionalidade do executivo da Junta, dada a situação demissionária de 3 dos seus 5 elementos, o que o deixou sem o quórum legal para funcionar.
Evidentemente, muitas são as questões a esclarecer. Por exemplo, as que se referem às irregularidades que terão sido cometidas por membros do executivo; tema que alguns invocam como muito relevante para as posições que tomam.
Simplesmente, não se pode ser acusador e juiz ao mesmo tempo; e o princípio da presunção da inocência deve prevalecer até eventual decisão em contrário da autoridade judicial. Até porque não há nenhuma acusação formulada por entidade competente. São estas as regras do estado de direito.
Por isso mesmo, é urgente o cabal esclarecimento dessas questões por parte dos organismos da tutela, particularmente da Inspecção-Geral da Administração Local.
A este propósito, não basta, como parece já ter sido feito, o envio de documentos e, depois, ficar tranquilamente à espera. A Assembleia de Freguesia tem a obrigação de exigir aos organismos responsáveis uma intervenção rápida e não descansar, enquanto a mesma não for desencadeada. Uma intervenção que, frisa-se bem, deve inspeccionar toda a atividade do Executivo da Junta, de todos os seus membros e não apenas deste ou daquele individualmente considerado".

19 de setembro de 2012
A Organização Concelhia de Ovar do PCP


De facto, um partido decidiu intervir finalmente nesta situação, pedindo explicações imediatas à Inspecção-Geral da Administração Local. Já não era sem tempo! Pena é que tenha sido um partido sem qualquer representação na Junta de Freguesia de Esmoriz (o que é lá andam os outros a fazer? a compactuar com o actual estado de ingovernabilidade? será que é desta que vão acordar finalmente e exigir contas?).
Neste momento, é notório que o PS de Esmoriz é o partido que está no poder e que, em simultâneo, é também o principal partido da oposição. Parece contraditório? É claro que sim, mas, de facto, existem duas facções que querem governar e para atingir esta finalidade, têm que se opor acerrimamente uma à outra. É assim que nasce a anarquia!
Anarquia essa que deriva também do estado de complacência do PSD e do Grupo dos Independentes por Esmoriz! De facto, estas duas forças, enquanto representantes dos interesses da Cidade, deveriam ser mais activas e tomar uma posição mais endurecida, sobretudo perante alguns episódios que já ultrapassaram os limites da legalidade e do bom senso.
Qualquer dia, aparece lá o Cusco de Esmoriz com um médium de classe mundial para fazer orações e feitiços que libertem aquele edifício dos espíritos malignos! Sim, aquele espaço pode estar assombrado, já que quase toda a gente sai dali mal disposta e um número significativo delas perdeu inclusive virtudes pessoais! Isto já está assim há alguns anos e hoje não me apetece falar nas potenciais ilegalidades cometidas, senão fico já furioso e revoltado! Por isso, começo acreditar que é algo transcendental! É que só pode!
É claro que estou a ironizar um pouco. Mas isto não está para brincadeiras e, caso não saibam, os senhores autarcas deveriam ter noção que estão a representar os esmorizenses. Se estão a transmitir uma péssima imagem para o exterior, então a população também começará a ser mal vista, no meio disto tudo. Lembrem-se da nossa colectividade e respeitem-na! O povo agradece!


PCP Ovar

Imagem nº 1 -  O PCP de Ovar exige uma intervenção rápida da Inspecção Geral da Administração Local.
Logotipo retirado de: http://twitter.com/pcpovar


Fontes Consultadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário